Ser bom no seu trabalho é algo que não se aprende na escola. A educação superior faz um ótimo trabalho no ensino de habilidades técnicas – de contabilidade a marketing, finanças, engenharia e tudo mais. Isso é importante porque as organizações precisam de pessoas com habilidades específicas para realizar o trabalho.
Mas o que é igualmente necessário, ainda que enfatizado em educação superior, é o que muitos se referem como “habilidades leves”. Adaptabilidade, responsabilidade, comunicação e positividade são alguns exemplos.
As universidades não ensinam como ter a determinação necessária para se tornar um colaborador de alto desempenho, ser um bom empregado ou um bom colega.
Os primeiros dez anos de trabalho definem a trajetória para o resto de sua carreira, então conhecer os segredos de altos desempenhos o mais cedo possível irá ajudá-lo a se tornar um trabalhador inestimável, pronto para a promoção e além.
Talvez algumas pessoas acreditem que essas são características ou lições que não podem ser ensinadas, mas na verdade, qualquer um pode aprender a prosperar no trabalho se tiver a informação certa e a motivação.
Embora essas informações sejam especialmente importantes para os recém-formados, as lições são aplicáveis independentemente de onde você esteja em sua jornada profissional.
Então, veja como você pode ser cada vez melhor, aplicando as sugestões em sua vida pessoal e profissional.
Seja disponível
Ser um membro da equipe que assume mais do que a descrição do trabalho é a chave para ser um ótimo colaborador e mostrar valor.
Quando sua liderança pedir ajuda, ofereça-se para enfrentar o desafio extra. Trabalhadores de destaque sempre aceitam projetos adicionais.
Seja proativo
Melhor ainda, não espere para ser perguntado. Esteja motivado para procurar desafios e propor ideias. Os melhores colaboradores não são passivos, tomam iniciativa e lidam com as coisas.
Produza valor
Os colaboradores de melhores desempenhos trabalham duro e dedicam seu maior esforço o tempo todo. Mostre que você é diferente. Descubra onde você pode agregar valor à equipe, ao seu chefe e à organização – e torne-se inestimável.
Traga soluções, não apenas problemas
Problemas e desafios surgirão em qualquer atividade profissional. É inevitável. Os melhores colaboradores não apenas trazem os problemas para as lideranças e os deixam lidar com isso – eles vêm com soluções.
Embora você nem sempre tenha a resposta perfeita, ajude seu líder mostrando que você pensou em algumas opções possíveis.
Não reclame
Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa que reclama o tempo todo. Mantenha sua reclamação para seus amigos e familiares e talvez seu melhor amigo no trabalho, mas não seu líder.
Tente ter uma atitude positiva. Mas isso não significa que você não possa desafiar ideias ou questionar as coisas, quando realmente for necessário.
Faça seu próprio plano de desenvolvimento
Profissionais com os melhores desempenhos fazem seus próprios planos de desenvolvimento. Eles não esperam que as lideranças ou a empresa crie algo para eles, porque muitas vezes isso não acontece.
Desenhe seu próprio caminho para o crescimento e apresente seus objetivos ao seu líder. É importante que você entenda que, embora sua organização queira que você seja bem-sucedido, ainda é uma organização com objetivos próprios.
Nunca pare de aprender
Os melhores colaboradores têm consciência que não sabem tudo e se esforçam para continuar aprendendo. Eles cometem erros, mas o que define um melhor desempenho é que eles aprendem com isso, fazendo melhor da próxima vez.
Seja adaptável
As circunstâncias mudam o tempo todo. Os melhores colaboradores são capazes de modificar suas expectativas e se adaptar a novas situações.
Embora possa ser desconfortável, eles sabem que é inevitável e se esforçam para ser flexíveis. Isto é especialmente verdade no setor de impacto social.
Seja educado
Ser amigável e acessível nunca é demais. Um bom colaborador cumprimenta seus colegas de trabalho com um “bom dia”, ou diz coisas corteses como “obrigado”.
Esses hábitos podem parecer insignificantes, mas são muito importantes no local de trabalho, tornando você aquela pessoa agradável que todos têm prazer em conviver.
Tenha disciplina e seja pontual
Todo líder adora um colaborador pontual, disciplinado e consciencioso. Tempo é dinheiro. Chegando tarde ao trabalho, fazendo pausas desnecessárias, procrastinando e saindo mais cedo do que as horas habituais custam dinheiro para a empresa. Nenhum empregador irá apreciar isso.
Evite fofoca
As pessoas devem sempre lembrar que estão naquele local de trabalho também para construir uma carreira. Não espalhe fofocas ou rumores.
Respeite a privacidade dos colegas de trabalho e proteja a natureza confidencial dos negócios e transações da empresa onde trabalha.
Ajude os outros
Todo mundo aprecia uma mão amiga de vez em quando. Não hesite em ajudar os outros. Isso faz com que você estabeleça relações amigáveis com os colegas de trabalho e mantém o local funcionando sem problemas, o que, por sua vez, é apreciado pelos empregadores.
Seja profissional
Não importa onde você trabalhe, todos sabem a diferença entre uma pessoa que é divertida de trabalhar e uma pessoa que está sempre brincando.
Ser divertido significa ter uma grande personalidade, contar uma piada ou duas e dar um sorriso. Brincar no trabalho é desperdiçar seu tempo e o dos outros, sendo visto muitas vezes fora de seu espaço de trabalho.
Quanto mais você levar a sério suas responsabilidades, maiores serão suas chances de criar uma reputação positiva para você.
Isso pode se traduzir em aumentos e promoções, chances de trabalhar em mais tarefas que você gosta, ter o respeito dos colegas e das lideranças e menor probabilidade de ser considerado em momentos de demissões necessárias.
Você também se beneficia de sentimentos de maior auto-estima e dignidade.
Se você é um trabalhador que está iniciando sua carreira ou se preocupa com seu futuro profissional, melhorar as características certas pode ajudá-lo a encontrar uma posição mais forte na empresa e aumentar suas chances de obter promoções e sucesso.