Como líder, o sucesso de sua função é fundamentado na construção de relacionamentos fortes e confiáveis com seus colegas e colaboradores.
A chave para acertar é estar ciente de que a maneira como você se comunica no local de trabalho afeta diretamente a qualidade dos relacionamentos que você forma. E isso não é o que você diz, mas como você diz que é importante.
Você sabia que estamos sempre nos comunicando, mesmo quando não estamos usando as palavras?
Esta linguagem sem palavras é chamada de comunicação não verbal, e é responsável por 60 a 75% da nossa comunicação.
Simplificando, não são as palavras cuidadosamente selecionadas que você escolheu para usar, mas as dicas não verbais que você emite que realmente importam.
A comunicação não verbal, que muitos chamam de segunda conversa, influencia principalmente a forma como somos percebidos, respeitados e confiáveis.
A parte complicada é que nem sempre estamos conscientes das dicas não verbais que estamos emitindo. Então, aprimore sua auto-consciência como líder e comunicador.
Construir este domínio essencial da sua inteligência emocional – IE, é fundamental. A autoconsciência é indiscutivelmente a base de tudo isso.
Depois de entender a si mesmo e suas emoções, você terá mais facilidade para se comunicar de forma racional, sabendo exatamente o que está dizendo, usando ou não as palavras.
Isso ajudará você a cultivar relacionamentos baseados na confiança, para que possa obter o máximo de dedicação e produtividade de sua equipe.
O Que É Comunicação Não Verbal E Por que Ela É Importante
“A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito” – Peter F. Drucker.
A comunicação não verbal é uma maneira de comunicar sentimentos ou informações sem usar palavras. Ela trabalha de mãos dadas com a comunicação verbal para criar o nosso sistema de linguagem, mas existem diferenças significativas entre os dois tipos.
Comunicação não verbal inclui:
- Linguagem corporal como postura, gestos, movimentos;
- Contato visual;
- Tom da sua voz;
- A distância ou o espaço entre as pessoas;
- Uso de toque;
- Aparência como cores, símbolos, etc.
Esses sinais não verbalizados são importantes porque são 12 a 13 vezes mais poderosos que nossas palavras. Isso significa que, enquanto seus colegas e colaboradores ouvem você falar, seus gestos, entonações de voz, postura e contato visual, estão falando mais alto.
As pessoas subconscientemente usam suas pistas não verbais como um roteiro para descobrir sua intenção e credibilidade e, em seguida, formam conclusões automáticas sobre você.
Se você conseguir uma comunicação não verbal correta, as pessoas irão embora sentindo-se positivas, mesmo sem saber por quê. Isso ajudará você a ganhar respeito, formar relacionamentos e estabelecer sua autoridade no local de trabalho.
A parte difícil é que temos tão pouco controle sobre a nossa linguagem não verbal, porque isso acontece na maior parte inconscientemente.
Isso ocorre porque, historicamente, os humanos usaram a comunicação não verbal antes que a linguagem fosse inventada e, biologicamente, a não verbal é a primeira forma de linguagem que usamos para expressar nossas necessidades. Isso vem naturalmente para nós, enquanto a linguagem precisa ser aprendida.
Vamos entender como a comunicação não verbal funciona. As funções de comunicação não verbais ocorrem em 3 níveis principais:
- Reforça a comunicação verbal
Sugestões e gestos não verbais podem complementar ou acentuar nossas mensagens verbais.
Por exemplo, um gesto como bater com o punho na mesa enquanto grita, sublinha a emoção da raiva. Em uma conotação mais positiva, você pode usar suas mãos enquanto explica um projeto ou apresenta um argumento para demonstrar seu entusiasmo. Usar suas mãos torna suas palavras mais memoráveis.
- Comunicação verbal
Dicas não verbais também podem substituir uma mensagem verbal.
Nem sempre precisamos falar para dizer alguma coisa. A expressão uma imagem vale mais que mil palavras resume tudo. Expressões faciais são universais.
Podemos ler sentimentos em um rosto, tanto que podemos até detectar quando um sorriso é falso. Podemos perceber a autenticidade, e é por isso que é tão importante para você, como líder, ser autoconsciente dos sinais que você emite. Se a sua equipe não o vê como uma pessoa autêntica, será difícil fazê-la se mover na direção que você quer.
Com a autoconsciência, você também poderá entender e ler as mensagens não verbais de outras pessoas, a história por trás da história, que é útil na criação e manutenção de relacionamentos autênticos.
Sugestão: Sorria pela manhã quando você passa pelas pessoas no seu trabalho. Talvez você não tenha tempo para conversar, mas deixar as pessoas saberem que você está feliz em trabalhar com elas criará um contágio de positividade e ajudará a formar uma impressão positiva sem nunca dizer uma palavra.
- Contradições na comunicação verbal
Mais importante ainda, nossas dicas não verbais podem contradizer nossas mensagens verbais.
É o que os líderes precisam prestar uma atenção especial, porque a comunicação contraditória gera desconfiança e leva seus colaboradores a questionar sua credibilidade.
