Maneiras De Aplicar A Gamificação Nas Organizações

Nos últimos anos, a gamificação encontrou-se assumindo um papel cada vez maior dentro das organizações.

À procura de uma nova maneira de envolver, ensinar, recompensar e reter colaboradores, as empresas agora recorrem à gamificação ao lidar com todas essas questões.

Os conceitos gamificados começaram a ser incorporados em processos do mundo real, como recrutamento, aprendizado e desenvolvimento.

Um campo em rápido crescimento, a mecânica de jogos agora é fundamental para melhorar o desempenho em vendas, atendimento ao cliente e treinamento.

No local de trabalho, a gamificação pode definitivamente ser um divisor de águas.

Compreendendo a gamificação

A gamificação é uma estratégia simples de aplicar o pensamento orientado para jogos a vários aplicativos que não são jogos.

Isso torna esses aplicativos mais envolventes e divertidos para os colaboradores. Isso pode parecer algo novo, mas a gamificação existe há muito tempo.

Pense no vendedor do ano ou empregado do mês! Já ouviu falar?

Mas é apenas recentemente que a gamificação se tornou um grande negócio. É exatamente por isso que a gamificação é agora um conceito crucial em grandes organizações que realmente entendem o valor do comprometimento e da motivação dos colaboradores.

Em cada trabalho que precisa ser feito, sempre existe um elemento de diversão. Assim que você encontrar esse elemento, separe-o! Esse trabalho agora será um jogo!

Há vários exemplos de como algumas das maiores empresas estão incorporando a gamificação em suas estratégias de negócios.

O Google incorporou um jogo de despesas de viagem com foco em colaboradores que viajam muito. Eles são incentivados a acompanhar as despesas relacionadas à viagem de negócios.

O fator motivador real é que cada centavo que eles economizam alocado oficialmente para a viagem de negócios é então pago de volta para eles como uma adição aos seus salários.

A melhor parte de incorporar a gamificação é que ela é mais voltada para a psicologia do que para a tecnologia. Tem um impacto psicológico e incentiva os trabalhadores a competir e a mostrar o seu melhor.

Para colocar em palavras simples, o conceito de integrar a mecânica de jogos no sistema de negócios atual para manter os colaboradores interessados ​​e com desempenho máximo, é reconhecido como gamificação no local de trabalho.

Como a gamificação pode impulsionar os resultados do negócio

Toda empresa deseja que seus colaboradores atinjam seu potencial máximo. Uma força de trabalho produtiva e engajada influencia fortemente a capacidade de uma organização crescer e ter sucesso.

A gamificação funciona incentivando os usuários a se engajar em comportamentos desejados, mostrando um caminho para o domínio e aproveitando a nossa predisposição psicológica humana para participar de jogos.

Ao tornar metas, conquistas e benchmarks visíveis, a gamificação cria comprometimento e dedicação entre os usuários, transformando um aspecto do trabalho cotidiano em uma atividade envolvente e gratificante.

O reconhecimento e o status que eles obtêm por meio da gamificação, como recompensas e elogios sociais, são elementos motivacionais que levam os colaboradores a superar o desempenho.

O que você deve considerar ao implementar a gamificação

Antes de implementar efetivamente a gamificação na sua empresa, você deve considerar alguns elementos, como:

Defina seus objetivos e seja claro

Saiba o que você quer alcançar e por que, então trabalhe ao contrário para identificar os passos necessários e seja específico.

Por exemplo, ao invés de “aumentar as vendas”, defina como missão “conseguir mais 5 clientes por semana”.

Entenda os resultados e desenvolva um ciclo de recompensas

O que você espera que sua equipe atinja ao usar a gamificação? Quais ações os colaboradores precisam realizar para obter recompensas? Eles estão conectados, de maneira inteligente, com os objetivos do negócio?

Como esse aplicativo funcionará no fluxo de trabalho de sua equipe? Você pode integrar com outros aplicativos e ferramentas? Como você pode garantir que será usado uma vez que tenha sido implementado?

Ao atingir a meta, ofereça uma recompensa

Ser vitorioso já é recompensador, mas às vezes não é o suficiente. Premiar os bons resultados da equipe será um elemento a mais na motivação.

Existem várias formas de recompensas que não custam caro ou são até mesmo gratuitas e que geram grandes resultados na satisfação pessoal, como por exemplo, um valor extra no salário, um dia de folga, uma promoção ou um mural de reconhecimento público.

Certifique-se de que é divertido

Envolva os colaboradores no processo do início ao fim. Escolha os elementos do jogo certos para sua equipe e fluxo de trabalho.

Líderes e recompensas são uma necessidade em qualquer ambiente onde os colaboradores são competitivos.

Selecione estratégias e elementos de gamificação que atraiam diretamente sua equipe e os incentivem quando estiverem trabalhando.

Favoreça disputas sadias e justas

A vontade de superar um oponente é um elemento motivador, mas isso não deve gerar concorrência desonesta ou sabotagem, tornando o ambiente de trabalho tóxico.

Para garantir que a gamificação contribua no desempenho da equipe, ofereça condições justas e um prêmio que não seja fabuloso, evitando comportamentos desleais para alcançá-lo.

Determine a colaboração como uma das condições para a vitória

Você pode escolher jogos que recompensam comportamentos específicos, como o trabalho em equipe por exemplo, como sendo uma condição para atingir uma determinada meta.

Assim, você estará motivando sua equipe a trabalhar de forma unida, aumentando o desempenho e a produtividade.

Possíveis efeitos negativos

A gamificação certamente tem muitos benefícios. Quando bem feita, pode aumentar a produtividade, fortalecer as equipes, motivar os colaboradores a atingir metas, criar diversão e prazer, inspirar a competição amigável e aumentar o engajamento.

Mas, quando aplicado de maneira aleatória, você encontra perigos como:

  • Os jogadores se concentram em “ganhar o jogo”, e não nas ações necessárias para atingir seus objetivos de negócios;
  • Os jogadores encontram maneiras de enganar o jogo ou sistema;
  • Os jogadores promovem uma expectativa de recompensas contínuas e os incentivos devem aumentar constantemente para serem eficazes;

Tomar decisões inteligentes sobre como gamificar diminui o risco de impactar negativamente seus colaboradores.

Organizações com visão de futuro que entendem o poder da gamificação para aumentar o engajamento estão aprendendo rapidamente a aproveitar seu poder para atingir seus objetivos de negócios.

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