As nossas ações não apenas afetam a nós mesmos, mas também afetam quem permanece ao nosso redor por um longo período de tempo.
Uma das coisas mais importantes que reflete a personalidade de uma pessoa é a ética que ela possui. Quando ouvimos o termo “Ética”, diferentes significados começam a surgir em nossa mente.
Por definição, ética é um conjunto geral de regras que devem ser seguidas, orientando a forma correta do indivíduo viver em sociedade.
Os princípios éticos são herdados, assim como aprendidos pelo indivíduo a partir dos modos de vida de sua família.
Certas regras são comuns em todo o mundo, mas existem algumas que são definidas e variam conforme a cultura de um povo.
Ética são os princípios orientadores – ou a falta deles – que determinam como as pessoas se comportam em cada aspecto de suas vidas, incluindo o local de trabalho.
Embora a ética e o comportamento no local de trabalho sempre tenham sido importantes, houve uma mudança nos últimos anos em como o público e os colaboradores vêem problemas importantes, como o assédio sexual.
Como resultado, há uma pressão crescente sobre os líderes de negócios e os departamentos de recursos humanos para garantir que a ética e o comportamento no local de trabalho sejam tratados com seriedade.
Funcionários honestos e esforçados, orientados por princípios de decência e justiça, aumentam o moral geral, melhoram a reputação da sua empresa e ajudam a garantir o sucesso a longo prazo.
Compreender os elementos e desafios da ética e do comportamento pode ajudá-lo a criar um ambiente de trabalho harmonioso.
Estabelecer Políticas Comportamentais Na Empresa
Um dos meios mais eficazes de estabelecer a ética e o comportamento adequados em seu local de trabalho é especificar o que é aceitável e o que não é aceitável entre seus colaboradores.
Isso deve começar no estágio de contratação e continuar em cada etapa do trabalhador na hierarquia do seu negócio.
A especificação de políticas significa ter um manual que resume a conduta esperada e também detalha as descrições de trabalho.
As diretrizes comportamentais geralmente abordam tópicos como assédio, vestimenta de trabalho e linguagem. Os colaboradores que não seguem códigos de conduta podem receber avisos verbais e por escrito e, em última análise, ser demitidos.
Enfatize A Importância Da Integridade
É fácil esquecer o papel que a integridade desempenha em um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente. Para muitos empregadores, a produtividade e as habilidades de um colaborador em potencial são as características proeminentes que mais importam.
Enfatizar a importância da integridade é vital para o sucesso futuro. Integridade é tudo sobre comportamento franco e honesto.
Os colaboradores que têm integridade são transparentes em suas ações e dispostos a fazer a coisa certa, mesmo que isso signifique sacrifício pessoal.
Você pode criar um ambiente de integridade no estágio de contratação, garantindo que seu departamento de recursos humanos discuta esse princípio durante entrevistas.
A integridade é especialmente importante em setores como o de saúde. Por exemplo, os profissionais de saúde que trabalham com pacientes mentalmente afetados ou com deficiência física devem possuir um alto nível de integridade, devido à enorme autoridade que têm sobre aqueles que dependem de seus serviços.
Dê Aos Colaboradores Um sistema Para Relatar Comportamento Antiético
É importante fornecer aos trabalhadores um meio pelo qual eles possam alertar os empregadores sobre comportamentos antiéticos no local de trabalho.
Em muitos casos eles são as últimas pessoas a saber que alguns membros de sua equipe estão se comportando de maneira inadequada, podendo impactar negativamente a reputação de longo prazo da sua organização.
É menos provável que isso aconteça se você tiver um sistema forte em vigor que ofereça aos colaboradores meios para denunciar comportamentos antiéticos.
Alguns dos principais elementos desse tipo de sistema devem incluir:
- Fácil acesso para todos os colaboradores;
- Resposta rápida a qualquer relatório de mau comportamento;
- Relatórios anônimos para evitar retaliação;
- Acompanhamento após a investigação inicial.
Definir as consequências da conduta antiética
Os colaboradores que violarem as regras de ética que você estabeleceu para sua empresa devem assumir as consequências por suas ações.
Isso pode variar de uma advertência verbal, reprimenda escrita, suspensão ou até rescisão por violações como assédio sexual, roubo, abuso físico e desfalque, entre outros.
