Não há dois colaboradores exatamente iguais. Suas personalidades, habilidades e experiências os tornam pessoas completamente únicas, motivadas, desafiadas e inspiradas de diferentes maneiras.
Então, por que tratá-los todos da mesma maneira?
Muitos líderes usam uma abordagem de tamanho único para o envolvimento dos colaboradores, uma estratégia que coloca um limite rígido no potencial da equipe.
Como Abraçar a Individualidade do Colaborador
Para maximizar seus colaboradores e, por sua vez, a produtividade e os lucros, os líderes devem adotar uma abordagem individual ao interagir com os membros da equipe. Existem algumas maneiras de fazer isso, como:
Arranje tempo para conversas individuais de qualidade
Não há melhor maneira de conhecer uma pessoa do que dedicar tempo a ela. Escalar algum tempo de sua agenda ocupada mostra aos colaboradores que você se importa com o bem-estar e o desenvolvimento deles.
Mas o real benefício dessas conversas é que você realmente conhece cada colaborador em um nível individual e isso você simplesmente não consegue em uma reunião de equipe.
Essas conversas particulares permitem que você perceba melhor a personalidade, os pontos fortes, os pontos fracos e as aspirações de um colaborador. Quando você realmente entende e abraça quem são eles, você pode maximizar seu potencial.
Conselho de um colaborador
“Aproveite o tempo para conhecê-los um pouco como pessoas. Fale com eles explicitamente sobre metas e motivações. Observe o que as pessoas fazem, como fazem, o que fazem bem ou mal ”.
Conheça os colaboradores fora do trabalho
Quando você demonstra interesse na vida deles fora do local de trabalho, eles percebem que você não os considera simplesmente como uma engrenagem na máquina.
Pergunte-lhes sobre suas famílias, origens, hobbies, esportes favoritos, artistas musicais, filmes, etc. Compartilhe esses aspectos sobre você também, pois isso ajudará o colaborador a se sentir confortável para falar de sua vida pessoal.
Mantenha anotações pessoais dos colaboradores
Dependendo do tamanho da sua equipe, pode ser difícil lembrar de todas as características individuais de cada colaborador.
Não deixe sua memória impactar o engajamento. Após as interações, faça anotações nos arquivos dos colaboradores para lembrar-se no futuro.
Passe tempo com todos
Você vai gravitar automaticamente em direção a certos colaboradores mais do que a outros, como faz quando forma amigos.
Pode ser tentador priorizar aqueles com os quais você se dá melhor, mas é importante manter todos em um campo relativamente equilibrado.
Dedicar mais tempo a certos colaboradores demonstra favoritismo, o que pode resultar em ressentimento e, por fim, em rotatividade.
Conselhos de um funcionário
“Ouça a todos e passe tempo com todos igualmente”.
Adapte os objetivos para corresponder às personalidades
Assim como os colaboradores têm identidades únicas, eles são motivados de maneiras diferentes. Alguns preferem metas específicas e baseadas em métricas que podem ser rastreadas todos os dias.
Outros preferem iniciativas abrangentes de longo prazo que são monitoradas periodicamente. Ao conhecer melhor seus colaboradores, você pode definir metas que correspondam a cada estilo específico.
É muito importante que os líderes pesquisem constantemente novas maneiras de conhecer melhor seus colaboradores.
Como Ser Um Líder Melhor
O papel das lideranças vem com sérias exigências e responsabilidades. Você tem que treinar e desenvolver colaboradores, criar relacionamentos autênticos com eles e reconhecer suas personalidades individuais, tudo isso enquanto encontra o equilíbrio entre ser um bom líder sem se tornar rigoroso ou permissivo.
Comunicar-se abertamente com seus colaboradores, reconhecê-los por um bom trabalho e dar-lhes espaço para crescer irá aumentar de maneira significativa o engajamento e o resultado final de sua empresa.
Toda organização precisa de trabalhadores entusiasmados e que entreguem o melhor de si. As empresas precisam disso não apenas dos seus melhores colaboradores, mas de todos os colaboradores, todos os dias, para serem competitivas, se manterem no mercado e muito além disso, para prosperarem.
