Como O RH Pode Capacitar E Criar Líderes Autênticos

Os grandes líderes aspiram ser autênticos e estabelecer relacionamentos significativos com seus colaboradores, mas também precisam manter limites saudáveis ​​para que não demonstrem favoritismo. Atravessar essa linha em qualquer direção pode levar a uma queda no engajamento dos colaboradores.

As organizações precisam capacitar as lideranças para desenvolver relações cada vez mais saudáveis. Os colaboradores desejam um relacionamento com seus líderes que vão além de suas responsabilidades cotidianas. Eles querem se sentir como indivíduos e não apenas como mais uma engrenagem da máquina.

Por que a Autenticidade É Importante?

Quando os colaboradores se sentem valorizados e cuidados, eles são inspirados a se tornar as melhores versões de si mesmos.

Os trabalhadores guiados por uma liderança autêntica não se sentem intimidados ou que precisam fingir para serem aceitos. Eles se sentem com liberdade de apresentarem ideias e opiniões, e a produtividade aumenta em até 30%.

Lideranças capacitadas têm o poder de derrubar barreiras e dar aos colaboradores a liberdade de aprender e desenvolver em um ambiente de apoio.

Os trabalhadores sentem a verdadeira propriedade de seu trabalho e realizam suas atividades com esforço honesto e dedicado.

De acordo com pesquisas, aqueles que estão satisfeitos com seu trabalho são 54% mais capazes de se concentrar e 2,3 vezes mais envolvidos.

Por que a Autenticidade É Difícil Para as Lideranças?

Não existe uma abordagem única para criar confiança nos colaboradores. Cada pessoa processa os relacionamentos de maneira diferente, e os líderes lutam para encontrar tempo a fim de conhecer todos em um nível individual e construir uma confiança nos dois sentidos.

Se as lideranças não conseguirem criar relacionamentos autênticos, os colaboradores não se sentirão bem tratados. Os relacionamentos forçados fazem com que os trabalhadores percam o respeito e a confiança em seus líderes.

Formas de Desenvolver Autenticidade

É preciso criar um ambiente em que uma conversa sincera e transparente seja aceita e esperada. As pessoas precisam se sentir seguras para abordarem conversas polêmicas ou difíceis, sem medo de serem julgadas ou de afetar suas carreiras.

Para criar esses ambientes, você deve:

Encorajar reuniões individuais entre líderes e colaboradores

Essas conversas envolvem passar tempo com o colaborador e dar a ele a oportunidade de discutir abertamente vitórias, lutas e personalidades.

Ao proporcionar esses momentos, os líderes mostram aos colaboradores que eles são valorizados. Essas conversas também permitem que os líderes autênticos identifiquem os pontos fortes e as áreas a serem desenvolvidas, preparando o colaborador para seu crescimento profissional.

Capacitar os colaboradores a assumir novas tarefas

Os líderes podem demonstrar confiança em sua equipe, atribuindo-lhes novas tarefas. Essa responsabilidade maior dá aos colaboradores a oportunidade de crescer e mostra que a liderança oportuniza novos conhecimentos e experiências.

Incentivar os colaboradores a compartilhar suas opiniões

Os trabalhadores muitas vezes temem compartilhar suas ideias, temendo que elas possam ser consideradas sem importância.

Os colaboradores têm origens variadas e suas experiências anteriores podem trazer ideias inovadoras para o local de trabalho. Essa prática gera a troca de conhecimentos e um senso de comunidade dentro do local de trabalho.

Permitir que os colaboradores trabalhem remotamente

Qualquer liberdade que as organizações proporcionem aos colaboradores pode aumentar o envolvimento, e o trabalho remoto é uma forma de mostrar aos colaboradores que eles são confiáveis.

Desde que o líder possa manter-se atualizado sobre o trabalho de um colaborador, o RH pode capacitar o gerenciamento criando um ambiente aberto e confiável que se estenda para além do ambiente físico.

Envolva os colaboradores no processo de criação de metas

Permita que os trabalhadores tenham voz ativa em seus objetivos, especialmente os de desenvolvimento. As lideranças devem ouvir as aspirações de cada colaborador para seu futuro profissional e, em seguida, criar metas que possibilite alcançar suas perspectivas ideais.

