Tornar-se gerente pela primeira vez é uma grande mudança e, com a mudança, surgem desafios. Superar desafios ajuda você a aprender, crescer e se desenvolver.
O sucesso geralmente tem muito mais a ver com a perseverança do que com as qualidades inatas de uma pessoa. Isso não quer dizer que o talento não importa. Apenas que não levará você muito longe sem sacrifício e esforço.
Começar como líder é uma experiência totalmente nova e, por causa disso, muitos líderes novatos sentem medo de cometer erros. Esse medo mostra que você se importa, mas cometer erros é parte do processo.
Desafios que os líderes novatos podem enfrentar
Quando você assume um cargo de liderança, é inevitável que cometa erros. O importante é que você tente aprender e crescer com eles.
Melhor ainda é ser pró-ativo para evitar os erros, preparando-se antecipadamente para os desafios. Assim, as chances de você ter sucesso serão muito maiores.
Conheça alguns desses desafios que provavelmente surgirão no seu caminho e como você poderá superá-los.
Comunicação eficaz com seus colaboradores
Criar uma comunicação efetiva lhe dará uma base sólida em sua nova função como líder. A maneira como falamos e a maneira como ouvimos, desempenham um papel vital na colaboração e no trabalho em equipe.
Não só isso, a qualidade da comunicação em sua equipe afeta os níveis de confiança e vulnerabilidade, que são essenciais para a criatividade e inovação.
Como um novo líder, é importante que você entenda a dinâmica de comunicação de sua equipe para otimizar os pontos fortes e encontrar maneiras de melhorar as áreas mais frágeis.
Cada equipe é diferente, e aprender os estilos de comunicação que funcionam melhor irá realmente fortalecer a maneira como você trabalha em conjunto.
Mudando sua mentalidade junto com seu novo papel
Em seu antigo cargo de colaborador, seu foco principal estava em realizar suas tarefas. Agora, seu foco principal é ajudar os outros a realizar as tarefas.
O passo mais importante nessa transição é mudar sua mentalidade e assumir uma nova abordagem. Antes você estava no comando de si mesmo, mas agora você é um líder.
É sua responsabilidade supervisionar e orientar sua equipe, e isso envolverá o desenvolvimento de suas habilidades sociais.
Ouça e preste atenção às necessidades de seus colaboradores para ajudá-los a alcançar as metas coletivas de sua equipe.
Cobrança pessoal
Uma das coisas mais estressantes de ser um líder novato é a pressão a si mesmo para acertar. Você teve uma oportunidade incrível e agora quer mostrar que valeu a pena.
Lembre-se de que você foi escolhido para esta posição por um bom motivo e que merece estar lá. Tornar-se um líder é um processo de aprendizado e você aprenderá o máximo com a experiência que ganha ao longo do processo.
Defina expectativas claras com o seu superior e, mais importante, com você mesmo. Tire um tempo para planejar adequadamente e prepare-se para o sucesso.
Mudando de colega de trabalho para chefe
No caso de você ter sido promovido internamente para um cargo de liderança, pode acontecer de alguns ex-colegas de trabalho estarem em sua equipe. Esta é uma situação comum e pode ser difícil de conduzir.
Lembre-se de que, mesmo sendo um líder, você também é um membro da equipe que está liderando. Sua função na equipe é apoiar seus colaboradores e garantir que eles tenham tudo de que precisam para ter sucesso.
A administração é uma via de mão dupla e o sucesso de sua equipe depende tanto de você quanto do grupo.
Fale diretamente com seus colaboradores sobre sua nova posição e informe a eles que você ainda faz parte da equipe. Estabeleça seu papel como líder em vez de chefe, desde o início.
Gerenciando seu tempo
Equilibrar suas próprias tarefas enquanto supervisiona sua equipe pode ser difícil. Você pode não saber a melhor maneira de dividir seu tempo, mas lembre-se de que sua equipe sempre deve ser uma prioridade.
Você deve se esforçar para estar o mais disponível possível, mas também é importante reservar um tempo para dedicar-se as suas responsabilidades individuais.
Reserve horários em sua agenda especificamente para suas próprias tarefas e informe a sua equipe com antecedência que você não estará disponível durante esses horários.
Definindo metas e expectativas claras
Uma de suas principais tarefas como novo líder é orientar e motivar seus colaboradores. Parte disso é garantir que eles tenham orientações claras e objetivos comuns.
É importante tornar as metas de definição um esforço de equipe. Os colaboradores querem ver como seu trabalho individual contribui para os objetivos maiores a nível de grupo e de empresa.
Os colaboradores que concordam que podem vincular suas metas às metas da organização têm mais chances de serem participativos. Objetivos e resultados-chave são ótimos para alinhar todos em sua equipe porque esses resultados estabelecem expectativas muito claras.
Tanto os colaboradores quanto os líderes terão resultados mensuráveis, facilitando saber se atingiram suas metas ou não.
