Em muitos casos, as equipes de liderança não querem se envolver no processo de feedback dos colaboradores. Existem duas razões principais para que isto aconteça:
- As lideranças não acham que é interessante, relevante ou de responsabilidade deles. Se os líderes não souberem o que fazer para mudar situações, eles podem se desconectar do problema.
- Por questões de autopreservação. Eles têm dificuldades em lidar com críticas, então se protegem desconsiderando os fatos.
Mas a única maneira de realmente saber como você exerce sua liderança é perguntar aos outros membros de sua equipe. Eles normalmente têm um ponto de vista melhor para ver suas falhas, bem como observar seus pontos fortes.
Semelhante a pesquisas que avaliam como os colaboradores se sentem em relação à empresa, uma pesquisa de desempenho de liderança pode fornecer informações sobre a sua atuação e o que você pode fazer para melhorar.
Feedback Dos Colaboradores Tornando Líderes Melhores
Os líderes precisam de um caminho de comunicação entre eles e seus colaboradores. A comunicação aberta e frequente é necessária para que grupos de trabalho e equipes funcionem adequadamente.
O feedback também é importante para os líderes serem bem-sucedidos em seus papéis. Sem conhecimento, as lideranças não podem tomar decisões instruídas e as decisões ignoradas levam a uma taxa mais alta de falha, o que pode ter impactos prejudiciais em um negócio.
O feedback dos colaboradores que promove o diálogo aberto e a comunicação aumenta a credibilidade de um líder.
Com feedback frequente e significativo, as lideranças aprendem mais sobre os deveres e responsabilidades profissionais dos colaboradores, bem como os desafios que enfrentam em suas atividades.
Os líderes, então, recebem esse feedback e abordam as preocupações da equipe de uma maneira que demonstra sua credibilidade.
Por exemplo, um colaborador que se preocupa com o fato de sua abordagem de vendas não ser tão eficaz quanto deveria, precisa ter a liberdade de expressar suas preocupações a seu líder.
Este por sua vez, deve fornecer a orientação necessária sobre o desenvolvimento de uma abordagem mais eficaz. Ao compartilhar sua experiência, o líder melhora sua credibilidade.
Perguntar a sua equipe regularmente como está o seu desempenho, vai aprimorar suas habilidades. Veja como o feedback dos colaboradores pode lhe proporcionar grandes benefícios.
Ser um ouvinte melhor
Conversar com sua equipe sobre seu estilo de liderança e o que eles precisam de você faz com que você pare e escute ativamente.
Eles não estão simplesmente falando de você, mas compartilhando ideias sobre o que está fazendo para ajudá-los ou atrapalhá-los.
Ouvi-los e entender como eles relacionam suas impressões do seu desempenho também ajuda você a perceber seus estilos de comunicação.
Ter uma nova perspectiva
Só porque você é líder não significa que saiba tudo, ou que a sua perspectiva é a única que importa. Em vez disso, ouvir sobre seu desempenho, incluindo forças e fraquezas, permite que você veja através dos olhos de outra pessoa, ajudando você a ser realista sobre o que realmente está fazendo.
Saber o que trabalhar
Ouvir de outros onde pode melhorar fornece a você uma lista personalizada de habilidades a serem trabalhadas e que são importantes para seus colaboradores.
Se existir um padrão, ele se destaca como algo que deve ser repensado para atender às preocupações e necessidades da sua equipe. O feedback se torna uma lista de ações que lhe dizem onde você deve se concentrar.
Desenvolver novas estratégias motivacionais
O feedback não deve ser apenas sobre você. Pergunte também como pode ajudar a motivar seus colaboradores. Procure saber o que os incentiva e faz com que eles se sintam apreciados.
Como líder, você pode fazer as coisas acontecerem, buscando o que os inspira a trabalhar mais e melhor.
Ser mais compreensivo
Quanto mais você ouve de outras pessoas sobre seu ambiente de trabalho e o que pode fazer para ajudá-los, mais compreensivo você se torna.
Você entende melhor sua equipe e adquire maior consciência deles como indivíduos, abordando diretamente suas necessidades e ajudando-os a atingir as metas.
Sem ouvi-los nessas sessões de feedback escritas ou verbais, se torna mais difícil uma compreensão profunda e realista do grupo ou de cada membro.
Se tornar mais forte
Receber críticas construtivas e saber como seus colaboradores realmente se sentem, ajuda você a ficar mais forte, aprendendo a não levar para o lado pessoal.
O que você deve fazer é levar isso a sério, ter consciência de que as pessoas não vão estar felizes o tempo todo e que há certas coisas que precisam melhorar.
Um líder precisa ser resistente, então ouvir sobre melhorias não deve lhe aborrecer. Ao contrário, você deve ficar feliz em saber que sua equipe se importa e se sente confortável o suficiente para dar uma opinião não filtrada.
Além disso, projetar sua força mostra à organização que você pode manter a empresa unida.
Concentrar na melhoria contínua
Ouvir de outras pessoas sobre como você pode melhorar e depois atuar efetivamente nesse feedback também demonstra que a melhoria constante e o aprendizado contínuo são bons para a organização como um todo.
Isso ajudou você a ver o valor de oferecer mais oportunidades para todos melhorarem suas habilidades. Todos trabalhando em melhorias leva a um melhor desempenho e maior sucesso.
Compreender melhor suas forças
O feedback também é sobre aprender o que você está fazendo certo. Isso mostra o que sua equipe valoriza e admira, para que possa aproveitar esses pontos fortes e desenvolvê-los ainda mais.
Quando eles vêem essas qualidades em ação, isso os ajuda a desenvolver habilidades similares e de liderança à medida que crescem. É também um impulsionador da confiança.
Como Obter Feedback Honesto
Há vários componentes envolvidos na obtenção de feedback. Primeiro, você precisa saber a quem perguntar e o que você pergunta também é importante. Faça perguntas relacionadas a habilidades e áreas específicas. Inclua questões sobre:
- Como você ouve os outros;
- Como se comunica;
- Como delega responsabilidades e dá orientações;
- Como cultiva talentos individuais;
- Como elogia ou recompensa os outros;
- Como motiva sua equipe e quão justo você é;
- Como fornece e recebe feedback.
Depois, peça a eles que listem seus cinco principais pontos fortes e fracos para entender melhor o que você está fazendo.
Você precisará escolher um momento apropriado para realizar sua pesquisa. Com a sua equipe executiva, envie o questionário e planeje um horário em que possam discutir sobre os resultados.
Em relação à pesquisa com seus colaboradores, ela pode fazer parte de uma pesquisa organizacional maior, na qual podem abordar muitos tópicos.
Certifique-se de fazer seu levantamento depois das avaliações de desempenho, para que os colaboradores não sintam que um possível feedback negativo possa afetar as avaliações da equipe.
Por fim, pense em como você irá reagir ao que aprender. Quando se trata de responder ao feedback dos colaboradores, compartilhe os resultados com todos.
É importante reconhecer e elogiar a equipe por compartilhar suas ideias, além de dizer-lhes em que você vai trabalhar para se tornar um líder melhor.
Isto não é um sinal de fraqueza, mas sim uma validação de suas opiniões, o que só pode ajudar a melhorar o desempenho geral da organização.
Para aproveitar ao máximo seus dados, é importante conectar o feedback aos resultados reais. Assim como seus colaboradores, uma equipe de liderança engajada precisa entender como lidar com toda a gama de possíveis emoções que podem surgir durante o processo.