Confiança e liderança andam de mãos dadas, no entanto, não vem com o seu cargo. Precisa ser conquistada.
É a raiz de todo bom relacionamento, incluindo o de líder e colaborador. Quando seus colaboradores confiam em você e percebem que o que você está fazendo é, sinceramente, do melhor interesse deles, é mais provável que você tenha uma equipe engajada.
Não importa se você compra a mais sofisticada mesa de bilhar e também proporciona a sua equipe férias gratuitas onde escolherem. Sem confiança, nada disso importa.
A Importância Da Confiança No Local De Trabalho
A confiança afeta o impacto de um líder e a lucratividade da empresa mais do que qualquer outra coisa.
O local de trabalho é, de certa forma, outro lar, cuja base está apoiada na confiança. Se a fundação for fraca e instável, a empresa, como uma casa, pode desmoronar.
Quando está faltando confiança, assim como a felicidade, e quando os colaboradores não têm entusiasmo em seus empregos, o trabalho é prejudicado.
A confiança é um requisito no dia a dia para que todos sintam que estão lá pelas razões certas, trabalhando por objetivos comuns que são transparentes.
Sem a relação de confiança essas razões e objetivos deixam de existir. E perder colaboradores não é o ideal para qualquer empresa, pois o custo da rotatividade é alto e os processos de contratação e treinamento são investimentos demorados.
8 Razões Pelas Quais A Confiança É Importante
- A confiança ajuda a evitar a hostilidade em sua equipe, o que também ajuda a evitar traços improdutivos, como a agressão passiva;
- A confiança ajuda os colaboradores a aceitarem melhor as mudanças, que inevitavelmente ocorrem em todas as empresas;
- A confiança ajuda os colaboradores a serem mais receptivos ao feedback negativo. Se eles sabem que você leva em conta as emoções deles, é mais provável que recebam feedback negativo de maneira positiva;
- A confiança ajuda a motivar sua equipe;
- A confiança aumenta a lealdade à empresa, que posteriormente funciona como uma ferramenta excepcional de recrutamento;
- A confiança ajuda os colaboradores a se sentirem confortáveis compartilhando suas ideias, o que é fundamental no movimento de avanço de qualquer organização;
- A confiança aumenta o moral e alimenta uma cultura positiva nas organizações;
- A confiança aumenta a produtividade e o trabalho de qualidade, levando a clientes mais satisfeitos.
Como Um Líder Constrói Confiança
Confiança é acreditar que algo é de tal maneira ou que alguém vai se comportar de um modo ou outro. A confiança é uma das qualidades dos seres vivos que significa acreditar em uma determinada situação, ou então que uma pessoa vai agir de determinada maneira.
Veja como construir uma base sólida entre você e seus colaboradores.
Demonstre paixão
Se você quer que seus colaboradores sejam apaixonados pelo que fazem e produzam um ótimo trabalho, você precisa fazer o mesmo. Eles precisam confiar que você está lá pelas razões certas e que você se preocupa com a empresa em geral.
Quando você demonstra paixão, se alinha com a missão e os valores da empresa, que é uma expressão verdadeira de suas intenções dentro da organização.
- Como demonstrar paixão
Seja ativo nas mídias sociais da empresa, participe com a maior frequência possível de atividades relacionadas ao trabalho, como almoço, aprendizado e eventos.
Compartilhe seu conhecimento
Ter conhecimento sobre seu setor ou produto gera confiança em sua equipe porque sugere que você sabe do que está falando.
Os colaboradores gostam de saber que seus líderes podem fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, e que eles têm competências técnicas que se estendem além das suas.
Por exemplo, o líder de uma oficina de conserto de veículos já esteve sob o capô de um carro? O dono de um hospital já ajudou a salvar uma vida?
Os colaboradores são muito mais felizes quando são liderados por pessoas que progrediram, com profundo conhecimento em todas as atividades do negócio.
Ao perceberem que tem conhecimento sobre o que está falando, ficarão mais à vontade para fazer perguntas e mais abertos a aceitar suas decisões, comentários e críticas construtivas.
- Uma forma divertida de compartilhar conhecimento
Organize um almoço e libere o interrogatório. Informe que você responderá a qualquer pergunta dentro da sua área de atuação. Incentive os membros da equipe a organizar seu próprio almoço e fazer o mesmo.
Compartilhar e demonstrar conhecimento é uma ótima maneira de criar confiança na equipe.
Mantenha suas promessas
Não faça promessas que você não pode cumprir.
Parece bastante simples, mas como um líder, especialmente se for iniciante, pode ser muito tentador querer ganhar a admiração de sua equipe com grandes gestos e promessas. Mas a verdade é que a admiração vem da confiança e do respeito mais do que qualquer outra coisa.
