Você não precisa ser arrogante, mas precisa ser capaz de permitir que seus colegas de trabalho e seus chefes saibam o que você faz, em que você se destaca e o que realiza em seu trabalho.
Certificar-se, também, que as outras pessoas saibam quais são seus objetivos de carreira ajudará a garantir que você seja considerado seriamente em relação a futuras oportunidades e proporcionará maior controle sobre seu futuro profissional.
Não é de surpreender que a autopromoção seja tão pouco natural para a maioria de nós, afinal ninguém gosta de uma pessoa arrogante e elogiar-se é um comportamento que muitas culturas parecem condenar, do Oriente ao Ocidente.
Muitas vezes, as pessoas acreditam que seu trabalho deve falar por si, mas se você quiser sobreviver à concorrência, precisa promover seu trabalho.
Aqui estão algumas maneiras de se autopromover sem parecer arrogante ou desagradável.
Mude como você pensa sobre a autopromoção
Se a própria ideia de autopromoção faz você recuar, você precisa mudar sua percepção completamente. Você provavelmente acha que isso significa se gabar, mas não precisa ser assim. Na verdade, não deve ser assim.
Primeiro, aceite a autopromoção como parte de sua carreira. Assim como as tarefas que você faz diariamente, promover-se é uma necessidade.
Pense em você como um ótimo produto. Você pode ser incrível, mas se você não se anunciar para as pessoas certas, ninguém saberá disso.
Se você acha que é obrigação somente de seu líder tomar conhecimento de quem está se destacando e se apresentando em alto nível, você está enganado.
Seu chefe tem muitas atividades e muitos colaboradores para cuidar e, assim, simplesmente não consegue ver tudo o que acontece.
Dessa forma você não está se gabando, você está simplesmente mantendo seu chefe informado.
Reconheça suas melhores habilidades e realizações
Isso é fundamental. Antes de poder se promover ativamente em seu ambiente de trabalho, você precisa tomar nota do que faz melhor.
Você se destaca em treinar novos colegas? Você desenvolveu novos métodos ou procedimentos? Você é muito bom em cumprir prazos?
Faça uma lista de seus pontos fortes e pense nos projetos bem-sucedidos em que você trabalhou. Como suas habilidades ajudaram a criar esse sucesso?
Concentre-se nos projetos
Agora que você fez seu inventário pessoal, é hora de informar as pessoas o quanto você contribui. Para facilitar, não se concentre em si mesmo, mas nos projetos bem-sucedidos dos quais você participou recentemente.
Ao fornecer atualizações nas reuniões da equipe e comentar sobre o sucesso de seus projetos, evite utilizar as expressões “Eu fiz isso” e “eu realizei isso”. Utilize a palavra nós, destacando sua parte de contribuição.
Em vez de parecer arrogante, as pessoas o verão como parte do time e que só está preocupado com o sucesso da empresa, mas você também estará deixando claro as suas realizações.
Compartilhe elogios com seus colegas
Geralmente nosso sucesso tem a participação de outras pessoas. Você provavelmente teve ajuda, certo? Reconheça aqueles que ajudaram você a atingir seus objetivos.
Pode ser um almoço ou um simples cartão, os benefícios compensarão tremendamente o custo. Veja outras sugestões:
- Dê aos seus colegas reconhecimento durante uma reunião de equipe ou até mesmo uma reunião privada com sua liderança;
- Não é o líder da equipe? Então, converse com o líder para falar sobre o projeto e elogiar aqueles que ajudaram você a fazer sua parte. O líder da equipe notará seu interesse e sua capacidade de perceber os esforços dos outros.
Torne-se um especialista do setor
Se você for sério na construção de sua carreira, provavelmente já está no LinkedIn e em alguns outros sites de mídia social.
Aproveite o tempo para fazer mais do que apenas criar um perfil. Poste blogs sobre sua profissão e compartilhe suas ideias.
Aceite conexões de outras pessoas em seu campo. Se você aparecer constantemente nas telas de outras pessoas como um recurso de informações em sua área, rapidamente se identificará como um especialista do setor.
Há pessoas que você vê constantemente no seu feed do Linkedin ou Twitter que estão fornecendo dicas e informações valiosas? Não basta ler as postagens deles, comentar e iniciar diálogos. Crie suas próprias postagens e adicione seu nome ao campo.
Entre em contato com outros departamentos
Se você tiver tempo disponível, mesmo que esteja na sala de descanso, converse com as pessoas da sua empresa que trabalham em outros departamentos.
Tente saber o que eles fazem e se precisam de ajuda. Se você puder fornecer essa ajuda, rapidamente se tornará um recurso para esse departamento e criará um nome para você mesmo fora de sua própria equipe.
O bônus para essa estratégia é que você também aprenderá novas habilidades ao trabalhar com outros departamentos, enriquecendo mais ainda o seu currículo.
Aproveite as oportunidades
Conversas casuais abrangem uma grande porcentagem da comunicação que você tem no trabalho todos os dias. Não perca a oportunidade de discutir um projeto no qual você está trabalhando e como isso afetará a empresa.
Novamente, certifique-se de se concentrar no projeto e na equipe, não em você mesmo. Mostre seu entusiasmo pelo projeto e seu potencial. Essas pequenas conversas servem para construir uma reputação positiva para você em toda a empresa.
Aprender a se promover no trabalho é muito mais natural para algumas pessoas do que para outras, e tudo bem. O fato é que você precisa pensar nisso como outra parte do seu trabalho, se você quiser continuar sua carreira.
Continue encontrando pequenas maneiras de deixar seus colegas e e as lideranças saberem o que você tem feito e o quanto você tem sido bem-sucedido. Não é se vangloriar, é simplesmente mantê-los informados sobre você.
Quando você aprende a mudar a maneira como pensa sobre a autopromoção, aprende que não é tão difícil quanto você pensa.
Se tudo mais falhar, olhe para as pessoas que você admira em seu trabalho e preste atenção em como elas o fazem.
Assim como outras habilidades o treinaram para ser bom nas atividades que você realiza, a habilidade de autopromoção é essencial para ter sucesso em sua carreira.