Descubra Seus Talentos Ocultos

Desde 1997, a expressão começou a ser usada: a guerra pelo talento, a palavra talento e tudo relacionado a ela se tornou um tópico de tendência no mundo dos recursos humanos.

Mas o que é talento? Embora haja muita informação sobre como recrutá-lo, gerenciá-lo ou mantê-lo, poucos autores ou especialistas nos dizem o que realmente é. Mas tendo como base a literatura de grandes acadêmicos, podemos definir talento sob três aspectos:

  • Natural

Talento como uma habilidade natural. Muitos autores e profissionais de recursos humanos acreditam que o talento é inato. Mas é fato comprovado que o talento em várias habilidades ou competências pode ser aprendido e desenvolvido por meio de avaliações contínuas, feedback, planos de ação e um bom gerenciamento das motivações de cada funcionário. Ainda assim, todos temos habilidades e fraquezas naturais.

  • Alto desempenho

Talento como alto desempenho é o que costumamos associar com os melhores da classe, os fora de série. É o talento entendido como capacidades e rendimentos superiores aos da média, principalmente em áreas específicas.

  • Potencial

O talento potencial é aquele que ainda não se materializou de maneira consolidada, mas a partir da qual existe a possibilidade de se desenvolver. Por meio da avaliação de desempenho, é muito fácil reconhecer proativamente esses recursos futuros para liderar e impulsionar o crescimento profissional.

Cada colaborador tem suas próprias forças e, portanto, pode criar valor agregado para a organização. É por isso que o sucesso organizacional é alcançado quando conseguimos descobrir cada talento e dar valor a cada pessoa que faz parte da equipe, e não apenas às pessoas que mais se destacam.

Como descobrir seus talentos ocultos

Descobrir nossos talentos ocultos pode parecer difícil. Especialmente quando, depois de anos desenvolvendo habilidades técnicas relacionadas à nossa posição ou para alcançar outra, esquecemos o quão bem podemos aprender infinidades de coisas.

Todos nós temos forças que não cultivamos porque não as identificamos ou porque priorizamos outras. Mas trabalhar usando nossos melhores talentos e aqueles de que mais gostamos é o que nos ajudará a trabalhar e viver, com maior motivação e satisfação.

Então, o que fazer para descobrir esses talentos que temos e que não vemos? Essas dicas e perguntas poderão ajudar você:

Pratique a introspecção

Vivemos, especialmente os millennials e sucessores, uma realidade acelerada e hiperconectada que absorve nosso tempo livre e que não nos permite desfrutar de silêncio e pensar.

Quando foi a última vez que você se sentou no sofá sem olhar para o smartphone e continuou pensando conscientemente?

Pensar, pensar, fazer perguntas e até debater conosco mesmos é a maneira mais elementar de nos conhecermos sem depender dos olhos ou gostos dos outros. Nosso número de seguidores não nos define, o que gostamos de fazer e o que fazemos, sim.

Um mini conselho neste conselho: trate-se honestamente, não invente recursos que você não possui ou não deseja adquirir. Por mais que você tenha sido aplaudido quando criança, cantar pode não ser uma habilidade que você possua. Mas talvez você seja bom em dar conselhos a seus amigos, fazer crochê ou ser o líder de sua equipe.

Saia da sua zona de conforto

O ser humano é um especialista em acomodar e aceitar até o que não gosta, mesmo se queixando constantemente.

Como podemos avançar em nossa vida pessoal e profissional se não expandirmos nosso conhecimento e nossos horizontes? Você precisa, pelo menos, dar um passo para fora da sua bolha de vez em quando.

Aprenda coisas novas, melhore suas habilidades, mude sua carreira. Não deixe que o medo o impeça. Fora dessa bolha também existem coisas muito boas.

Mas tenha cuidado! Sair da zona de conforto só faz sentido se houver um significado. Forçar-se a fazer coisas que não vão lhe trazer benefícios, não é necessário.

Identifique seus pontos fortes e fracos

Em que somos bons? No que somos ruins? Atreva-se a fazer uma lista! Faça uma autoavaliação e descreva o que você faz de melhor e de pior. Talvez você seja um prodígio no atendimento ao cliente e em fazer café, mas deixa a desejar na mediação e resolução de conflitos.

Idealmente, em sua organização, são feitas avaliações frequentes para detectar e gerenciar as habilidades de toda a equipe. Isso tornará ainda mais fácil ver qual é o seu verdadeiro talento e reconhecer a melhor maneira de aplicá-lo em seu ambiente de trabalho.

Ouça e pergunte a quem o conhece

A visão das pessoas que nos conhecem melhor é o complemento perfeito para o nosso autoconhecimento. Você já se perguntou por que todos recorrem a você para ajudá-los com a redação de um contrato ou para instalar um dispositivo para eles?

Sua família, amigos e colegas de trabalho estão cientes de quais são seus talentos, mesmo aqueles que você nem conhecia nem valorizava. Escute-os, inclusive quando o que eles têm a dizer não são elogios.

E pergunte. Não tenha medo de perguntar a seus parentes quais eles acham que são seus maiores pontos fortes. Pergunte a todos que você conhece que lhe farão uma avaliação honesta sobre quais são seus talentos.

Peça que eles ignorem seus maus hábitos e peça que compartilhem uma ou duas coisas que eles acham que você tem mais talento. Pergunte a muitas pessoas que o conhecem, mas pergunte sempre individualmente. Compile os resultados e encontrará o seu talento oculto.

Do que você mais gosta?

O que você nunca deixaria de fazer? Qual é a primeira coisa que você faz quando tem tempo livre? Seus talentos podem estar se demonstrando de outras maneiras.

Existem tópicos de revistas dos quais você simplesmente não se cansa? Existem shows que você ama? Sobre o que você não pode parar de falar? Pense nisso. Pode ser ou está relacionado a um de seus talentos naturais.

Componentes chave

Quando você sabe quais são seus talentos, sente-se mais em sintonia com sua vida. Você também pode usar esses talentos para se destacar no mundo dos negócios.

Se você alavancar esses talentos em seu produto ou serviço ou usá-los em rede e fazer conexões de qualidade, o sucesso será um resultado inevitável. Quando você capitaliza em seus talentos, não parece mais um trabalho, apenas uma vivência.

E qualquer coisa que torne os negócios e a vida mais agradáveis certamente será uma coisa boa.

Deixe um comentário

Rolar para cima