Incentivando A Ética No Ambiente De Trabalho
De acordo com pesquisas, 38% dos colaboradores consideram padrões éticos como o primeiro ou segundo atributo mais importante no local de trabalho.
As pessoas passam grande parte de suas vidas em ambientes profissionais. Um local que valoriza a ética é fundamental porque permite que os colaboradores sintam um senso de propósito e integridade.
As empresas se beneficiam do comportamento ético de várias maneiras. O preço das ações das 100 empresas mais éticas supera seus pares em 300%.
A reputação de ética também ajuda a atrair e reter os melhores talentos, minimizando o custo do recrutamento. Quando os colaboradores se sentem integrados ao seu trabalho, a cultura da empresa irá prosperar e, por sua vez, aumentar o moral, a motivação e a produtividade.
Apesar do valor do comportamento ético, pode ser difícil incentivá-lo no local de trabalho. Maneiras de promover um ambiente de trabalho ético que colhe as recompensas do bom comportamento, são:
Lidere pelo exemplo
Os líderes devem modelar as normas comportamentais que eles esperam serem seguidas por seus colaboradores. Para demonstrar a ética de sua empresa, os líderes podem:
- Criar um código de ética;
- Contratar com ênfase no comportamento ético;
- Recompensar o comportamento ético no local de trabalho;
- Comunicar a importância da ética através de e-mails regulares ou reuniões.
Líderes que agem eticamente dão um tom positivo à empresa e também obtêm benefícios adicionais. Por exemplo, quando a Intel decidiu parar de adquirir materiais de zonas de conflito, houve um custo para a empresa.
Mas a empresa considerou que era a coisa certa a fazer e essa atitude gerou respostas positivas de consumidores, ativistas e permitiu que o produtor de microchips garantisse uma cadeia de suprimentos mais sustentável.
Uma reputação de ética ajuda as empresas a atrair e reter colaboradores de qualidade. Esses indivíduos promovem e desenvolvem uma cultura de trabalho que é construída em torno de valores compartilhados.
Os candidatos a emprego muitas vezes escolhem a empresa cuja ética mais se alinha com a deles, especialmente em áreas com pouca diferença na descrição do trabalho. Princípios estão excedendo remuneração como o fator decisivo para muitos graduados.
A liderança ética cria um efeito que ajuda a atrair e reter os melhores colaboradores, desenvolver uma reputação de ética sólida e implementar práticas mais sustentáveis.
Forneça recursos que reforcem ativamente a ética
Oficinas e treinamento ajudam a equipe a reconhecer muitos dilemas éticos, mas esses recursos muitas vezes não conseguem captar a realidade de muitas violações.
De acordo com estudos, a maioria das violações éticas não é de suborno, corrupção ou anti-concorrência. O estudo descobriu que os dilemas mais comuns e recorrentes são interpessoais extra-legais, tais como:
- Pressões ou incentivos para inflar metas de conquista;
- Ignorando valores transculturais após a globalização;
- Lealdades comprometidas ou conflitos de interesse em tempos de crescimento e mudança.
Recursos que incentivam consistentemente a ética são mais eficazes, ao contrário de treinamentos e eventos pontuais.
Peça aos colaboradores que escrevam um código pessoal
Decisões éticas são tomadas uma pessoa de cada vez, uma decisão de cada vez. As leis e regulamentos de conformidade geralmente são voltadas para transgressões maiores e podem ignorar violações de ética menores que, no entanto, prejudicam a empresa.
Muitos dilemas éticos são interpessoais, carregam o potencial de repercussão e, portanto, são difíceis de constatar. O planejamento antecipado ajuda a incentivar o acompanhamento.
Peça aos colaboradores que mantenham um código pessoal de ética e como, idealmente, responderiam a situações antiéticas que possam surgir no local de trabalho.
Por exemplo, redigir um documento que detalhe como eles reagiriam a:
- Assédio sexual;
- Ofertas por incentivos antiéticos;
- Solicitações da administração e colegas de trabalho para falsificar relatórios ou usar dados incorretos;
- Oportunidades para levar crédito pelo trabalho dos outros.
A integridade pessoal leva a uma cultura corporativa robusta que impulsiona o comportamento ético.