Para você entender o que é clima organizacional deve conhecer as propriedades do ambiente de negócios em um local de trabalho observadas pela equipe, que influenciam fortemente suas ações e desempenho.
Por exemplo, um gerente de negócios perspicaz pode se dar ao trabalho de pesquisar os funcionários sobre o clima organizacional para identificar e promover os aspectos mais propícios ao alcance dos objetivos corporativos. Também chamado de clima corporativo.
O clima organizacional, embora definido de forma diferente por muitos pesquisadores e acadêmicos, geralmente se refere ao grau em que uma organização se concentra e enfatiza:
- Inovação
- Flexibilidade
- Apreciação e reconhecimento
- Preocupação com o bem-estar dos funcionários
- Aprendendo e desenvolvendo
- Cidadania e ética
- Desempenho de qualidade
- Envolvimento e empoderamento
- Liderança
O que é Clima Organizacional
O clima organizacional, manifestado em uma variedade de práticas de recursos humanos, é um importante preditor do sucesso organizacional.
Numerosos estudos descobriram relações positivas entre clima organizacional positivo e várias medidas de sucesso nas organizações, principalmente para métricas como vendas, retenção de pessoal, produtividade, satisfação do cliente e lucratividade.
Um clima organizacional que incentiva o envolvimento e o empoderamento dos funcionários na tomada de decisões prediz o sucesso financeiro da organização. Os climas de serviço e desempenho podem prever a satisfação do cliente.
Pesquisas descobriram que as organizações de fabricação que enfatizavam um clima organizacional positivo, especificamente a preocupação com o bem-estar, a flexibilidade, o aprendizado e o desempenho dos funcionários, mostravam mais produtividade do que aquelas que enfatizavam isso em menor grau.
Por outro lado, a ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades está significativamente relacionada ao desempenho organizacional.
É comprovado que existe uma relação positiva entre climas enfatizando criatividade e inovação e seus lucros e que os fatores do clima organizacional explicam duas vezes mais a variação nas taxas de lucro do que os fatores econômicos.
As empresas que utilizam práticas progressivas de recursos humanos com impacto no clima, como compromisso com o cliente, comunicação, empoderamento, inovação, recompensas e reconhecimento, envolvimento comunitário / responsabilidade ambiental e trabalho em equipe, superam as organizações com práticas menos progressivas.
O clima organizacional influencia claramente o sucesso de uma organização. Muitas organizações, no entanto, lutam para cultivar o clima de que precisam para ter sucesso e manter seus funcionários mais eficazes.
As organizações podem tomar medidas para construir um clima mais positivo e centrado no funcionário por meio de:
- Comunicação: com que frequência e os tipos de meios pelos quais a informação é comunicada na organização
- Valores: os princípios orientadores da organização e se são ou não modelados por todos os funcionários, incluindo líderes
- Expectativas: tipos de expectativas em relação a como os gerentes se comportam e tomam decisões
- Normas: as formas normais e rotineiras de se comportar e tratar uns aos outros na organização
- Políticas e regras: transmitem o grau de flexibilidade e restrição na organização
- Programas: programação e iniciativas formais ajudam a apoiar e enfatizar um clima no local de trabalho
- Liderança: líderes que consistentemente apoiam o clima desejado
Ter consciência do que é clima organizacional e fazer uma mudança climática na sua organização caso seja necessário, é um dos principais passos fundamentais para começar a criar um ótimo local de trabalho.
Para entender qual é a definição do clima organizacional, devemos começar lendo uma interpretação de um dos mais respeitados autores de Recursos Humanos, o professor Idalberto Chiavenato:
“Um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, criado por indivíduos que vivem e trabalham nesse ambiente e que influenciam a motivação e o comportamento dessas pessoas.”
Nesta definição de clima organizacional, podemos notar duas características marcantes:
- O clima organizacional é um conceito “percebido” pelos funcionários. Importante, é dependente de um juízo de valor que pode variar muito de pessoa para pessoa.
- O clima organizacional afeta a produtividade, a motivação e o comportamento dos funcionários.
Além desses dois fatores, é interessante notar alguns outros para entender completamente o que é a definição do clima organizacional.
Principais Características do Clima Organizacional
O clima organizacional corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho.
Em alguns casos, o clima pode corresponder também à percepção de clientes, fornecedores e outros públicos que tiverem contato com a organização. Tudo dependerá de como este clima será avaliado. Dessa forma, em relação ao que é clima organizacional, podemos dizer:
- É uma percepção do ambiente de trabalho
- É uma “atmosfera psicológica”
- É um retrato rápido do relacionamento entre a organização e seus funcionários
- É um conjunto de propriedades que podem ser medidas pelos instrumentos corretos
- Está relacionado com a qualidade e adequação do ambiente de trabalho
- Tem a ver com o apoio que os funcionários sentem que recebem da organização
- A estrutura organizacional influencia fortemente o clima organizacional
- O clima organizacional é um reflexo do grau de motivação dos funcionários
- Tem efeitos positivos e negativos no comportamento das pessoas no local de trabalho
Ao analisar todos esses recursos, a importância de manter um bom clima organizacional na empresa é clara. No entanto, como você consegue esse resultado? O que você precisa fazer para garantir isso?
