Se a percepção das pessoas sobre seus líderes começar a diminuir, você poderá esperar uma queda rápida de 10% nos níveis gerais de engajamento. Esse declínio pode levar algum tempo para ser notado.
Existem indicadores iniciais que podem mostrar quando as percepções de liderança começam a declinar ou estão em ascensão. Isso pode ajudá-lo a resolver uma questão antes que ela se torne um problema muito maior.
Nada faz o engajamento cair mais rápido do que quando as pessoas perdem a confiança nos líderes. É raro ver qualquer fator individual ter um impacto mais substancial e rápido no engajamento do que a percepção de liderança.
Se houver indícios de que a liderança não está conectada ao seu pessoal, geralmente você pode esperar uma queda rápida no engajamento.
Pode levar apenas alguns dias até que a percepção de liderança das pessoas caia, mas pode levar meses para que a confiança seja restabelecida, mesmo que ações imediatas sejam tomadas.
Isso é semelhante em todos os setores. Os líderes precisam resgatar a confiança e isso exige que as pessoas vejam seus líderes em diversas situações.
Embora este seja o padrão geral, existem algumas situações interessantes em que o envolvimento pode aumentar rapidamente, mesmo que pareça contra intuitivo inicialmente.
Algo bastante interessante, é o aumento do engajamento quando uma empresa passa por eventos ruins ou desafiadores.
Quando nos aprofundamos nos dados, geralmente descobrimos que as lideranças não foram muito comunicativas quando as coisas estavam indo bem, mas passaram a utilizar uma comunicação mais honesta e a explicar o que estava realmente acontecendo nos momentos ruins.
As pontuações de engajamento aumentam porque as pessoas ficam realmente impressionadas com o fato de seus líderes estarem sendo claros sobre a situação.
Indicadores Ajudam A Detectar Mudanças Nas Percepções de Liderança
Existem indicadores importantes que podem mostrar um declínio ou um aumento na forma como os líderes são percebidos.
Estes podem ser encontrados nas respostas que as pessoas dão nas pesquisas de feedback dos colaboradores. Em uma pesquisa típica de engajamento, talvez haja quatro a seis questões que perguntam diretamente sobre os líderes estratégicos organização.
Uma das perguntas mais reveladoras sobre as percepções de liderança é “Seus líderes demonstram que as pessoas são importantes para a organização?”
Se a resposta for negativa e crescente, é um forte indicador de que as taxas de rotatividade começarão a aumentar e as pontuações de engajamento poderão cair.
Embora seja difícil prever comportamentos de liderança que desencadeiem esse tipo de resposta, muitas vezes você pode identificar algumas pistas.
Para que as pontuações aumentem, as pessoas precisam ver seus líderes como fortes e conectados à organização. A liderança que não transmite uma visão que motiva e defende os valores da empresa, dificilmente irá atrair seguidores.
Quando as pessoas se sentem conectadas à visão e alinhadas com a direção da organização, a confiança aumenta. Elas acreditam que estão em uma equipe vencedora. Essa é uma das maneiras mais rápidas de aumentar o engajamento.
A liderança tem um impacto significativo no envolvimento geral em qualquer organização. Se as percepções forem negativas, elas podem ser súbitas e drásticas, e isso pode levar tempo para se recuperar.
Concentrando-se nos principais indicadores, você pode identificar possíveis problemas e desviar o modo como seus colaboradores percebem seus líderes. A chave está nos dados de feedback dos colaboradores.
5 Etapas Para Melhorar O Engajamento Dos Colaboradores
De acordo com pesquisas sobre o estado do local de trabalho, apenas 15% dos colaboradores em todo o mundo estão engajados em seus trabalhos.
O desligamento de colaboradores custa bilhões por ano em produtividade perdida. Assim, pode-se ver por que esse é um problema grave que a maioria dos empregadores e líderes enfrenta atualmente na força de trabalho.
Por outro lado, também é uma oportunidade incrível para empresas que aprendem a dominar a arte do engajamento.
O atual ambiente de negócios e o mundo em geral estão se movendo mais rápido do que nunca. Organizações em todo o mundo são confrontadas com mais mudanças do que a maioria pode suportar.
Para competir e dominar o seu segmento, é necessário que cresçam mais rapidamente, dando-lhes menos tempo para se concentrarem na gestão de todos os seus objetivos financeiros.
Eles são forçados a crescer rapidamente com menos recursos e fazer mais com menos. Os líderes têm que aprender a se destacar em administrar a si mesmos, suas equipes e atingir os objetivos organizacionais simultaneamente.
É um entendimento comum da grande maioria dos líderes que os colaboradores são o ativo mais importante de uma empresa.
Mas, na realidade, isso só é verdade quando a maioria da força de trabalho está totalmente envolvida em seu trabalho. Se não, eles estão adicionando valor mínimo ou trabalhando ativamente contra a organização.
Então, como as lideranças sabem quem está envolvido? Os membros de sua equipe precisam poder declarar com segurança o seguinte:
- Eu sei o que é esperado de mim e da qualidade do meu trabalho;
- Eu tenho os recursos e treinamento para prosperar no meu papel;
- Eu tenho a oportunidade de fazer o que faço melhor – todos os dias;
- Frequentemente recebo reconhecimento, elogios e críticas construtivas;
- Confio no meu líder e acredito que ele tem os melhores interesses em mente;
- Minha voz é ouvida e valorizada;
- Compreendo claramente a missão e o propósito e como contribuo para cada um deles;
- Tenho oportunidades de aprender e crescer pessoal e profissionalmente.
As etapas para melhorar o envolvimento não são complexas, elas simplesmente precisam ser priorizadas. O que significa que o envolvimento deve ser uma função essencial do papel do líder. Tudo mais então se encaixa.
Coloque todos no papel certo
Verifique se os seus colaboradores estão nas funções certas. Isso significa que todas as estratégias de aquisição e retenção de talentos precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa.
Dê-lhes o treinamento
Nenhum líder pode esperar construir uma cultura de confiança e responsabilidade e muito menos melhorar o engajamento, sem preparar a equipe para o sucesso.
Portanto, é necessário fornecer o treinamento e desenvolvimento adequados para remover os obstáculos.
Trabalho significativo
Colaboradores engajados estão fazendo um trabalho significativo e têm uma compreensão clara de como eles contribuem para a missão, a finalidade e os objetivos estratégicos da empresa.
Novamente, é por isso que eles primeiro precisam ser colocados no papel certo. Não cometa o erro de contratar grandes talentos apenas para tê-los em sua organização, sem oferecer uma carreira ou um papel claro para eles. Se você não classificar esses detalhes rapidamente, eles sairão.
Verificações frequentes
Os dias de simplesmente confiar em revisões no meio do ano para fornecer feedback estão muito longe. A força de trabalho de hoje anseia por feedback regular, levando a uma correção mais rápida do curso e reduz o desperdício.
Utilize estratégias de sondagem formais e informais toda semana.
Discuta com frequência o envolvimento
Os líderes de sucesso são transparentes em sua abordagem para melhorar o engajamento. Eles falam sobre isso com suas equipes o tempo todo.
Eles realizam reuniões de estado de engajamento, envolvendo todos tanto na discussão quanto na solução.
Novamente, esses princípios não são complexos, mas devem ser priorizados. As empresas que acertarem isso irão gerar maiores retornos financeiros, ultrapassar seus concorrentes e subir facilmente ao topo da lista “os melhores lugares para se trabalhar”.