Como Incentivar A Criatividade E A Inovação

Criatividade costumava ser um termo reservado para profissões e hobbies alternativos. Hoje, ele está sendo adotado nas organizações em todo o mundo, com algumas das principais empresas cultivando internamente essa habilidade.

O Google é um forte defensor da criatividade no local de trabalho, criando um programa de “20%” que permite aos desenvolvedores gastar 20% de suas horas de trabalho em um projeto criativo próprio.

Essa maneira de pensar já entrou em muitos locais de trabalho, dando às empresas novas ideias e estratégias para expandir seus negócios.

Veja algumas recomendações de como incentivar a criatividade em sua equipe:

Remova os limites

Muitos líderes investem grandes quantias de dinheiro e tempo para lançar novas iniciativas, mas depois ditam limites em relação ao que pode ser feito.

Envolva a equipe com o que eles precisam e saia do caminho. A criatividade é orgânica.

Deixe-os testarem

Os colaboradores precisam ter a chance de testar e experimentar coisas, dentro da razão.

Algumas orientações devem ser dadas para evitar o desastre, mas a verdade é que, ou você quer que eles tentem expressar sua criatividade ou você vai matar sua vontade e desejo de contribuir. 

Não se preocupe com o “como”

Muitos líderes inconscientemente enfraquecem a criatividade de sua equipe, concentrando-se cedo demais na implementação.

A maneira mais rápida de eliminar o processo criativo é exigindo que sua equipe produza soluções táticas em conjunto com ideias criativas.

Isso não apenas sufoca o fluxo criativo, mas também desloca o ambiente de trabalho para uma mentalidade de “produzir enquanto edita”, o que resulta em uma contribuição individual menor.

Construa uma equipe diversificada

Muitos líderes contratam equipes homogêneas ou até contratam com base em sua própria imagem. Uma estratégia melhor para encorajar a criatividade é construir uma equipe com uma variedade de habilidades e pontos fortes diferentes, e encorajar um debate saudável entre eles.

Crie um ambiente em que a falha seja permitida e diferentes pontos de vista sejam incentivados. Nunca utilizar a expressão “não é assim que fazemos aqui”. 

Pare de dizer “mas”

Não diga “mas”. Quando alguém dá uma ideia e você imediatamente diz “mas” – seja “mas não podemos” ou “mas é muito caro” ou “mas não temos dinheiro”, você simplesmente está impedindo a criatividade em vez de permitir desenvolver ideias.

Em vez disso, diga “e”. Você não precisa concordar, você precisa confirmar. Tente usar “sim e…” durante a ideação e veja o que acontece. Abra o pensamento livre de falhas.

Não microgerencie

Embora a observação e o acompanhamento sejam críticos para certos aspectos da liderança, o microgerenciamento nunca é.

Quando as equipes são microgerenciadas, elas ficam sufocadas. Elas perdem o desejo de criar, inovar e circular livremente dentro de suas áreas de especialização.

Em vez de constantemente olhar por cima dos ombros, os líderes devem capacitar suas equipes para trabalhar em alto nível e ter autonomia para fazê-lo com eficácia.

Promova a falha de experimentação e suporte

Os líderes enfraquecem a criatividade de sua equipe quando não promovem a experimentação e não aceitam as falhas.

Para incentivar a criatividade, os líderes podem inspirar discussões sobre as aspirações da equipe e permitir que ela trabalhe em direção a essas metas criadas em conjunto.

Na verdade, as experiências nunca falham. Mesmo quando um erro acontece, com a mentalidade certa, as equipes aprendem lições inestimáveis ​​para ter sucesso no futuro. 

Mostre a direção

Criatividade e inovação exigem uma abordagem equilibrada e sem intervenção. Equipes eficazes precisam de um alvo para apontar.

Para obter soluções produtivas e inovadoras, forneça parâmetros básicos e um objetivo. Entre em contato com sua equipe para ver o que eles precisam de você como líder. Seu trabalho é apoiá-los para o sucesso.

Seja específico sobre o objetivo

Muitas vezes nos consumimos com o “como” e esquecemos o “porquê”. Pode haver 20 maneiras de ir da sua casa para o seu trabalho, mas como sempre viajamos por uma rota ou todos trafegam por essa rota, seguimos na mesma direção todos os dias.

Se você fornecer à sua equipe o ponto final e permitir que eles criem a rota, é mais provável que você receba soluções criativas.

Não conduza as discussões

Os líderes muitas vezes facilitam as discussões de ideias de sua equipe. Esse não é o trabalho deles e pode facilmente anular a criatividade e a honestidade.

Delegue esta responsabilidade ou, dependendo da situação, contrate um facilitador externo. Fale pouco para não interferir na criatividade do grupo.

Seja flexível

Proporcione liberdade e flexibilidade em como o trabalho é feito.

Às vezes, uma mudança de cenário pode ser o truque para fazer a criatividade fluir. De vez em quando, mude sua rotina de equipe com reuniões externas, por exemplo.

Ao se aventurar fora de seu território regular, seus colaboradores terão a chance de pensar criativamente fora da caixa à qual estão acostumados.

Ofereça espaço para compartilhar conhecimento

Além de enviar os colaboradores para conferências e seminários para desenvolver seus conhecimentos, utilize as várias habilidades de sua equipe internamente.

Incentive seu pessoal a compartilhar o que sabem e o que podem fazer por seus colegas de equipe. Isso pode ajudar os membros a descobrirem um novo interesse.

Ao fornecer a oportunidade para que seus colaboradores participem de intercâmbios de conhecimento, eles se beneficiarão do desenvolvimento profissional nas formas de liderança de pensamento, maior confiança e maior criatividade.

Crie uma lacuna e capacite, não faça

Onde os líderes falham com frequência é não permitindo que os membros de sua equipe fiquem à margem, cresçam e se desenvolvam.

A fim de desenvolver as pessoas e permitir que elas tragam o seu melhor, você deve ficar entre onde elas estão e onde elas precisam estar e permitir que elas descubram o que é preciso para chegar lá.

Quando um líder assume o total controle, faz o trabalho para eles ou lhes diz exatamente o que fazer, acaba desenvolvendo colaboradores fracos.

Seja gentil

Todos os especialistas nas áreas de design e criatividade concordaram sobre o maior problema que enfraquece a capacidade de imaginação.

Não é como as ideias são geradas. É sobre como as ideias são tratadas. Menos de 5% de todas as ideias compartilhadas são acionáveis. Então, manipule os outros 95% com cuidado.

Seja curioso

Para estimular a criatividade, seja curioso e traga a mente de um principiante para os problemas. Canalize seu aprendiz ao longo da vida e faça perguntas apreciativas, como:

  • “O que faríamos se soubéssemos que não poderíamos falhar?”
  • “Que possibilidades existem se olharmos para o outro lado?”
  • “Como poderíamos refutar essa teoria ou essa crença?”

E então, escute! 

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