A educação corporativa para muitos é sinônimo de treinamento empresarial. No entanto, quando usamos esse termo, estamos falando de algo que vai além dos cursos de treinamento para colaboradores.
A educação corporativa consiste em um projeto de capacitação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizado contínuo, proporcionando a aquisição de novas competências atreladas a estratégias de negócios.
É uma estratégia para desenvolver e educar colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir o propósito da organização.
Sendo assim, ao criar um programa de educação corporativa, as empresas estão interessadas em resultados mais complexos e significativos do que apenas orientar o colaborador para realizar uma determinada tarefa.
Trata-se de articular competências individuais no contexto mais amplo da empresa, buscando resultados como inovação e aumento da competitividade.
Recentemente, as empresas perceberam a importância de investir em educação corporativa, porque é muito mais eficaz do que pagar por um treinamento externo ou buscar um novo profissional no mercado.
Esta prática aplicada por uma organização, promove o desenvolvimento e a retenção do capital intelectual dos colaboradores, dando-lhes a oportunidade de melhorar sua formação e, consequentemente, sua carreira.
A educação corporativa é um processo contínuo, portanto diferente do treinamento interno, que se caracteriza por ações isoladas para resolverem apenas problemas específicos enfrentados por uma empresa, não garantindo a continuidade do processo de aprendizagem.
A Importância da Educação Corporativa Para A Empresa
Quando uma empresa entende a importância da educação e a aplica a seus colaboradores com bom planejamento, eles percebem o valor dessa iniciativa.
Essa estratégia organizacional pode ajudar a reduzir as taxas de rotatividade, pois os trabalhadores percebem de forma concreta a sua importância.
Isso influenciará não apenas o aumento de produtividade, mas também uma melhoria na qualidade do serviço que o profissional oferece.
Com a educação corporativa, a empresa capacita sua força de trabalho não apenas para executar uma tarefa, mas desenvolve suas habilidades para que haja maior eficiência na tomada de decisões, resolução mais rápida de tarefas e melhoria potencial na comunicação interna.
Entre as muitas vantagens que uma equipe bem preparada traz para a empresa, podemos destacar o seguinte:
- Aumento de produtividade;
- Incentivo à inovação;
- Melhoria do ambiente de negócios;
- Redução da rotatividade.
Dessa forma, a educação corporativa oferece benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador, que se sente estimulado e valorizado, com potencial de crescimento profissional.
Tendências em Educação Corporativa
Tem havido muita discussão sobre o impacto da tecnologia nos mundo empresarial. As ferramentas digitais melhoram a produção de negócios, além de auxiliar o gerenciamento e a liderança na tomada de decisões com base em dados concretos.
Por outro lado, a tecnologia faz a diferença em um ponto essencial para o sucesso de qualquer empresa: a qualificação dos colaboradores.
Conheça as principais tendências em educação corporativa e as ferramentas que você pode usar para melhorar as competências de sua equipe e o ambiente de trabalho como um todo.
Educação Corporativa On-line
A educação on-line já foi uma simples tendência, mas atualmente ela é uma realidade. Apenas no ensino superior, existe uma infinidade de cursos disponíveis e agora também está sendo explorada em outras esferas da educação, incluindo negócios.
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade de aprender on-line e facilitaram a implementação de uma infraestrutura educacional nas empresas.
Nesta modalidade a qualificação dos colaboradores é realizada em menor tempo e com custos reduzidos, ressaltando que a economia de tempo pode chegar a 50%, e custar até 60% menos, em relação aos cursos presenciais.
Com o uso de ferramentas tecnológicas, o trabalhador pode aprender através de videoconferências, cursos ministrados pela Internet ou até mesmo pela Intranet da empresa.
Isso possibilita manter a rotina de trabalho, já que os trabalhadores podem fazer as aulas no momento mais apropriado.
Outro fator que significa economia de custos para a empresa é o fato de que, em muitos casos, as próprias lideranças podem preparar e ministrar os conteúdos, não havendo necessidade de contratar profissionais de fora.
Aprendizagem móvel
O Brasil milhões de usuários de smartphones. A esmagadora maioria dos trabalhadores acessa a Internet em seus telefones. Portanto, faz todo o sentido usar esse dispositivo como um aliado para a educação corporativa.
O aprendizado móvel usa aplicativos para auxiliar na educação profissional. Pode incluir palestras em vídeo, e-books, ou até mesmo testes educacionais e jogos para incentivar os colaboradores a aprender de forma simplificada.
A grande vantagem do aprendizado móvel é oferecer conveniência e privacidade aos usuários, que podem participar de cursos em todos os lugares, desde que estejam armazenados em seus dispositivos.
Além disso, esse tipo de estratégia pode ser combinada com o microlearning. Nesse caso, o colaborador participa de pequenos treinamentos diários por celular, seja assistindo a um vídeo curto ou fazendo atividades que exigem apenas alguns minutos de atenção. Então, o aprendizado se torna cada vez mais fácil.
Treinamento personalizado
A maioria das tendências em educação corporativa tem um fator comum: personalização. Geralmente, o treinamento interno costumava ser projetado para uma transmissão em massa, para equipes inteiras ou para toda a empresa.
Mas cada colaborador tem potencial específico e pontos fortes e fracos, além de ser mais afetado por diferentes tipos de educação. Personalização é necessária.
Por meio de customização, os treinamentos são otimizados para que eles possam ajudar cada trabalhador em pontos mais importantes.
Uma dica para iniciar este processo é pesquisar as habilidades dos membros da equipe para traçar caminhos de aprendizagem específicos para cada um.
Além disso, a personalização proporciona autonomia aos profissionais, para que eles possam buscar cursos consistentes com seu plano de carreira.
Gamification
Inserir a lógica dos jogos na educação corporativa é uma tendência que está atraindo muita atenção. A ideia é transformar o aprendizado em um processo mais leve e mais envolvente, sem perder o foco nos resultados de longo prazo.
As empresas podem criar jogos ou adaptá-los de acordo com seus requisitos internos e é importante notar que o gamification não está estritamente confinado ao ambiente digital.
Além disso, é possível promover treinamentos presenciais mais atraentes, explorando preocupações como trabalho em equipe e criatividade, ou momentos de simulações de crise que permitem a construção de estratégias para situações reais em um ambiente controlado
Aprendizagem híbrida
A estrutura de uma sala de aula é mais do que conhecida. Nesse contexto, um professor é responsável por compartilhar conhecimento com os alunos.
Mas e se os estudantes também fossem recursos de informação e experiência? No aprendizado híbrido, os colaboradores recebem o material da turma com antecedência, que também pode ser feito por meio de aplicativos, e o estudam para compartilhar o que aprenderam com os colegas.
A ideia é tornar o ambiente de treinamento e aprendizagem mais equilibrado, ao mesmo tempo em que estimula a autonomia profissional.
Além disso, o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre colegas é bom para fortalecer o espírito de equipe e ajudar a melhorar o ambiente de trabalho.
Aprendizado contínuo
Nós nunca tivemos tanto acesso à informação. Portanto, nunca foi tão óbvio que a educação, tanto pessoal quanto profissional, requer um esforço contínuo.
Além do conhecimento acumulado através da educação, vivemos em um momento onde novas tecnologias e métodos surgem em um ritmo acelerado.
A educação contínua propõe manter constantemente as qualificações para o trabalho. Os colaboradores recebem treinamento interno e buscam qualificação em instituições externas, que podem ser apoiadas pela empresa, além de manterem seus olhos sempre abertos para novos conteúdos na Internet, seja em sites especializados ou em mídias sociais.