A comunicação – especialmente daqueles em posições de liderança – pode fazer ou quebrar os laços de um colaborador com uma organização.
Cada interação que você tem com seus colaboradores, seja uma reunião individual ou um evento de grupo, apresenta uma oportunidade de aumentar o envolvimento com o diálogo estratégico.
Há muitos benefícios em ser um comunicador forte no local de trabalho, que inclui quebrar barreiras, desenvolver relacionamentos positivos e unir as pessoas para trabalhar em direção a uma visão compartilhada.
Estratégias De Engajamento Pela Comunicação
Embora habilidades de comunicação refinadas requeiram dedicação e experiência, existem atalhos que você pode tomar para aumentar seus resultados quase que imediatamente.
A lista a seguir apresenta algumas estratégias que você pode executar no local de trabalho para extrair comentários valiosos, criar confiança e, finalmente, inspirar sua equipe.
Questões abertas
A maioria de nós já ouviu falar do valor que pode ser obtido por meio de perguntas abertas, mas elas geralmente são executadas incorretamente.
Esses tipos de perguntas são uma ótima ferramenta para que seus colaboradores se abram, tenham uma perspectiva mais completa de seus objetivos e necessidades e criem confiança e encorajem a naturalidade na comunicação.
Então, como podemos transformar qualquer questão em uma pergunta aberta?
Uma maneira de conseguir isso é seguir uma pergunta fechada com uma solicitação adicional. Por exemplo, se você perguntasse a um colaborador: “Você acha que esse projeto foi uma experiência benéfica?”, Você poderia acrescentar “Se sim, me diga como isso afetou você”. Veja alguns exemplos de perguntas abertas:
- Poderia explicar melhor sua reação ao que acabamos de discutir?
- Quais são seus pensamentos sobre este assunto?
- Poderia me dizer sua opinião sobre os itens apresentados na reunião?
- Como você visualiza isso acontecendo?
- Quais são os desafios atuais que você está enfrentando?
O poder da validação
O desejo de validação é comum dentro e fora do local de trabalho. É essencialmente um feedback que diz aos outros o que você está vendo, ouvindo, pensando, etc.
Uma das razões pelas quais a recompensa e o reconhecimento são motivadores eficazes é porque eles preenchem nossa necessidade de validação.
Quando se trata de comunicação, você pode facilmente fazer seus colaboradores se sentirem respeitados e valorizados, demonstrando que você ouve e entende a perspectiva deles.
Você pode fazer isso reformulando o que acabou de ouvir e pedindo a confirmação.
Veja um exemplo de como executar essa técnica:
- Líder
Estou ciente de que você acha que não tem os recursos necessários para realizar com eficiência suas obrigações no trabalho. Isso está correto?
- Colaborador
Sim, acho que preciso de um tipo diferente de software para atingir minhas metas na equipe.
- Líder
Eu posso ver por que isso impede você de atingir suas metas. Veremos algumas opções para corrigir esse problema.
Se o colaborador discordar, isso dará a ele a oportunidade de elaborar e explicar onde o líder os entendeu mal. Também valida seus sentimentos e demonstra que seu líder está disposto a trabalhar com ele para ajudá-lo a ter sucesso.
O check-in
Quando você apresenta novas ideias ou tarefas para sua equipe, é fundamental testar seu conhecimento e garantir que todos estejam na mesma página.
Mesmo se você acredita que o conhecimento de todos é igual ao seu, fazer o check-in e pedir feedback geralmente é uma boa prática. Se um dos membros da sua equipe estiver um pouco perdido, é possível que eles peçam esclarecimentos, mas isso nem sempre acontece.
Para evitar os problemas que surgem de mal-entendidos, os bons líderes fazem apresentações e reuniões de forma bilateral para uma compreensão e engajamento mais profundos.
A principal coisa a evitar com o check-in é, sem querer, fazer com que seu público se sinta condescendente. Fique longe de perguntas como “você entende o que eu estou dizendo?”
E fique com perguntas amplas como “você tem alguma dúvida?” Ou “você gostaria de me abordar sobre qualquer coisa?”
Concentrando-se em clareza e diálogo equilibrado é uma maneira eficaz de garantir que sua equipe entenda o que você está pedindo e possa iniciar discussões com confiança sobre a sua apresentação.
Perguntas fechadas
Já examinamos os benefícios da substituição de perguntas fechadas por questões abertas acima, mas elas podem ser úteis se forem usadas no contexto certo.
Se você estiver tentando extrair detalhes específicos dos membros de sua equipe e tiver tempo limitado ou precisar evitar as tangentes, as perguntas fechadas serão uma boa opção.
Quando você estiver procurando respostas sólidas, use os exemplos abaixo para orientar a estrutura de suas perguntas:
- “Em que data posso esperar que este projeto seja concluído?”