Comprometer-se com algo que não será possível cumprir, mesmo que apenas uma vez, irá abalar a confiança dos colaboradores, sendo muito mais difícil recuperar depois.
- Tenha cautela em suas palavras
Pense antes de falar e tenha em mente que suas palavras ressoam em seus colaboradores. Por exemplo, se você prometer uma oportunidade específica de desenvolvimento profissional para alguém, proporcione isso a ele. E, se você pedir feedback aos seus colaboradores, compartilhe os resultados.
Confie neles
A confiança vai nos dois sentidos. Mostrar que você tem confiança e acredita nas habilidades de seus colaboradores, será uma ótima maneira de fazer com que eles retribuam a confiança em você.
Liderança não é apenas sobre você ser um grande líder. É ajudar sua equipe a se tornar a melhor possível. Em última análise, seu sucesso é um reflexo deles.
- Como mostrar a sua equipe que você confia
Peça a sua equipe para liderar projetos, liderar apresentações e propor novas iniciativas. Ou, quando possível, ofereça-lhes a oportunidade de trabalhar remotamente, demonstrando que você confia em suas intenções dentro ou fora da empresa.
Comunique-se
Sem comunicação, você não pode conhecer alguém e, sem conhecer alguém, parece quase impossível confiar na pessoa.
De fato, muitos colaboradores desejam ter uma comunicação mais constante com seus líderes e um dos sinais reveladores de uma grande liderança é a comunicação constante.
Comunique-se frequentemente com a sua equipe sobre tudo, seja bom ou ruim. Quando algo for positivo, mostre seu reconhecimento.
Quando algo precisar ser melhorado, fale sobre isso e encontre uma solução. O ponto é estar sempre se comunicando para não deixar nada vago. Clareza e honestidade são cruciais para estimular a confiança.
- Dicas para uma comunicação eficaz
Além da comunicação diária individual, reúna-se com sua equipe semanalmente. Esses encontros são uma ótima maneira de manter o controle sobre como seus colaboradores estão se sentindo.
Permita que eles enviem feedback anônimo. Isto ajuda a derrubar as barreiras e aliviar quaisquer hesitações que possam ter sobre compartilhar pensamentos e sentimentos.
Conheça os funcionários pessoalmente
Confiança é sobre relacionamentos, e colocar o tempo e esforço para conhecer os membros da sua equipe em um nível mais humano e pessoal é uma ótima maneira de construir essa confiança.
Reserve algum tempo para ter reuniões face a face e consulte-os com frequência ao longo do dia. Basicamente, faça questão de estar tão interessado neles quanto você espera ser interessante para os outros.
- Como conhecer melhor sua equipe
Na segunda-feira de manhã, sempre que possível, converse com sua equipe e peça que eles digam o que fizeram durante o fim de semana.
Você poderá se surpreender com a história de vida de cada um e eles ficarão agradecidos por você ter perguntado.
Seja transparente
Uma das maneiras mais poderosas de construir confiança é simplesmente ser aberto e transparente em todas as suas comunicações.
A transparência é importante sempre, mas particularmente importante durante os tempos difíceis. Quando e se a empresa não estiver indo bem ou se você tiver encontrado uma situação difícil, será necessário se comunicar abertamente com seus colaboradores e explicar o que está acontecendo.
A transparência é a chave para criar confiança em sua equipe porque faz com que ela se sinta parte integrante do quadro maior.
- Dicas para ser transparente
Realize reuniões mensais para analisar os esforços, vitórias, derrotas e novas iniciativas do mês anterior.
Compartilhe tudo, desde o seu entusiasmo as suas preocupações. Faça demonstrativos e também compartilhe.
Quando você mostra a vulnerabilidade, se torna mais confiável e também permite que os colaboradores saibam que você os vê além de suas tarefas diárias.
Admitir erros e dividir créditos
Muitas pessoas, incluindo líderes, têm dificuldade em assumir a culpa e aceitar a responsabilidade quando um erro é cometido. Bons líderes entendem o poder de aceitar erros e corrigi-los.
Assumir responsabilidade mostra que você é tão humano quanto o resto da equipe e que sempre há espaço para melhorias.
Da mesma forma, quando as coisas positivas acontecem, um líder inteligente agradece a todos os membros da equipe, em vez de aceitar os agradecimentos e reconhecimento pelos outros.
Quando os colaboradores sabem que você vai agradecer e dar o devido crédito pelo trabalho deles, ficarão muito mais motivados, estabelecendo um relacionamento baseado na confiança.
- Mostre sua disposição para melhorar
Em suas reuniões individuais, peça feedback sobre a sua atuação e se eles têm alguma sugestão para que você possa melhorar.
Deixá-los saber que você está ciente de suas próprias deficiências e se preocupa em melhorar mostra que você é confiável.