Tornar seus colaboradores mais satisfeitos com o trabalho é surpreendentemente fácil se você realmente se preocupa com o bem-estar deles.
Depois de anos e anos de pesquisa sobre o engajamento e empresas investindo muito tentando melhorá-lo, o panorama não mudou muito.
Por quê?
Houve centenas, se não milhares, de artigos com dicas e truques para aumentar a satisfação no trabalho, mas os colaboradores não estão muito mais felizes agora do que há 15 anos.
As coisas que os tornam engajados são fáceis de fazer e, na maioria das vezes, gratuitas. É obviamente mais fácil dizer do que fazer, porque, de acordo com pesquisas, apenas 13% das pessoas estão satisfeitas no trabalho, em todo o mundo.
Mesmo que os níveis de engajamento aumentem um pouco a cada ano, há apenas pequenas elevações ocorrendo. É necessário uma abordagem mais ousada para obter números mais altos.
Na raiz de tudo isso está a confiança. É o aspecto mais importante, porque todas as outras coisas que você fará se originam disso. Você não pode dar autonomia, flexibilidade ou responsabilidade a alguém se não confiar na pessoa.
Uma das melhores coisas que você pode fazer como líder é aumentar sua inteligência emocional. Ao fazer isso, você começará a ter mais empatia, compaixão e gratidão geral por sua equipe.
Neste artigo, você conhecerá sugestões de atitudes simples, mas comprovadas, que você poderá adotar para aumentar a satisfação dos seus colaboradores.
Seja Realista Com Suas Expectativas
Geralmente, a razão de muito estresse, ansiedade e frustração que os colaboradores sentem são as expectativas irrealistas da organização.
Como líder, é sua responsabilidade garantir que eles não se sintam sobrecarregados. Eles provavelmente não terão coragem de abordar isso como um problema.
Pode ser difícil para você, dependendo de quais são os objetivos da organização, mas, mais do que qualquer coisa, você deve ter discussões abertas e honestas com sua equipe para ver se as expectativas são muito altas.
Tente o seu melhor para remover esse medo e deixe claro que eles podem mencionar isso como um problema.
Reconheça O Bom Trabalho
Reconhecer seus colaboradores é uma das maneiras mais fáceis e econômicas de aumentar a satisfação deles. A única coisa que requer de você é ter mais consciência do que está acontecendo ao seu redor.
Voltando ao que mencionamos anteriormente, aumentar sua inteligência emocional o ajudará a se tornar mais consciente e apreciativo do que sua equipe está fazendo.
A maioria dos colaboradores acredita que não recebe elogios suficientes. Esta é uma enorme oportunidade para os líderes se posicionarem e deixarem os colaboradores orgulhosos de seu trabalho.
Existem muitas ferramentas para ajudá-lo com reconhecimento. Pode ser algo muito simples como colocar seu elogio em um mural público.
Foco No Longo Prazo
Pensamentos de curto prazo ou procurando por aqueles ganhos rápidos não são apenas ruins para os negócios, mas podem ser incrivelmente frustrantes para os colaboradores.
Para que eles se motivem, precisam ter a mesma visão de longo prazo que a equipe de liderança possui. Isso significa ter uma missão e valores fundamentais aos quais você adere, porque a missão de longo prazo pode deixar os colaboradores empolgados.
Peça a eles para pensarem onde eles vêem a organização daqui a 10 anos? Quando eles começarem a pensar nessas respostas, discuta-as em equipe e você verá como isso pode ser motivador.
Mais Comunicação
Lembre-se, não existe comunicação demais. Além disso, a falta de comunicação é uma fonte de muita frustração no local de trabalho.
Conhecimento é poder, então não há razão para que você não queira capacitar seus colaboradores com o máximo de informação possível.
Trabalhe na criação de uma cultura de comunicação aberta e honesta. Essa sensação de segurança e estar confortável em dizer o que você quiser para qualquer um em sua equipe é um componente essencial para o sucesso do grupo.
Cuidar Do Bem-estar
Mostrar aos colaboradores que você genuinamente se preocupa com o bem-estar deles é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a satisfação no trabalho.
Há dois aspectos para isso: bem-estar mental e bem-estar físico.
O bem-estar mental é muitas vezes esquecido, mas é vital que as organizações se concentrem nisso. Administre uma empresa calma que remova muito do estresse, ansiedade e medo de suas vidas e você verá o quanto de retorno irá receber.
Seja flexível com o cronograma da sua equipe, mostre que você confia neles e verifique com frequência com eles para ver como você pode ajudar.
O bem-estar físico é relativamente barato para você se concentrar e pode ter benefícios poderosos. Oferecer para subsidiar as afiliações de academia ou ajudar os colaboradores a praticar atividades esportivas é uma ótima maneira de mostrar a eles que você se importa.
