Muitos líderes acordam todas as manhãs com uma sensação de medo. O calendário deles está repleto de reuniões e eles têm metas importantes a cumprir.
O pensamento de realizar todas as tarefas de sua agenda é esmagador! Como eles devem encontrar tempo para o engajamento dos colaboradores?
Quando um líder sente que está se afogando em tarefas, algumas inevitavelmente serão deixadas de lado e, muitas vezes, as iniciativas de engajamento são as primeiras a serem descartadas.
Isso é um grande problema, pois o engajamento dos colaboradores aumenta a produtividade, aumenta os lucros e diminui o volume da rotatividade.
É a última coisa que deve ser deixada de lado. Os líderes precisam estar constantemente buscando novas formas de envolver os colaboradores.
Dicas Diárias Para os Líderes Envolverem Seus Colaboradores
Por mais importante que seja trabalhar para melhorar os níveis de engajamento dos colaboradores da sua organização, não há como evitar o fato de que isso pode ser bastante difícil.
CEOs, líderes e superiores precisam de toda a ajuda que puderem para garantir que sua equipe esteja no caminho certo, especialmente à medida que as empresas começam a crescer.
Afinal, todos querem levar sua equipe ao sucesso e, às vezes, bastam algumas ideias novas para ajudar a revigorar seus colaboradores e aumentar sua produtividade em grande medida.
De vez em quando, ajuda ter uma lista de dicas do seu lado que possa ajudá-lo a orientar sua equipe na direção certa. Elas podem contribuir para unir sua equipe e incentivar o empoderamento, o envolvimento e o desempenho aprimorado.
Mantenha essas ideias por perto e você começará a ver os resultados em pouco tempo.
Busque uma visão geral
Muitos líderes só têm tempo para recuar e analisar dados de desempenho quando as coisas estão indo mal. Isso atrasa a ação e pode resultar em rotatividade e menor produtividade.
Quanto mais cedo as lideranças puderem identificar e preencher as lacunas, menor a probabilidade dessas falhas prejudicarem o local de trabalho e / ou engajamento.
A avaliação constante ajuda os líderes a evitar os períodos de inatividade. Trabalhe com seus parceiros de RH para obter as ideias certas para sua equipe.
Mantenha os colaboradores responsáveis pelas ações acordadas individualmente
Você se encontra com um colaborador e estabelece algumas metas, mas essas iniciativas não são atendidas. Os negócios simplesmente continuam como de costume, e a conversa individual foi desperdiçada.
É importante que os líderes acompanhem o progresso dos colaboradores em metas, para garantir que os itens de ação acordados estejam realmente sendo cumpridos.
Continuamente, a verificação com os colaboradores pode até mesmo eliminar a necessidade de algumas análises de desempenho, eliminando mais uma tarefa das mãos dos líderes.
Aprenda como receber feedback
As lideranças estão constantemente dando feedback e, geralmente, a maior parte do tempo que passam com os colaboradores concentram-se em avaliá-los. Ficam tão ocupados conversando com eles que não têm tempo para ouvir.
O feedback não deve ser uma conversa de mão única. Quando os líderes recebem opiniões e ideias dos colaboradores os locais de trabalho se tornam mais conectados e eficazes.
Peça às lideranças que façam perguntas como: “Você gosta de como as reuniões da equipe são estruturadas?” E “O que posso fazer para liderá-lo com mais eficiência?” As respostas ajudarão os líderes a avaliar seu desempenho e criar camaradagem entre as equipes.
Estabeleça uma cultura no local de trabalho
Faça com que seus líderes criem valores essenciais que definem sua equipe. Instrua-os a reconhecer os colaboradores quando eles exemplificarem esses valores.
Isso reforçará sua cultura e criará expectativas contínuas que permitirão que suas lideranças gastem menos tempo trabalhando no engajamento.
Simplesmente… reconheça
A beleza do reconhecimento está em ser simples, mas impactante. Recomenda-se o uso de software de engajamento para avaliar o desempenho dos colaboradores, mas algo tão simples como uma mensagem em uma reunião de equipe ou um cartão atencioso deixado em uma mesa ajuda muito na construção da confiança.
Desenvolva conexão e confiança
Construa relacionamentos autênticos com colaboradores que vão além do nível da superfície. Realize reuniões individuais para conhecê-los melhor e avaliar suas forças, fraquezas, qualificações e motivações.
Ao fazer isso, você pode atribur funções com maior probabilidade de sucesso e ajudar a equipe.
Mas não fale apenas sobre trabalho. Conheça seus colaboradores pessoalmente. Essas conversas diminuem as barreiras, fazendo você parecer mais empático e acessível.
Compartilhe sobre você da mesma maneira. Quanto mais os colaboradores sentirem que eles o conhecem, maior a probabilidade de confiar em você.
Incentive os colaboradores a se expressarem
É comum que os colaboradores sintam-se desconfortáveis com a ideia de falarem o que pensam. Quando as pessoas não se sentem à vontade para falar, elas podem reter ideias e soluções valiosas que ajudariam a impulsionar sua organização.
Se você quer que seus colaboradores se sintam à vontade para falar o que pensam, você deve deixar claro que eles podem fazê-lo sem medo de críticas e julgamentos. Promova e pratique a sinceridade.
Manter uma política de portas abertas é essencial, e você pode ajudar a encorajar seus colaboradores ainda mais, realizando discussões em mesas redondas nas quais eles possam abordar qualquer coisa que possa estar em suas mentes no momento.
Quanto mais você fomenta um espaço aberto e seguro para a comunicação, mais provável é que sua equipe traga ótimas ideias para a mesa.
Ajude seus colaboradores a conhecerem-se melhor
Em organizações maiores, muitos colaboradores passam os dias sem conhecer seus colegas. Quanto maior a empresa, maiores as chances de não haver uma conexão entre as pessoas.
Como líder, é importante concentrar-se em ajudar seus colaboradores a se conhecerem melhor, e há várias maneiras divertidas de fazer isso.
Você poderia simplesmente planejar um happy hour no final da semana. É uma ótima maneira de fazer com que eles se comuniquem entre si em um nível mais pessoal.
Você deve sempre ter certeza de permitir que sua equipe interaja durante o trabalho e fora dele, sem terem a preocupação de estarem sendo observados ou julgados.
Conversas relacionadas a negócios são certamente importantes, mas isso não significa que sua equipe não precise de uma pausa de vez em quando. Ser humano é humano.
Seja um mentor
Quando um trabalhador começa a ter problemas com o engajamento, é essencial intervir o mais rápido possível para que as coisas não progridam ainda mais.
Alguns líderes simplesmente não adotam a abordagem pessoal que muitas vezes é necessária para chegar a um colaborador e, em vez disso, contam com métodos e técnicas engessadas que supostamente ajudarão a elevar os níveis de engajamento. Infelizmente, esse caminho não gera resultados positivos na grande maioria das vezes.
Melhorar o seu modelo de envolvimento significa atuar como um mentor para aqueles que estão enfrentando problemas, independentemente de quão ocupado você esteja.
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais os líderes podem tornar o engajamento dos colaboradores uma parte de sua rotina diária, sem acrescentar tarefas adicionais a sua agenda.