Ninguém gosta de mensagens misturadas, especialmente de um líder.
É a grande responsabilidade de um líder expressar-se com clareza e transmitir a mensagem pretendida com coerência. Dizer uma coisa e fazer outra é uma grande falha de liderança que você deve evitar.
Lembre-se: se a sua mensagem falada e sua linguagem corporal são incompatíveis, as pessoas responderão à mensagem não verbal todas as vezes.
Vejamos um exemplo da vida real: você deseja incentivar sua equipe a participar com uma mudança na empresa.
Para fazer isso, você precisa expressar sua própria emoção sobre isso. Enquanto suas palavras atingem o auge da vontade, seus braços estão cruzados, sua voz está baixa e você está descansando em sua cadeira como se fosse a hora de dormir.
O resultado é que sua equipe não participará da alteração e perceberá sua mensagem confusa como um sinal de falta de confiança.
O primeiro passo para obter o sucesso não verbal é aprender a lidar com o estresse. Quando estamos estressados, nossos corpos se tornam a imagem externa de nossas emoções internas, o que afeta sua linguagem corporal e a mensagem que você, inadvertidamente, transmite.
Erros na Comunicação Não Verbal
A comunicação não verbal é poderosa, para melhor ou para pior e se você não souber exatamente o que está dizendo de forma não verbal, isso pode gerar consequências negativas, como:
- Impressões falsas
Você pode liberar impressões sem a intenção de fazê-lo. Por exemplo, se um colaborador estiver descansando o rosto na palma da mão durante uma reunião, ele estará mostrando que está entediado, quando, na verdade, pode estar apenas pensando.
Talvez ele esteja cansado, ou talvez essa posição o ajude a se concentrar. Isso mostra a rapidez com que fazemos suposições e que é importante ir mais fundo do que o que vemos. Nem sempre acredite em tudo que você pensa.
- Perda de credibilidade
Se a sua linguagem não verbal conta uma história diferente da sua língua falada, as pessoas podem questionar sua credibilidade.
Por exemplo, se você estiver dando um feedback positivo a um colaborador, mas transmitir as boas notícias com uma voz baixa e monótona, é provável que ele não acredite em suas palavras e possa perder a confiança em você.
Quando você dedica um tempo para combinar suas mensagens não verbais com suas palavras ao fornecer comentários positivos, verá resultados maravilhosos.
Para dar boas notícias e percebê-las como genuínas, sente-se para frente quando falar e sorria! Se os colaboradores aceitarem que seus elogios são sinceros, eles se sentirão mais motivados a continuar o bom trabalho.
Comunicação Não Verbal Para Líderes
Existem algumas formas de você aprender a lidar com sua linguagem não verbal. Veja como você pode fazer.
Assista sua linguagem corporal: gestos, postura e movimentos
Sua linguagem corporal transmite significado emocional ao seu público. Diz ao receptor se você está acessível ou não para eles e seus pensamentos.
Se você deseja construir um relacionamento positivo e confiante com seus colegas e colaboradores, sua linguagem corporal precisa ser a indicação visual para isso.
5 dicas de linguagem corporal para ganhar confiança
- Incline-se quando você fala e quando escuta para mostrar o engajamento;
- Acene com a cabeça para mostrar que você está ouvindo;
- Sente-se corretamente. Uma postura caída demonstra desinteresse;
- Mantenha os braços cruzados, as pernas desdobradas e o tronco voltado para a frente para mostrar que você está acessível;
- Fique em uma posição ampla, na largura dos ombros, para demonstrar confiança.
O espelhamento é uma técnica que você pode usar para se conectar com seus colaboradores. Significa copiar sua linguagem corporal para ter empatia e entender como eles estão se sentindo nessa situação, para que você possa adaptar suas mensagens.
Mantenha contato visual
Podemos entender as emoções das pessoas por meio do contato visual ou, então, a falta dele. Manter contato visual durante conversas com colegas ou colaboradores ajudará você a construir confiança e respeito.
Isso permite que eles saibam que você está ouvindo e que você se importa. Também demonstra confiança no que você está dizendo.
Parece bastante simples, mas podemos nos distrair com facilidade e nosso olhar pode vagar, por isso, esforçar-se ao máximo para manter contato visual é um bom começo no sentido de construir um bom relacionamento.
Seja consciente da sua voz: tom, oitava, e entonações
Aqui está uma curiosidade: os políticos são treinados em seu tom de voz para garantir que transmitam a mensagem certa ao público.
Seu tom de voz pode transmitir uma riqueza de informações, variando de entusiasmo a desinteresse e raiva. Comece a perceber como o seu tom de voz afeta a maneira como os outros respondem a você e tente usar o tom de voz para enfatizar as ideias que você deseja comunicar.
Por exemplo, se você deseja demonstrar interesse genuíno por algo, expresse seu entusiasmo usando um tom de voz animado.
Evite a inflexão da pergunta. Quando sua voz aumenta ao final de uma frase, como se você estivesse fazendo uma pergunta, parece que você está se questionando, o que fará com que você pareça menos seguro como líder.