Reúna-se com sua equipe para definir objetivos e resultados. Assim, todos estarão seguindo em um mesmo caminho buscando o mesmo produto final.
Incentivando a produtividade
Como gerente, a chave para o seu sucesso é tornar sua equipe o mais produtiva possível. Isso pode ser um desafio porque cada membro talvez tenha necessidades diferentes e trabalhe de maneira diferente.
Como por exemplo, algumas pessoas gostam de receber instruções específicas, já outras gostam de ter mais autonomia. É importante que você crie um ambiente bom para todos. Tente descobrir o que funciona melhor e ajuste de acordo.
Faça reuniões curtas diariamente, onde todos apresentem suas tarefas do dia para a equipe. Isso ajudará seus colaboradores a definir o foco e ver como as tarefas de todos se encaixam nos objetivos mais amplos da equipe.
Contratando para sua equipe
Trazer alguém novo para sua equipe é uma grande decisão. Não tenha vergonha de solicitar ajuda e orientação a outros líderes ou pessoas da equipe de RH.
É importante que você analise possíveis candidatos de uma perspectiva abrangente. O ajuste cultural é tão importante quanto a experiência.
Veja seus candidatos como indivíduos únicos e dinâmicos e pense no que eles trarão para a equipe além de seu conjunto de habilidades.
Uma ótima maneira de contratar alguém é fazendo um teste de amostra de trabalho, onde você dá a eles um pequeno projeto para ver como eles atuam, se comunicam e interagem com a equipe.
Demitir um colaborador
Deixar alguém sair da sua equipe é uma decisão difícil de tomar. O importante depois de você demitir alguém é garantir que sua equipe possa se recuperar da perda.
Prepare-se da melhor maneira possível para compensar a lacuna que será criada em sua equipe e em seu fluxo de trabalho.
A transparência é importante para abordar seus colaboradores sobre uma rescisão. Seja o mais aberto e honesto possível e permita a comunicação aberta entre eles e você mesmo. Incentive-os a virem até você com dúvidas ou preocupações que possam ter.
Dedique um tempo para abordar a demissão com seus colaboradores e discuta como continuarão avançando enquanto equipe.
Esteja disponível para ouvir quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter, abordando as questões diante do grupo ou de forma particular, se preferirem.
Pedindo ajuda
Você pode se sentir pressionado para ter todas as respostas em sua nova função de liderança, mas tudo bem se você não fizer isso. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar.
Pergunte ao RH sobre treinamentos que você talvez não conheça ou faça cursos on-line. Procure oportunidades que possam ajudar você e sua equipe a terem sucesso.
Encontre um mentor. Busque alguém com experiência em liderança que esteja disposto a ajudá-lo de forma mais efetiva.
Erros Comuns De Novos Líderes E Como Evitá-los
Erros acontecem, não importa qual seja o seu estágio na vida e nos negócios. E embora nem todos sejam evitáveis, saber onde estão alguns dos perigos pode ajudá-lo a contornar alguns dos erros mais comuns.
Focando em detalhes e microgerenciamento
Como gerente, você precisa analisar a visão geral dos projetos de seus colaboradores e como eles se encaixam nos objetivos de sua equipe e da empresa.
Especialmente se você estiver mudando de colaborador para um cargo de liderança, precisará ajustar-se a partir da abordagem mais detalhada que você utilizava em sua função anterior.
Você pode se sentir compelido a treinar seus colaboradores em todas as etapas de suas tarefas, ou, pior, fazer o trabalho deles por eles. Como líder de sua equipe, sua função é orientar a equipe estabelecendo metas e alinhando todos para atendê-las.
Isso significa apoiar seus colaboradores enquanto eles trabalham em direção aos objetivos, mas deixando que eles alcancem esses objetivos.
Dica: faça uma reunião de equipe para discutir metas coletivas e planejar projetos que estejam alinhados com essas metas.
Isso fará com que todos fiquem focados e lhe dê confiança para dar um passo atrás e permitir que seus colaboradores trabalhem de forma autônoma.
Não vendo seus colaboradores como indivíduos
Sua equipe trabalha em colaboração para atingir metas comuns, mas ainda é composta de indivíduos com conjuntos de habilidades e personalidades únicas. Cada um traz algo diferente e, juntos, formam sua equipe.
Esteja ciente das diferenças entre eles e evite tratá-los todos iguais. Olhe para o quadro maior quando se tratar de metas, mas conheça seus colaboradores e seus papéis de forma mais individual.
Não só todos eles têm habilidades diferentes, mas também necessidades diferentes e irão procurar diferentes tipos de apoio em você.
Dica: depois de se encontrar com sua equipe como um grupo, converse com seus colaboradores para discutir suas tarefas individuais e estilos de trabalho.
Conhecê-los em um nível mais pessoal ajudará você a apoiá-los com mais eficiência.