Aprendendo a ser mais assertivo, você pode se defender e se tornar um comunicador forte e confiante.
Nem sempre é fácil identificar um comportamento verdadeiramente assertivo. Isso ocorre porque há uma linha tênue entre assertividade e agressividade, e as pessoas muitas vezes podem confundir os dois. Por esse motivo, é útil definir os dois comportamentos para que sejam entendidos claramente.
Assertividade é baseada no equilíbrio. Requer ser franco sobre seus desejos e necessidades, enquanto ainda considera os direitos, necessidades e desejos dos outros.
Quando você é assertivo, você é autoconfiante e usa o poder disso para que seu ponto de vista seja firme, justo e empático.
Comportamento agressivo é baseado em ganhar. Você faz o que é do seu melhor interesse sem considerar os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas.
Quando você é agressivo, o poder que você usa é egoísta. Você pode parecer agressivo ou intimidador. Você pega o que quer, muitas vezes sem perguntar.
Então, um líder que coloca uma pilha de trabalho em sua mesa um dia antes de você sair de férias, e exige que seja feito imediatamente, está sendo agressivo.
O trabalho precisa ser feito, mas, despejando-o em um momento inadequado, ele desconsidera suas necessidades e sentimentos.
Quando você, por outro lado, informar a ele que o trabalho será feito, mas somente depois que você voltar de férias, você atinge o ponto ideal entre passividade, que é não ser assertivo o suficiente, e agressão.
Você afirma seus próprios direitos, enquanto reconhece a necessidade de fazer o trabalho.
O comportamento assertivo pode não ser apropriado em todos os locais de trabalho. Algumas culturas organizacionais podem preferir que as pessoas sejam passivas e podem ver um comportamento assertivo como grosseiro ou mesmo ofensivo.
Pesquisas sugerem que o gênero pode influenciar o modo como o comportamento assertivo é percebido, com homens mais propensos a serem recompensados por serem assertivos do que as mulheres.
Então, vale a pena considerar o contexto em que você trabalha antes de começar a mudar seu comportamento.
Os benefícios de ser assertivo
Um dos principais benefícios de ser assertivo é que ele pode ajudá-lo a se tornar mais autoconfiante, à medida que você obtém uma melhor compreensão de quem você é e do valor que você oferece.
Assertividade fornece vários outros benefícios que podem ajudá-lo tanto no seu local de trabalho como em outras áreas da sua vida. Em geral, pessoas assertivas:
São ótimos líderes
Eles fazem as coisas tratando as pessoas com justiça e respeito, e são tratadas pelos outros da mesma forma em troca.
Isso significa que eles são frequentemente bem-vindos e vistos como líderes com os quais as pessoas querem trabalhar.
São bons negociadores
Eles são capazes de reconhecer o valor da posição de seu oponente e podem rapidamente encontrar interesses comuns facilitando a negociação.
São realizadores
Eles se sentem habilitados a fazer o que for preciso para encontrar a melhor solução para os problemas que encontram.
São menos ansiosos e estressados
Eles são autoconfiantes e não se sentem ameaçados ou vitimados quando as coisas não saem como planejado ou como esperado.
Como se tornar mais assertivo
Não é fácil tornar-se mais assertivo, mas é possível. Portanto, se sua disposição tende a ser mais passiva ou agressiva, é aconselhável trabalhar nas seguintes áreas para ajudá-lo a obter o equilíbrio certo:
Valorize você e seus direitos
Para ser mais assertivo, você precisa ter uma boa compreensão de si mesmo, bem como uma forte crença em seu valor inerente e seu valor para sua organização e equipe.
Essa autoconfiança é a base do comportamento assertivo. Ela irá ajudá-lo a reconhecer que você merece ser tratado com dignidade e respeito, dar-lhe a confiança para defender seus direitos e protegê-los, e permanecer fiel a si mesmo, seus desejos e suas necessidades.
Valorize os outros
Embora a autoconfiança seja um aspecto importante da assertividade, é crucial que você se certifique de que ela não se desenvolva em um sentido único.
Seus direitos, pensamentos, sentimentos, necessidades e desejos são tão importantes quanto os de todos os outros, mas não mais importantes do que os de qualquer outra pessoa.
Exprima suas necessidades e desejos com confiança
Se você quer desenvolver todo o seu potencial, então você precisa se certificar de que suas prioridades, necessidades e desejos, sejam atendidas.
Não espere que alguém reconheça o que você precisa. Você pode esperar para sempre! Tome a iniciativa e comece a identificar as coisas que você quer agora. Em seguida, defina metas para que você possa alcançá-las.
Uma vez feito isso, você pode dizer ao seu líder ou ao seu colega exatamente o que é necessário para ajudá-lo a atingir esses objetivos de maneira clara e confiante.
E não se esqueça de manter suas metas. Mesmo que o que você queira não seja possível agora, pergunte se você pode rever seu pedido daqui há algum tempo.
Encontre maneiras de fazer solicitações que evitem sacrificar as necessidades de outras pessoas. Lembre-se, você quer que as pessoas o ajudem, e pedir coisas de uma maneira excessivamente agressiva provavelmente fará com que elas desistam de fazer isso e possam até mesmo prejudicar seu relacionamento.
Reconheça que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas
Não cometa o erro de aceitar a responsabilidade de como as pessoas reagem à sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem bravos ou ressentidos com você, tente evitar reagir da mesma maneira.
Lembre-se de que você só pode controlar a si mesmo e ao seu próprio comportamento, então faça o melhor para permanecer calmo e no controle se as coisas ficarem tensas.
Enquanto você estiver sendo respeitoso e não violar as necessidades de outra pessoa, então você tem o direito de dizer ou fazer o que quiser.
Expressar-se de uma maneira positiva
É importante dizer o que está em sua mente, mesmo quando você tem uma questão difícil ou negativa para lidar. Mas você deve fazê-lo de forma construtiva e sensível.
Não tenha medo de se defender e de confrontar pessoas que desafiam você e / ou seus direitos. Você pode até mesmo se permitir ficar com raiva. Mas lembre-se de controlar suas emoções e permanecer respeitoso em todos os momentos.
Esteja aberto a críticas e elogios
Aceite feedback positivo e negativo de forma humilde e positiva. Se você não concorda com as críticas que recebe, então precisa estar preparado para dizer isso, mas sem ficar na defensiva ou com raiva.
Tente ver além de suas reações emocionais ao feedback e, ao invés disso, use-o para obter uma mudança significativa e positiva.
Aprenda a dizer “não”
Dizer “não” é difícil, especialmente quando você não está acostumado a fazer isso, mas é vital se você quiser se tornar mais assertivo.
Conhecer seus próprios limites e quanto trabalho você pode realizar o ajudará a gerenciar suas tarefas com mais eficiência e a identificar quaisquer áreas de seu trabalho que façam você se sentir como se estivesse sendo explorado.
Lembre-se de que você não pode fazer tudo ou agradar a todos, por isso é importante que você proteja seu tempo e sua carga de trabalho dizendo “não” quando necessário.
Quando você tiver que dizer “não”, tente encontrar uma solução de troca que seja bom para todos.