- “Quanto você acredita que este projeto vai custar?”
- “_____ ainda está no topo da sua agenda?”
- “Você gostaria de adicionar outro membro ao seu departamento?”
- “Posso contar com você para lidar com a transição?”
- “Você já gerenciou projetos como este no passado?”
Embora esses tipos de perguntas não ofereçam tanta informação quanto suas contrapartes abertas, elas são uma boa maneira de obter rapidamente as respostas de que você precisa.
No entanto, convém lembrar que muitas dessas perguntas podem fazer com que seus colaboradores sintam que estão sendo interrogados. Portanto, use-as com sabedoria.
Tocando na empatia
Embora a empatia e a simpatia sejam frequentemente confundidas, elas não devem ser usadas de forma intercambiável. Empatia envolve entender e compartilhar os sentimentos do outro.
Quando você está tentando demonstrar empatia, é muito importante evitar suposições e fazer perguntas importantes.
Em vez disso, use perguntas abertas para saber mais sobre a experiência do colaborador e suspender o julgamento ao refletir sobre como isso o afeta em um nível emocional.
Você também pode usar a escuta ativa para mostrar a ele que você está ouvindo e entendendo o que estão transmitindo para você.
Alguns dos principais benefícios de demonstrar empatia com seus colaboradores incluem redução de conflito e negatividade, relacionamentos fortalecidos e a capacidade de inspirar e motivar sua equipe.
Para aproveitar a empatia, você precisa realmente ouvir o que a pessoa está dizendo, imagine sua experiência e perspectiva, responda com a emoção apropriada e ceda à vulnerabilidade necessária.
A força da vulnerabilidade
Quando foi a última vez que você pediu ajuda?
Isso pode ser difícil para muitas pessoas, especialmente para aqueles em posições de liderança. Pedir ajuda é frequentemente associado com fraqueza ou incompetência e, portanto, é evitado a todo custo.
Isto é um erro.
Quando você solicita assistência de outras pessoas e expõe sua vulnerabilidade, isso é realmente um sinal de força e confiança.
Também oferece o benefício adicional de colocar os outros à vontade ao seu redor e dar a eles a oportunidade de compartilhar seus dons e talentos.
Dê aos membros de sua equipe a chance de brilhar, ocasionalmente, pedindo ajuda. Há força em ser vulnerável é um elemento crítico necessário para a conexão com os outros.
Comunicação não verbal
Os elementos não-verbais da nossa comunicação também podem ter um grande impacto sobre nossas interações.
Seu tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal desempenham um papel no processo de comunicação e muitos de nós nem sequer os conhecemos.
Há muitas maneiras diferentes de você usar esse tipo de comunicação para melhorar seus relacionamentos no local de trabalho. Conheça algumas táticas que você pode começar a usar imediatamente.
Aberto vs. Fechado
Em um esforço para nos proteger, é comum se envolver em comportamentos de bloqueio. Isso pode incluir cruzar nossos braços ou pernas, segurar objetos na frente de nossos corpos ou até mesmo mover objetos entre nós e a pessoa com quem estamos falando.
Mesmo que isso possa parecer mais confortável, pode nos fazer parecer defensivos ou fechados. Fazer um esforço consciente para reduzir esses tipos de comportamentos é uma maneira poderosa de mudar positivamente a dinâmica em suas interações.
O ângulo direito
Pense em um momento em que uma pessoa ou um evento realmente chamou sua atenção. É provável que você tenha mostrado inconscientemente esse interesse virando a cabeça e o resto do corpo para encará-los e focalizando seu olhar neles atentamente.
Se você quiser aumentar os sentimentos de engajamento durante uma conversa, concentre-se em encarar completamente a pessoa com quem está falando para mostrar a ela que está interessado no que ela está compartilhando com você.
Use sua cabeça
Ao se deparar com a pessoa com quem você está falando, tente usar a inclinação da cabeça quando apropriado.
Levantar ligeiramente a cabeça para o lado enquanto ouve é uma forma pequena, mas eficaz, de mostrar à outra pessoa que está prestando atenção.
Se você precisar dar notícias desagradáveis, use a inclinação da cabeça quando estiver falando para suavizar a mensagem que está transmitindo.
Essa técnica sutil é uma ferramenta poderosa, mas muitas vezes subutilizada, para uma comunicação eficaz. Os benefícios das habilidades avançadas de comunicação são de longo alcance e são essenciais para o envolvimento dos colaboradores.
Pequenas coisas como demonstrar gratidão, aproveitar o tempo para realmente ouvir e até mesmo falar os nomes de seus colaboradores podem fazer uma enorme diferença.
As estratégias de comunicação descritas acima podem ser aplicados imediatamente para experimentar os benefícios das melhores relações de trabalho e engajamento dos colaboradores.