Diferentes Estilos De Liderança E Como Utilizá-los

Existem alguns estilos de liderança diferentes que você deve conhecer. A principal premissa é que não é nem QI, nem habilidades que fazem um grande líder.

O segredo para uma grande liderança é um alto nível de inteligência emocional.

Obviamente, há mais de uma maneira correta de liderar um grupo de pessoas e, embora determinados estilos de liderança possam ser mais calorosamente recebidos do que outros, escolher o estilo ideal depende das circunstâncias, da sua personalidade e do estado de sua equipe.

O que é importante ter em mente é que não há uma abordagem perfeita para a liderança. Na verdade, você provavelmente acabará usando todos os modelos eventualmente.

Você irá alternar entre eles à medida que você for decidindo sobre o melhor estilo a ser empregado, de acordo com a situação que se apresentar.

Definição de Estilos de Liderança

Os estilos de liderança referem-se aos comportamentos que os líderes usam para interagir com seus colaboradores. Abrange tudo, incluindo como eles motivam, dão instruções, atingem metas e fortalecem sua equipe.

É importante que, como líder, você também capacite seus colaboradores a se tornarem grandes líderes. Eles devem entender que um líder não precisa estar em uma posição de autoridade para causar impacto.

Diferentes Estilos de Liderança

Lembre-se: Permitir e incentivar que seus colaboradores também se tornem líderes criará um ambiente mais autônomo e produtivo para sua equipe. Conheça alguns estilos.

Liderança Visionária

O líder visionário leva as pessoas para uma visão compartilhada. Não é sobre como chegar lá, é sobre fazer com que seu time entenda onde você quer ir. Esse estilo funciona melhor nos momentos em que uma nova direção é necessária.

O que é ótimo sobre esse estilo é que ele promove autonomia e permite que as pessoas inovem e experimentem para atingir uma meta.

O fracasso é aceito e os colaboradores podem se sentir à vontade tentando novas coisas que ajudarão a levar a missão adiante.

Muitas organizações não têm uma missão clara, o que muitas vezes pode levar os colaboradores a sentirem-se desmotivados. É por isso que é tão importante ter uma missão ou um porquê por trás do que você está fazendo.

  • Dicas para se tornar um líder visionário

Seja ousado. Não tenha medo de experimentar coisas novas. Fique bem com a perspectiva de fracasso. Crie um objetivo ambicioso em que toda a equipe possa se concentrar.

Quando estiver prestes a começar uma nova tarefa, pergunte a si mesmo se ela ajudará você a atingir suas metas.

Você não precisa inventar todas as respostas sozinho. Solicitar ajuda de sua equipe não incentivará apenas uma maior diversidade de ideias, mas também capacitará seu grupo para as próximas etapas necessárias a dar vida a essas ideias. Também permitirá que eles se tornem visionários.

Liderança Coaching

Esse estilo de liderança, como o próprio nome sugere, tem tudo a ver com treinar colaboradores para melhorar no que fazem.

As reuniões de check-in entre o líder e um membro da equipe são onde este estilo de liderança de coaching prospera.

No entanto, existe uma diferença entre o microgerenciamento e o coaching. Como gerente, seu objetivo é ajudá-los a evoluir em seu papel, a desafiá-los para que possam superar a si mesmos, dando-lhes as ferramentas, os conselhos e o suporte de que precisam para ter sucesso.

Liderança de coaching não é ditar o que uma pessoa deve fazer em cada passo do caminho, mas sim orientá-los para uma versão melhorada de si mesmos, para que possam contribuir melhor para a equipe, ao mesmo tempo em que atendem aos seus próprios objetivos pessoais.

Um dos maiores erros que os líderes cometem com esse estilo é se concentrar em melhorar os pontos fracos de seus funcionários. Como líder, se você deseja obter os melhores resultados de sua equipe, precisa se concentrar em seus pontos fortes.

  • Dicas para se tornar um líder de treinamento

Faça o check-in frequente com cada membro da sua equipe e reserve um tempo para orientá-los. Não importa o quanto você esteja ocupado, se você é um líder estilo coaching, é necessário capacitar cada um de seus colaboradores para que eles a melhor versão de si mesmos.

Tente agendar reuniões individuais mensais, onde você poderá perguntar sobre seus desafios e melhorar seus pontos fortes.

Liderança Afiliativa

Os gestores com esse estilo de liderança agem como afiliados, estabelecendo conexões em toda a organização.

Seu foco é criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, onde todos saibam e trabalhem bem uns com os outros.

Muitas vezes, os colaboradores terão divergências entre si e podem não gostar de todos os seus colegas de trabalho, mas esse estilo de liderança visa corrigir tudo isso.

