Quando ninguém critica você nem elogia, você não terá a menor ideia se está no caminho certo para atingir as metas esperadas.
Os líderes de equipe devem se concentrar em fornecer feedback construtivo para otimizar o trabalho de seus colaboradores, bem como seus próprios esforços.
No entanto, eles devem sempre ser cautelosos, usando apenas informações precisas ao dar feedback. Caso contrário, o relatório pode ser tendencioso ou até pior, completamente falso, causando sérios danos ou levando a mudanças desnecessárias.
Por que o Feedback no Local de Trabalho é Tão Importante
Em primeiro lugar, pelo desenvolvimento dos colaboradores.
O feedback construtivo é uma das melhores coisas que um líder pode dar a seus colaboradores. Eles devem saber se estão fazendo um bom trabalho, atendendo às expectativas e se estão no caminho certo para atingir as metas planejadas. O mesmo se aplica quando as coisas não estão indo tão bem.
Manter os colaboradores informados e conscientes dos erros que cometem é vital para o desenvolvimento deles e de seus negócios.
Além disso, as estatísticas mostram que as pessoas realmente se importam mais com feedback negativo do que com positivo, porque ele muitas vezes parece ser mais genuíno, em função de ser mais difícil de fornecer.
Levando em conta que seus colaboradores realmente se preocupam em realizar um bom trabalho, eles buscam soluções sobre como podem progredir.
Usar os tipos apropriados de feedback é uma das maneiras mais positivas de melhorar o desempenho no trabalho. Os colaboradores querem saber a verdade, querem ser avaliados de maneira construtiva e precisa.
Outro aspecto do feedback é que você pode evitar facilmente o problema do microgerenciamento, que é algo prejudicial para o seu negócio e para a eficiência de seus colaboradores.
Dar feedback regular e espontâneo é sempre benéfico e fornece a você uma maneira de manter sua equipe atualizada.
O feedback também ajudará você a melhorar seu trabalho como líder de equipe. Isso porque, ao avaliar constantemente a eficácia e a qualidade do trabalho de seus colaboradores, você otimiza o fluxo das atividades e usa o recurso certo quando necessário.
Seus colaboradores ficarão agradecidos pelo feedback que você fornecer e seu relacionamento será melhor, impactando positivamente a maneira como seu negócio se desenvolve.
Mas lembre-se, dar feedback construtivo e objetivo é no que você deve focar, e não apenas dar feedback por si só. As informações que você usa devem ser precisas, caso contrário, você pode induzir em erro seus colaboradores e danificar o fluxo de trabalho.
Além disso, esteja ciente de que é importante usar um tipo adequado de feedback em relação à situação específica. Desta forma, o feedback que você fornecer será preciso e significativo.
Dicas Essenciais Para Feedback 360 Efetivo
O feedback de 360 graus permite que cada indivíduo entenda como sua eficácia como colaborador, colega de trabalho ou membro da equipe é vista pelos outros.
Os processos de feedback de 360 graus mais eficazes fornecem feedback baseado em comportamentos que outros colaboradores podem ver.
O feedback fornece insights sobre as habilidades e os comportamentos desejados na organização para cumprir a missão, a visão e os objetivos e viver os valores.
O feedback é firmemente plantado em comportamentos necessários para exceder as expectativas do cliente.
As pessoas escolhidas como avaliadores ou provedores de feedback são frequentemente selecionadas em um processo compartilhado pela organização e pelo colaborador. São pessoas que geralmente interagem rotineiramente com a pessoa que está recebendo feedback.
O objetivo do feedback de 360 graus é ajudar cada indivíduo a entender seus pontos fortes e fracos e contribuir com informações sobre aspectos de seu trabalho que necessitam de desenvolvimento profissional.
Os líderes de RH sabem que precisam desenvolver colaboradores melhores. Eles também sabem que, para alcançar o sucesso, esses mesmos colaboradores precisam ouvir o feedback construtivo das pessoas que lideram, de seus pares e de seus líderes.
Mas, muitas vezes, vemos programas de feedback 360 mal projetados e com muitas falhas. As melhores organizações usam algumas práticas para tornar seu programa de feedback 360 realmente efetivo, tais como:
Inclua todos
Todos em sua organização, até mesmo suas contratações mais recentes, precisam do feedback holístico. Ao incluir todos os colaboradores, você dá a eles o sentido de propriedade no local de trabalho e um passo significativo na direção de construir uma cultura de feedback.
Comunique-se com antecedência
Prepare sua organização para o futuro programa de feedback 360, comunicando-se proativamente com as partes interessadas.
Todos os colaboradores devem conhecer o propósito, o tempo e as expectativas que acompanham um 360. Lembre a todos que você valoriza a opinião deles e usará as informações para desenvolver colaboradores mais fortes para a sua organização.
Desvincule do desempenho
Os melhores programas de feedback 360 são usados para crescimento e desenvolvimento, não para gerenciamento de desempenho.
Os colaboradores estão mais abertos ao feedback e mais propensos a melhorar seu comportamento, quando sabem que o feedback não afetará sua próxima promoção ou aumento de salário.
Conecte-se ao que importa
As perguntas certas são a base para coletar o feedback 360 da maneira certa. Certifique-se de que as perguntas que você faz estão enraizadas no que é mais importante para seus colaboradores.
Com muita frequência, as organizações fazem mais de 90 perguntas baseadas em competências sobre qualquer assunto em que possam pensar, chegando ao ponto de não fazer nenhum sentido. Garanta que as perguntas feitas ajudem seus colaboradores a desenvolver as habilidades necessárias.
Treine como dar e receber feedback
Dar e receber feedback não é algo com que estejamos acostumados. Isso requer prática. Apoie seus colaboradores e líderes com dicas e práticas recomendadas.
Utilize feedback atribuído
Os programas de feedback 360 falham quando o feedback é sempre anônimo. Ao incorporar cadências de feedback simples e atribuídos ao longo do ano, as organizações criam oportunidades para discussões construtivas.
Quando um colaborador recebe um feedback atribuído, ele pode acompanhar os comentários, solicitar esclarecimentos ou solicitar mais contexto.
Acompanhamento
Depois que um ciclo de feedback 360 é concluído, é essencial responsabilizar seus colaboradores pelo desenvolvimento deles. Você pode utilizar algumas maneiras simples para isso, como:
- Agende um encontro com suas lideranças para discutir o feedback. Procure por áreas de força e oportunidade;
- Crie uma meta de desenvolvimento pessoal que possa ser alcançada nos próximos 90 dias;
- Incentive os colaboradores a compartilhar feedback de alto nível com sua equipe.
Usando essas dicas, sua organização pode se sentir confiante de que o seu programa de feedback 360 será bem-sucedido.