Como Utilizar A Gamificação No Local De Trabalho

A gamificação cria oportunidades para competição amigável e conquista geral maior, usando técnicas de jogo para aumentar a interatividade e o engajamento.

A maioria das pessoas funciona no seu melhor quando estão em competição saudável com os outros e até mesmo consigo mesmas!

Isso os leva a crescer e melhorar em muitos aspectos do trabalho, da vida e do aprendizado. E aplicar gamificação no local de trabalho é uma forma de alavancar esse senso de competição para gerar um alto retorno sobre o investimento.

Os Benefícios Da Gamificação

Além de aproveitar ao máximo a necessidade humana de competição, a gamificação promete vários benefícios valiosos na aprendizagem e no local de trabalho:

  • Taxas mais altas de participação

Você não pode ganhar se não participar. A gamificação aumenta a participação com recompensas promissoras por alto desempenho.

A participação aprimorada nas atividades no local de trabalho está vinculada a um melhor desempenho para atingir os objetivos de negócios.

  • Resolução mais criativa de problemas

O desejo de alcançar objetivos impulsiona a inovação, porque incentiva os colaboradores a serem criativos na solução dos problemas que enfrentam no trabalho.

Em um ambiente profissional, isso pode resultar em processos mais eficientes, graças à pro-atividade e iniciativa. Isso por si só é uma razão convincente para aplicar a gamificação no local de trabalho.

  • Melhor retenção de informações a longo prazo

Quando as pessoas são forçados a olhar para o conhecimento de um ângulo diferente, como por meio da competição amigável, sua capacidade de lembrar essas informações melhora a longo prazo.

Isso ocorre porque as informações não permanecem abstratas. Em vez disso, elas se tornam vinculadas a uma meta da vida real e ao senso de realização.

  • Satisfação no trabalho

A sensação de conquista que surge ao vencer outras equipes ou seu companheiro de equipe é viciante e pode melhorar a felicidade dos colaboradores no trabalho.

Um envolvimento emocional melhor com as atividades profissionais aumenta a satisfação no local de trabalho.

Sugestões Para Implementar A Gamificação No Local De Trabalho

Os benefícios da gamificação são difíceis de ignorar. As empresas que têm mais sucesso com jogos e gamificação em suas organizações adotam muitas abordagens semelhantes quando se trata de implementação.

Você pode utilizar esse método como parte de uma solução de aprendizado. Você provavelmente tem muitas iniciativas de treinamento acontecendo durante o ano.

Os jogos podem ser um ótimo complemento, mas você não deve planejar substituir todos esses eventos de treinamento existentes por gamificação.

As organizações têm mais sucesso quando aplicam o conceito de gamificação como parte de um currículo ou estratégia combinada maior.

Isso permite que você diminua o foco do seu jogo para abranger uma habilidade específica ou um conjunto de conhecimentos.

Veja algumas sugestões para a implementação bem-sucedida da gamificação na sua organização.

Use o jogo como um reforço

Jogos e gamificação são ótimas ferramentas de reforço. Na verdade, a maioria das organizações, utiliza essas práticas como um reforço ou uma primeira exposição a um conteúdo que será abordado em maior detalhe posteriormente.

Ofereça incentivos e / ou fornecer motivação suficiente

Não importa a sua atividade. Completar um jogo ainda é um treinamento que faz parte de um trabalho. A menos que os colaboradores sejam altamente motivados de forma natural, é recomendável utilizar o sistema de prêmios e recompensas.

Crie uma estratégia de comunicação ao redor do jogo

Os líderes precisam pensar mais como profissionais de marketing ao implementarem todos os tipos de treinamento.

A implementação bem-sucedida de jogos incorpora algum tipo de estratégia de comunicações para divulgar a informação.

Isso pode incluir muitas ações, desde uma série de e-mails ou até mesmo uma coleção de anúncios colocados em um site da intranet da empresa.

Comunique claramente os objetivos e processos do jogo

Digamos, por exemplo, que você queira usar a gamificação para incentivar sua equipe de vendas a fechar um número específico de contratos em três meses.

Antes de iniciar esta iniciativa, você precisa comunicar claramente os seguintes fatores para a equipe:

Os objetivos do jogo;

  • Os critérios para saber quando venceram;
  • As recompensas para o ganhador, segundo colocado e assim por diante;
  • Os benefícios de atingir as metas, tanto para o negócio quanto para o indivíduo;
  • Qualquer regra que desqualifique um colaborador.

Sempre que a gamificação é aplicada, as regras do jogo devem ser claras para todos os colaboradores participantes desde o início. Afinal, ninguém quer competir em uma corrida injusta.

Não se esqueça de que um senso de propósito é tão importante quanto um senso de realização. Certifique-se de comunicar o objetivo final do jogo tão claramente quanto os critérios e recompensas para ganhá-lo.