Ofereça Oportunidades De Aprendizado
O crescimento pessoal é sem dúvida um dos aspectos mais importantes do engajamento.
Quando os colaboradores deixam de aprender, eles se estabilizam e ficam entediados, eventualmente buscando estímulos em outros lugares. Você pode evitar isso implementando programas para aprendizado contínuo.
Felizmente algumas empresas já utilizam essa estratégia, subsidiando cursos de aperfeiçoamento, mostrando que valorizam o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.
Só não espere que seus colaboradores trabalhem 60 horas por semana e ainda queiram receber algum treinamento. Portanto, abra espaço no período de trabalho para esse aprendizado.
Dar Feedback Frequente
Pode ser difícil e a maioria dos líderes evita dar feedback a sua equipe, mas os colaboradores esperam por isso.
Eles querem feedback e não são tão sensíveis quanto você imagina. Não há necessidade de ser rude com seus comentários, mas se você for sincero e honesto, eles lhe respeitarão mais ainda por isso.
Reserve tempo para um feedback regular, agendando reuniões individuais uma vez por mês com cada membro de sua equipe e crie mais oportunidades informais de conversação.
Medir O Engajamento Com Frequência
Mostrar aos colaboradores que você se importa com os níveis de engajamento no trabalho é uma ótima maneira de aumentar a satisfação.
Independente do modelo de pesquisa que você utiliza, a chave é fazê-lo com frequência.
A prática de realizar apenas pesquisas anuais está ultrapassada. Você precisa adotar uma abordagem muito mais ágil para melhorar a cultura da sua empresa.
Não Se Concentre Muito Em Vantagens
Especialistas no assunto afirmam que as regalias não importam tanto assim, pois elas não provaram ser uma cura para um líder ineficiente, ou mesmo uma influência sobre grandes conquistas.
Muitas vezes, os benefícios dão alegria e conveniência aos colaboradores, mas não servem como garantia para mantê-los na organização.
As vantagens são algo positivo, mas não há necessidade de enfatizá-las demais.
Porém, há uma grande ressalva. O único benefício que faz uma grande diferença, é o tempo flexível. Os colaboradores apreciam muito o fato de serem confiáveis o suficiente para terem alguma flexibilidade em sua programação de trabalho.
Promover Relacionamentos no Trabalho
Você não pode forçar amizades no trabalho, mas o que você pode fazer é criar um ambiente propício para que essas conexões aconteçam.
Ao organizar atividades como almoços em equipe, projetos em grupo ou happy hours, você estará ajudando a criar essas oportunidades.
Mais do que tudo, deixe as pessoas saberem que fazer uma pausa durante o dia para conversar informalmente com um colega não tem problema.
As amizades no trabalho são importantes e, como líder, também é sua responsabilidade ajudar a fazê-las acontecer.
Fornecer Um Plano Claro De Carreira
Uma maneira poderosa de aumentar a satisfação no trabalho é dar aos colaboradores algo para esperar no futuro.
Ajudá-los no planejamento a longo prazo mostra que você está comprometido com o sucesso deles e que está disposto a investir. Sessões de coaching e mentorias são ótimas para o desenvolvimento e também para promover amizades.
Quanto mais você puder trabalhar com seus colaboradores para mapear suas metas de carreira, mais satisfeitos eles estarão no dia a dia.
Capacitar Os Colaboradores
Para que os colaboradores fiquem satisfeitos no trabalho, eles precisam se sentir como se estivessem no controle. Precisam sentir que têm a autonomia necessária para fazer um trabalho do qual irão se orgulhar.
Novamente, isso volta à questão da confiança em seus colaboradores, mas você precisa deixar que eles tomem suas próprias decisões. Você deve estar lá apenas como treinador.
Dê-lhes direção e, em seguida, saia do caminho.
A Nova Realidade
A satisfação no trabalho é fundamental para a alta produtividade, motivação e baixa rotatividade de colaboradores. Os empregadores enfrentam os desafios de encontrar formas de aumentar a satisfação no trabalho para que seus negócios continuem competitivos.
Uma economia global de consumidores rigorosos, colocou exigências aos empregadores nunca antes vistas. Eles enfrentam os desafios de manter a produtividade, a rentabilidade, bem como manter sua força de trabalho engajada e satisfeita.
Aqueles que não conseguem melhorar a satisfação dos seus colaboradores correm o risco de perder seus grandes talentos para a concorrência.
Gestores e líderes que maximizam o potencial, as habilidades criativas e os talentos de toda a força de trabalho têm uma vantagem competitiva maior do que aqueles que não o fazem.
Os líderes têm a responsabilidade de criar um alto nível de satisfação. O objetivo da liderança deve ser melhorar o desempenho, melhorar a qualidade, aumentar a produção e, simultaneamente, trazer orgulho às pessoas.
Um ambiente motivador é aquele que dá aos colaboradores um senso de valor ao trabalho que realizam.