Como Construir Uma Grande Cultura Com Gamificação

A gamificação é a aplicação de elementos típicos de jogos como pontuação, competição com outros, regras de jogo, em outras áreas de atividade, tipicamente como uma técnica para incentivar o envolvimento com um produto ou serviço,  bem como o engajamento de colaboradores.

Manter os trabalhadores envolvidos é extremamente importante, pois as empresas que não conseguirem engajar e motivar sua força de trabalho logo terão dificuldades para permanecer financeiramente positivas.

Como resultado dessa necessidade, houve um enorme crescimento em softwares de engajamento de colaboradores.

Em particular, a gamificação é uma palavra da moda hoje em dia, com muitas empresas usando algum tipo de gamificação no local de trabalho.

Por que usar gamificação?

Muitos argumentos para a gamificação vêm daqueles que dizem que, à medida que a tecnologia muda, a força de trabalho também deve se adaptar.

A grande diferença, no entanto, é que a força de trabalho não viu uma mudança tão importante na tecnologia.

Anteriormente, as empresas usavam elementos como quadros brancos, um empregado do mês, troféus, placas e outras coisas para motivar sua força de trabalho.

A principal desvantagem foi que era difícil aplicar alguns desses sistemas em locais separados. Então, foi muito difícil construir uma cultura de uma maneira coesa.

Basicamente, os sistemas de software de engajamento descobriram uma lacuna que precisava ser preenchida e fizeram isso tornando as recompensas em toda a empresa instantâneas e regulares.

Ao mesmo tempo, houve uma mudança na forma como os líderes veem as relações entre os colaboradores. Pesquisas apontam continuamente para o reconhecimento como um dos grandes e poderosos motivadores do local de trabalho, mais do que o dinheiro.

Além disso, é da natureza humana competir para ser o melhor.

Os Millennials, aqueles nascidos entre o início dos anos 80 e meados dos anos 2000, se tornaram quase 50% da força de trabalho global.

Esta geração é a primeira a avaliar consistentemente elogios, reconhecimento e cultura da empresa como seus valores mais importantes no local de trabalho.

Então, combinando o que já sabemos sobre mudanças na tecnologia, o poder do reconhecimento e a força de trabalho milenar, é fácil entender por que os sistemas de software de engajamento dos colaboradores estão em ascensão.

A gamificação chegou para ficar. O motivo é que este sistema oferece novas e melhores formas de resolver os mesmos problemas que as empresas tentam resolver há anos.

Como acontece com qualquer setor, há vários sistemas de software de gamificação e engajamento surgindo em todo o mundo.

Alguns são bastante eficientes, mas outros não. Para fornecer uma plataforma verdadeiramente eficaz, é necessário uma compreensão completa da mecânica do jogo, estratégias de motivação e, claro, tudo isso aplicado ao usuário final.

A gamificação e as regras andam de mãos dadas. Deve haver objetivos claramente definidos, um caminho para o domínio e recompensas significativas para a conclusão.

Se estes elementos estiverem em vigor, a gamificação oferece grande benefício para seus usuários. No entanto, o software deve ser bom e você não pode forçá-lo a pessoas que não querem se envolver.

Construindo uma grande cultura com gamificação

Para construir uma grande cultura, você precisa entender o que motiva seu pessoal, tanto intrinsecamente quanto extrinsecamente.

A motivação é o primeiro passo para construir equipes coesas, que fazem as coisas junto e gostam de estar junto. E é disso que se trata a cultura.

O professor e autor Stephen Robbins diz: “O motivador de trabalho mais poderoso é reconhecimento, reconhecimento e mais reconhecimento!”

O poder do reconhecimento em tempo real influenciando a motivação é claro e bem documentado. Ao anunciar o sucesso da equipe na Web e no aplicativo para dispositivos móveis, é muito mais fácil criar uma cultura de celebração mútua.

Além disso, a capacidade de visualizar dados, entender o progresso das metas e criar ações instantâneas para objetivos claramente definidos garante que todos contribuam para o resultado final da empresa.

Com uma variedade de classificações, emblemas, tabelas de classificação, uma parede da fama e outras informações de exibição, os colaboradores recebem sinais imediatos de conquistas e progresso, garantindo que seu trabalho não passe despercebido.

O software de envolvimento também permite que as equipes desenvolvam habilidades em conjunto, aprendam rapidamente e avancem para o domínio de suas tarefas atribuídas.

Como resultado, a gamificação cria equipes de alto desempenho que resultam em uma ótima cultura.

Em suma, a gamificação cria confiança, transparência, coesão e trabalho em equipe para objetivos claramente definidos.

Isso impulsiona a visão compartilhada, o trabalho mais eficiente, o crescimento da receita, os clientes mais felizes e a cultura próspera da empresa.

Deixe um comentário

Rolar para cima