Se a confiança é quebrada em uma organização, um líder afiliativo é a pessoa perfeita para consertar essas falhas.

  • Dicas para se tornar um líder afiliativo

Construa uma cultura de reconhecimento em sua equipe. Com o tempo, isso reunirá todos os membros do grupo e ajudará a desenvolver esses relacionamentos.

Caso contrário, as atividades regulares de formação de equipes são uma ótima maneira de aproximar o grupo.

Incentive conversas difíceis em sua equipe. Nem sempre será perfeito, e é perfeitamente normal ter desafios e divergências entre os colaboradores. A chave é incentivar a vulnerabilidade e conversas reais.

Liderança Democrática

Um estilo de liderança democrática é a criação de alinhamento de grupo para um resultado.

Esse estilo de liderança é melhor usado quando você, como líder, não tem 100% de certeza sobre qual direção tomar e deseja obter a sabedoria da multidão para ajudá-lo a decidir.

Essa abordagem pode ser extremamente poderosa quando você precisa tomar grandes decisões, planejar estratégias futuras ou mesmo fazer escolhas estratégicas que possam afetar o futuro do negócio.

O conhecimento da inteligência coletiva é sempre maior que o conhecimento de uma pessoa sozinha.

  • Dicas para se tornar um líder democrata

Aprenda a confiar em seus colaboradores e trabalhe em suas habilidades de comunicação para poder discutir ideias com todos da equipe. Um líder democrático dá a todos na equipe uma palavra igual na tomada de decisão.

Sugira algumas ideias para estimular a conversa e um plano de jogo sobre como você deseja coletar as opiniões de todos os envolvidos. Talvez sugira uma sessão de brainstorming ou uma pesquisa com perguntas qualitativas.

Considere todas as ideias apresentadas e compartilhe seus pensamentos com a equipe. É importante que eles saibam que você gastou tempo considerando cada ideia enviada.

Quer você siga em frente ou não, é importante reconhecer que eles dedicaram tempo para pensar sobre as possibilidades e os desafios.

Liderança de Posicionamento

Este líder define o ritmo, define metas que espera serem alcançadas, não importa o que aconteça. Ele exige muito do seu pessoal.

Esse estilo de liderança tem o potencial de ser prejudicial para sua equipe, portanto, você precisa ser extremamente cuidadoso ao usar essa abordagem.

Às vezes, você pode precisar esperar muito da sua equipe, seja devido à empresa passar por desafios que o forçam a ser mais exigente para atingir os objetivos ou por qualquer outro motivo.

O ideal é equilibrar esse estilo com reconhecimento. Você precisa fazer com que sua equipe perceba que, embora esteja pedindo muito do grupo e isso pode ser difícil, também é apenas temporário.

  • Dicas para se tornar um líder de posicionamento

Reconheça os esforços dos colaboradores, tanto individual como coletivamente. Isso pode ser um grande motivador.

Certifique-se de dizer à sua equipe que as expectativas são temporárias e que, como grupo, é o momento ideal para se unir. No final, apenas criará laços mais fortes entre os colaboradores.

Compartilhe os resultados de seus esforços com o grande grupo. Ser capaz de ver o impacto de seus esforços em toda a organização pode ser uma ferramenta muito poderosa.

Liderança Comandante

O líder comandante lidera com medo.

Esses líderes costumam parecer frios e sem emoção. Na maioria das vezes, esse estilo tem efeitos extremamente negativos sobre a cultura da empresa e é altamente ineficaz.

Este estilo deve ser usado somente quando em situações de crise. Mas mesmo assim, provavelmente não é a melhor abordagem a ser adotada. Geralmente, é recomendável evitar o uso desse estilo, a menos que você esteja no exército.

  • Como evitar ser um líder comandante

Não ordene a sua equipe. Em vez disso, inspire a participação e explique claramente o retrato completo da situação. Eles entenderão o que precisa ser feito.

Certifique-se de comunicar que é apenas uma situação temporária, e sua equipe precisará esperar pela passagem da tempestade.


De tudo que foi visto, podemos concluir que não existe um estilo de liderança perfeito. Você precisará alternar entre eles de acordo com a situação.

Você não precisa fazer tudo sozinho. Não é porque você é o líder que tudo cai em você. Peça ajuda à equipe.

Permita que seus colaboradores também se tornem líderes. Um líder nem sempre significa um gestor. É importante que um líder também desenvolva sua inteligência emocional.

Um líder eficaz é alguém que pode se comunicar de forma racional, conectar-se relacionalmente, gerenciar e liderar de forma direcional e estratégica.

Líderes eficazes demonstram não apenas o QI, mas o QE – eles compartilham conhecimento e informações, mas compreendem a emoção e a conexão.

 

Deixe um comentário

Rolar para cima