O único elemento que distingue uma empresa de outra mais do que qualquer outra coisa é o seu pessoal e o esforço que exercem.
O segredo para desbloquear essa fonte ilimitada de energia para sua empresa é construir e fortalecer os laços entre você e seus colaboradores.
Quando você confia e respeita sua força de trabalho e realmente se conecta, ela responderá com comprometimento e entusiasmo.
Conheça e utilize algumas estratégias realmente eficazes para se conectar com seus colaboradores e verá o quanto sua organização irá se beneficiar com os resultados.
Coloque as pessoas em primeiro lugar
Todos os colaboradores – não importa quais sejam seus cargos ou o desempenho de suas funções – querem ser respeitados e valorizados por suas contribuições.
Respeito vem em muitas formas diferentes: respeitando as opiniões, respeitando o tempo, respeitando a cultura e muito mais. E o respeito é uma via de mão dupla.
Os colaboradores também precisam respeitar seus empregadores e suas próprias carreiras em vez de considerar seus empregos e salários apenas como direitos, esquecendo dos deveres.
Crie um refúgio seguro
Em muitas organizações, os chefes controlam seus colaboradores por meio de ameaças e intimidações. Infelizmente, a longo prazo, o medo faz com que eles contribuam menos para suas organizações e se desconectem mental e fisicamente.
Os colaboradores devem se sentir seguros quando tomam a iniciativa de tentar algo novo, quer a ideia funcione ou não. O seu trabalho é fornecer ao seu pessoal um refúgio seguro para apresentar suas ideias e dizer a verdade, não importa o quanto seja difícil para você ouvir.
Derrubar barreiras à informação
A informação é poder, e os líderes tradicionalmente exercem esse poder ao conceder de forma seletiva informações aos colaboradores ou não informá-los.
As organizações de hoje não podem mais arcar com a prática da comunicação seletiva. Os colaboradores devem ser informados – por meio de comunicação constante, completa e irrestrita de seus colegas de trabalho, líderes e clientes – sobre o que está acontecendo na organização e seu lugar dentro dela.
Somente quando eles têm informações completas, eles podem e vão se doar à organização.
Crie oportunidades para o crescimento pessoal
Os proprietários têm um interesse inerente em garantir que suas organizações obtenham o maior retorno possível, ou seja, que a receita seja maximizada, que as despesas sejam minimizadas e que os clientes estejam sempre satisfeitos com os produtos e serviços que recebem.
A concessão de ações e outros incentivos financeiros é uma maneira de desenvolver um senso de propriedade nos trabalhadores.
Mas há muitas outras formas não financeiras de incutir uma mentalidade de propriedade no local de trabalho, inclusive dando aos colaboradores uma real responsabilidade e autoridade para tomar decisões que afetam seus empregos e seu trabalho.
Desfaça a organização
No passado, organizações rígidas, burocráticas e ligadas a regras eram o modelo de consistência, resultados confiáveis e lucros estáveis.
No entanto, esse modelo antigo de negócios está oficialmente extinto e um novo modelo enxuto baseado em velocidade, flexibilidade e envolvimento ativo de colaboradores da linha de frente, se consolidou.
Quando você dá a seus trabalhadores a responsabilidade e a autoridade para realizar suas atividades, você e sua organização terão sucesso, porque eles farão a coisa certa sozinhos, em vez de depender de políticas e procedimentos que os obriguem a fazê-lo.
Faça do reconhecimento um modo de vida
Apesar de anos de pesquisa comprovando o efeito esmagadoramente positivo do reconhecimento dos colaboradores, poucos líderes reservam um tempo para reconhecer e recompensar por um trabalho bem feito e menos trabalhadores relatam receber reconhecimento ou recompensas no trabalho.
O mais surpreendente sobre isso é que as formas mais eficazes de reconhecimento de colaboradores custam pouco ou nenhum dinheiro, como agradecimentos verbais ou escritos.
Celebrar publicamente os sucessos individuais ou da equipe demonstra que você se importa, criando em seus colaboradores um sentimento de pertencer a algo maior.