O bem-estar no local de trabalho é um fator determinante não apenas da saúde e da felicidade individuais, mas também da produtividade geral e dos lucros da organização.
Em seu nível básico, o bem-estar é sobre felicidade pessoal: sentir-se bem, saudável, trabalhar com segurança e alcançar produtividade.
No entanto, se uma organização quer prosperar a longo prazo, manter uma vantagem competitiva e fazer alguma diferença de alguma forma fundamental, o bem-estar deve ser um imperativo organizacional imediato.
O crescimento econômico como objetivo final dominou a estratégia das organizações durante décadas, mas esta realidade mudou e aqui está o porquê:
- As empresas não conseguem sustentar sua produção com base na pressão e estresse
Descobriram que os seres humanos não são máquinas. Colaboradores de alto desempenho serão valorizados pelas empresas que estão na vanguarda da produção aliada ao bem-estar.
- Os trabalhadores não permanecem por muito em uma organização, se não realizam suas tarefas com alegria ou propósito
Se as condições não permitirem o bem-estar, sua organização será usada como um trampolim para algo melhor, ao invés de atrair e reter talentos.
- Os líderes emergentes precisam ser nutridos
Evidências mostram que os líderes raramente surgem sozinhos, mas por meio de um ambiente e cultura que valorizam e nutrem seus potenciais. Você poderá estar desperdiçando oportunidades de estimular o talento em sua organização.
O bem-estar individual é o novo modelo de crescimento econômico que as principais organizações estão adotando.
Para criar uma força de trabalho saudável e de alto desempenho, as empresas terão que se aprofundar para identificar e abordar os diversos fatores que afetam seus colaboradores e influenciam sua saúde e bem-estar.
Em última análise, isso significa também examinar o papel que a cultura do local de trabalho desempenha na saúde geral dos colaboradores. Sabemos que os fatores sociais desempenham um papel significativo no bem-estar das pessoas.
Para a maioria das empresas, criar uma cultura de saúde e bem-estar não é apenas uma questão de escolher o programa de ginástica certo, introduzir um desafio de equipe ou alterar o menu das refeições, mas sim incorporar esse objetivo à essência da organização.
É sobre o que a organização faz e sobre quem ela é. O que a organização defende, qual é a sua missão e como expressa sua abordagem na questão dos cuidados com seus colaboradores.
Fazer uma mudança cultural para uma que apoia a saúde e o bem-estar é uma mudança significativa, mas pode proporcionar benefícios mensuráveis rapidamente.
Como Mudar A Cultura Do Bem-estar
O primeiro passo que as organizações podem dar para iniciar a mudança de cultura é garantir que a saúde e o bem-estar façam parte de seus valores corporativos e que esses valores sejam claramente definidos e expressos.
Isso inclui políticas e práticas e é revelado em tudo que a organização faz, de pequeno a grande porte.
O segundo passo é reconhecer que cada organização é um ecossistema único, no qual cada indivíduo desempenha um papel e exerce influência, consciente ou inconscientemente, de forma aberta ou encoberta. Portanto, o valor de se preocupar com os indivíduos é importante.
As pessoas precisam saber que elas são importantes e que você se preocupa com elas como indivíduos, não simplesmente como trabalhadores.
Para otimizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, observe as três prioridades a seguir:
- Reconheça que a saúde e o bem-estar exigem esforço de todos
Saúde e bem-estar prosperam como um esporte coletivo, no qual todos em todos os níveis têm um papel a desempenhar.
Os colaboradores falam sobre saúde e bem-estar como um imperativo pessoal e organizacional essencial em uma cultura de apoio.
As pessoas no topo lideram e se comprometem com a saúde e o bem-estar, de modo que as atividades voltadas a esse objetivo recebem apoio dos principais níveis de gerenciamento, que também modelam os valores.
- Crie condições que permitam que seus colaboradores brilhem
As organizações devem fazer o que for preciso para tornar o ambiente de trabalho atraente. Dessa forma, os colaboradores sentirão prazer em realizar suas atividades, chegando ao final do dia com um sentimento de realização, de que seus esforços contam e que eles são valorizados.
Isso significa promover o senso de autonomia, domínio, controle e importância dos trabalhadores. Perceber que eles são seu ativo mais importante pode fazer toda a diferença. Crie um ambiente saudável e sua equipe poderá florescer.
- Alcance as pessoas onde elas estão
Não force as soluções de bem-estar pré-embaladas. Conheça seus colaboradores e demonstre que você se importa, ajudando-os a tomar medidas para atingir as metas que são importantes para eles.
Pagar por uma academia é ótimo para pessoas que já estão comprometidas em malhar, mas não será interessante a pessoas que não estejam comprometidas ou facilmente motivadas a se exercitar.
Passos Para Criar Uma Cultura De Bem-estar
Há etapas que qualquer organização pode adotar para criar uma cultura de bem-estar e engajamento, minimizar o desgaste e criar condições de produtividade, impacto e / ou lucro.
Defina o que significa bem-estar na sua empresa
Há várias maneiras de abordar como você deseja conceituar o bem-estar em sua empresa. Por exemplo, em um modelo holístico, o bem-estar é composto por quatro aspectos inter-relacionados: físico, mental, emocional e social.
Você pode decidir, com base na cultura, produto ou marca de sua empresa, que você gostaria de defini-lo de uma maneira diferente ou que há certos aspectos de bem-estar que você deseja enfatizar.
Envolva as lideranças
Há uma forte conexão entre bem-estar e engajamento, e isso se aplica tanto aos líderes quanto aos colaboradores.
Por exemplo, os colaboradores podem não estar cientes de todas as oportunidades de bem-estar que uma empresa oferece, mas um líder que as discuta e promove pode incentivar sua equipe a se envolverem em atividades de bem-estar.
Isso provoca um poderoso efeito cascata. Quando os líderes se importam com o bem-estar, os membros da equipe tendem a seguir o mesmo caminho.
Incentive os relacionamentos interpessoais
Isto refere-se à necessidade de se sentir conectado e cuidado pelos outros e está muito ligado às comunicações internas dentro da organização, à cooperação e ao trabalho em equipe, e a todos os relacionamentos internos que os colaboradores formam com colegas próximos, incluindo as lideranças.
Os melhores empregadores reconhecem a necessidade emocional natural das pessoas de se relacionar e construir laços de qualidade com as pessoas ao seu redor.
Equilíbrio trabalho-vida pessoal
Isso envolve respeitar a vida dos colaboradores fora do trabalho, eliminando qualquer possível invasão em suas vidas privadas.
Inclui o gerenciamento de comunicações por e-mail enviadas a computadores pessoais ou dispositivos móveis.
A Importância Da Cultura Do Bem-estar
A cultura da empresa é parte integrante do negócio. Afeta todos os aspectos de uma organização. Sem uma cultura corporativa positiva, muitos colaboradores se esforçarão para encontrar o valor real em seu trabalho, e isso leva a uma variedade de consequências negativas para o seu resultado final.
Embora possa parecer senso comum que uma saúde e um bem-estar melhores tornem as pessoas mais felizes e concentradas, no local de trabalho muitas vezes são apenas fatos e números que contam.
Felizmente, já existem centenas de estudos que mostram como os programas de bem-estar no local de trabalho que promovem estilos de vida mais saudáveis e consideram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são tão benéficos para os negócios quanto para os próprios colaboradores.
Não é de surpreender que os colaboradores mais saudáveis e felizes sejam mais produtivos.