Isso mostra um cuidado que se estende além do trabalho diário do colaborador.

Desenvolva a escuta ativa

Líderes autênticos dão total atenção e respeito aos colaboradores. Verificar um celular, responder a mensagens de texto ou responder a e-mails durante uma interação dá a impressão de que o líder tem atividades mais importantes a fazer. Os colaboradores se sentirão ignorados e perderão o respeito pelo líder.

Demonstre interesse pela pessoa

Em um esforço para conhecer pessoalmente os colaboradores, os líderes devem perguntar sobre famílias, hobbies, atividades de fim de semana, etc. Isso valoriza o colaborador como indivíduo e ajuda as lideranças a se identificarem melhor com suas equipes.

Liderança vs. Desempenho dos Colaboradores

Nos últimos anos, a liderança se envolveu como uma nova abordagem eficaz para gerenciar os colaboradores e a organização em geral.

O conceito tradicional de administração de pessoal foi gradualmente substituído pelo gerenciamento de recursos humanos.

Isso dá importância à integração estratégica de novos estilos de liderança em uma gestão eficaz e também para melhorar o desempenho dos colaboradores.

O líder efetivo deve ter a capacidade de diagnosticar e adotar o estilo ideal para atender às demandas da situação em que atua.

São usados ​​estilos de liderança diferentes que se ajustam aos colaboradores com base na quantidade de instruções, empoderamento e poder de decisão.

Um líder tem um papel exigente e complexo para realizar, garantindo o sucesso da empresa, fornecendo resultados satisfatórios e liderando de maneira a criar uma atmosfera positiva e encorajadora para os colaboradores.

Infelizmente, existem líderes que ainda não encontraram o equilíbrio entre essas responsabilidades e inclinam-se mais para o foco da produção e lucro do trabalho a todo custo, em detrimento da cultura e satisfação de sua equipe, ou dos danos colaterais que sua organização pode causar em suas comunidades ou o ambiente.

Em última análise, esse padrão de comportamento nos líderes será oneroso para a empresa, já que os dias em que os colaboradores permanecem em uma organização com um líder e cultura tóxicos e sem consciência desapareceram há muito tempo.

Com a ênfase na cultura positiva da empresa e a pressão para serem incluídas nas listas Grandes Lugares para Trabalhar, muitos colaboradores estão percebendo que podem encontrar satisfação profissional, mentores inspiradores na empresa e fazer a diferença no mundo.

Uma nova geração de comportamento de liderança

Essa mudança de paradigma na cultura corporativa deve-se parcialmente aos próprios líderes que acordam e modelam o comportamento que inspira os colaboradores a imitá-lo.

Empresas como Apple, Facebook e Google são conhecidas por ter líderes no comando que inspiram e incentivam a inovação em todos os níveis. Eles se preocupam com seu impacto no mundo. Suas culturas prosperam em invenção e expansão.

O comportamento de um grande líder

O líder de hoje deve equilibrar o desenvolvimento de talentos e a justiça social com os objetivos gerais da empresa, a fim de encaminhar a organização para uma trajetória de sucesso.

Líderes têm o potencial único de servir como uma força de energia dentro das organizações. Com sua posição e experiências coletivas, eles têm a capacidade de influenciar não apenas o que acontece na vida profissional de seus colaboradores, mas também como eles processam esses momentos.

Então, como isso ocorre?

  • Um líder deve envolver os colaboradores, pedindo-lhes o melhor pensamento sobre questões ou possibilidades. Por sua vez, eles responderão a esse tipo de comportamento de liderança e naturalmente estarão inclinados a fazer ainda mais pela empresa do que os requisitos básicos.
  • Um líder deve comunicar as regras de envolvimento e as responsabilidades dos membros da equipe para garantir o diálogo aberto e a livre troca de ideias. Esta abordagem participativa irá minimizar os riscos de inovação, mantendo o progresso e a motivação no local de trabalho.
  • Um líder deve demonstrar consciência de que o fator humano / cultural é a força motriz por trás do sucesso organizacional.

Esta é a consciência dos líderes que buscam construir o desempenho individual e coletivo. Tal movimento é necessário para as empresas que desejam um retorno sobre o investimento do custo de contratar os melhores talentos!

 

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