Ofereça recompensas desejáveis

Nem todo mundo está buscando os mesmos incentivos. As recompensas oferecidas por grandes conquistas na gamificação no local de trabalho precisam ser relevantes e desejáveis ​​para os colaboradores.

Por exemplo, se você estiver executando um programa de colaborador nota dez que conceda uma conquista excepcional, um distintivo será suficiente para motivar os colaboradores a longo prazo?

As chances são de que o apelo dos distintivos acabe depois de algum tempo. A promessa de uma chance para um prêmio maior, como um fim de semana em um spa, despesas pagas em um restaurante preferido ou uma viagem dos sonhos por exemplo, será mais eficaz para motivar os colaboradores.

Mas os prêmios não são a única recompensa a ser considerada. Todo colaborador que se envolve emocionalmente com seu trabalho anseia por reconhecimento.

Considere utilizar pequenas recompensas de qualidade de vida que podem ser usadas em combinação com o reconhecimento público, como ser apresentado na frente de toda a empresa, para manter os colaboradores envolvidos.

Reconheça a contribuição de todos

O problema da gamificação no local de trabalho é que às vezes apenas os mais bem-sucedidos se sentem reconhecidos.

Então, quando você usa gamificação para melhorar a participação em atividades de treinamento e de trabalho, você deve fazer com que todos saibam que vale a pena participar. Isso torna importante celebrar a participação tanto quanto a realização.

Pense nos tipos de recompensas que você pode oferecer por concluir um curso de treinamento, um desafio no local de trabalho ou alcançar os indicadores de desempenho definidos.

Muitas vezes, o reconhecimento público pode contribuir muito para recompensar a participação.

Acompanhe o sucesso da gamificação no local de trabalho

Como acontece com qualquer nova iniciativa, você precisa medir seus sucessos e falhas para melhorar. A gamificação pode oferecer muitos benefícios. E às vezes, esses benefícios podem ir além do que você inicialmente prevê.

Crie um painel simples de análise para acompanhar o desempenho do seu programa de gamificação em relação às metas estabelecidas para ele.

Acompanhe fatores como o número de colaboradores que participam do programa, quantos concluem as metas do programa e quanto desempenho geral no trabalho melhorou durante o programa de gamificação.

Se você estiver encontrando estatísticas baixas de participação, talvez seja necessário considerar como recompensar e reconhecer os participantes.

Se o desempenho geral do trabalho não melhorar tanto quanto o esperado, o programa de gamificação pode não ter relação suficiente com as metas de negócios e os indicadores de desempenho dos colaboradores.

De qualquer forma, a melhor maneira de melhorar sua estratégia de gamificação é acompanhar e analisar os resultados.

Reflita no desempenho

Assim como é importante acompanhar os sucessos e fracassos da aplicação da gamificação, também é vital que os colaboradores tenham a oportunidade de analisar seus sucessos e falhas.

Digamos que um colaborador não tenha fechado contratos suficientes como parte do desafio de três meses da equipe de vendas. Como você mostra ao colaborador o que ele poderia ter feito de maneira diferente para atingir o objetivo?

Encerre todos os jogos ou desafios com uma recapitulação, onde os principais sucessos e falhas do programa são realçados.

Certifique-se de focar parte desta sessão sobre o que os colaboradores fizeram bem para que outros possam aprender com eles.

Use gamificação no treinamento

A gamificação no local de trabalho parecerá natural quando já estiver pronta para o treinamento de colaboradores.

Libere todos os benefícios da gamificação no aprendizado e estabeleça uma cultura de competição amigável incorporando recursos de gamificação em seus cursos online.

Use relatórios e adapte o treinamento

A maioria das organizações se interessa por jogos porque deseja motivar ou engajar seus colaboradores. Esta é apenas uma parte da razão pela qual os jogos são poderosas ferramentas de aprendizado organizacional.

Por exemplo, a Johnson & Johnson conseguiu identificar um objetivo de aprendizado específico que os integrantes estavam perdendo enquanto grupo e, em seguida, ajustou seu treinamento geral para se concentrar melhor na etapa deficiente do processo.

As organizações que obtêm sucesso com jogos sérios e gamificação aproveitam os dados que coletam dos colaboradores e agem rapidamente para adaptar seus treinamentos e processos.

Priorize a colaboração sobre a concorrência

Embora a competição saudável possa ser motivadora até certo ponto, qualquer jogo em que haja um perdedor pode prejudicar o objetivo do engajamento.

Ao usar a gamificação para medir e recompensar o desempenho, os melhores resultados vêm de jogos em que os colaboradores precisam trabalhar juntos para atingir metas.

Se há um elemento de competição, deve ser a auto-competição, onde o colaborador está se esforçando para superar o seu próprio desempenho.

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