Normalmente, o primeiro passo para a melhoria do clima organizacional é fazer uma “pesquisa de clima”. Afinal, não é um clima organizacional apenas a percepção de seus funcionários? Por esse motivo, somente com uma pesquisa você pode entender o que eles percebem como positivo ou negativo no ambiente de trabalho.
No entanto, alguns fatores são recorrentes e devem ser objeto de atenção de qualquer pessoa interessada em manter um bom clima organizacional em sua empresa.
Vamos falar sobre alguns deles, mas lembre-se: apenas uma pesquisa de clima pode detalhar adequadamente a percepção dos funcionários sobre esses aspectos.
Aspectos Importantes Para Criar um Bom Clima Organizacional
Agora que você já sabe o que é clima organizacional, será fácil entender por que é importante prestar atenção aos seguintes aspectos dentro de uma empresa:
Quais fatores motivaram ou desmotivaram os funcionários
Às vezes, as ações simples têm reações muito além do que você pensa e podem ser tanto um fator de degradação do clima organizacional quanto um fator de melhoria. Por exemplo, o desejo de reduzir custos, é comum que algumas empresas cortem a oferta de café.
No entanto, muitas vezes esses cinco pequenos minutos que os grupos passam conversando no café entre uma tarefa e outra estimulam a integração e o alívio do estresse, e quando perdidos, de repente se tornam um efeito adverso no clima da organização.
Espírito de equipe e unidade do grupo
É um fator crucial. Certifique-se sempre de ter uma equipe unida que tenha prazer em alcançar objetivos comuns. Uma maneira de conseguir isso é através de metas claras e atingíveis.
Além disso, é sempre essencial dar feedback sobre os resultados de iniciativas e projetos em andamento, bem como reconhecer o desempenho daqueles que se destacam.
Divulgar a missão, visão e valores da empresa
Os funcionários sabem quais são os objetivos estratégicos da organização? Imagine como é desmotivante não saber exatamente a que se dedica o seu trabalho e os esforços diários e se eles contribuem para o alcance dos objetivos da empresa como um todo.
Mantenha seus funcionários informados sobre o motivo da empresa, para onde deseja ir e quais valores pessoais e corporativos ela valoriza e estimula.
Como a delegação de tarefas é percebida?
É um ponto que causa muitos conflitos, especialmente quando se trabalha com equipes competitivas e motivadas. E toda essa motivação pode ser perdida se os funcionários não entenderem os critérios usados para escolher quem assumirá as tarefas mais importantes, os projetos mais desafiadores ou as contas mais lucrativas.
Certifique-se de que as equipes acreditam na competência de seus líderes
Isso certamente aconteceu em algum momento de sua carreira: todos os funcionários de um determinado diretor ou gerente os consideram inadequados para ocupar o cargo e só estão lá porque têm sorte, têm contatos ou são charmosos.
Se isso é verdade para você ou não, o clima organizacional é uma “percepção” e quando isso acontece em sua organização, você precisa fazer algo para mudá-lo.
Como observado, o que é clima organizacional saudável e agradável para alguns funcionários pode não ser para outros. É por isso que insistimos na importância de realizar pesquisas sobre o clima.
Fatores que Influenciam o Clima Organizacional
O clima organizacional é uma manifestação das atitudes dos membros em relação à organização. Pesquisadores usaram os dados relativos à percepção individual de propriedades organizacionais na identificação do clima organizacional. Mesmo neste contexto, existe uma grande diversidade.
Conheça alguns fatores que afetam o clima organizacional. Esses fatores são:
- Estrutura organizacional: percepções da extensão das restrições organizacionais, regras, regulamentos, burocracia
- Responsabilidade individual: sentimento de autonomia de ser o próprio patrão
- Recompensas: sentimentos relacionados a ter confiança em recompensas adequadas e apropriadas
- Risco e assunção de risco: percepções do grau de desafio e risco na situação de trabalho
- Calor e apoio: sentimento de companheirismo geral e prestimosidade prevalecentes no ambiente de trabalho
- Tolerância e conflito: grau de confiança que o clima pode tolerar, opiniões divergentes
E a pesquisa vai além, num estudo mais amplo e sistemático das dimensões do clima. Incluem os seguintes fatores:
- Suporte de gerenciamento,
- Estrutura de gestão.
- Preocupação com novos funcionários
- Conflito entre agências,
- Dependência de agentes e
- Satisfação geral
Impacto do Clima Organizacional
Conhecendo o que é clima organizacional sabe-se também que ele influencia, em grande parte, o desempenho dos funcionários, porque tem um grande impacto na motivação e na satisfação no trabalho de cada funcionário.
O clima organizacional determina o ambiente de trabalho em que o funcionário se sente satisfeito ou insatisfeito. Como a satisfação determina ou influencia a eficiência dos funcionários, podemos dizer que o clima organizacional está diretamente relacionado à eficiência e desempenho dos funcionários.
O clima organizacional pode afetar o comportamento humano na organização através de um impacto sobre seu desempenho, satisfação e atitudes. Existem quatro mecanismos pelos quais o clima afeta o comportamento dos funcionários.
Sistema de Restrições
O clima organizacional pode funcionar como um sistema de restrições tanto no sentido positivo quanto no negativo. Isso pode ser feito fornecendo informações aos funcionários sobre que tipo de comportamento será recompensado, punido ou ignorado.
Assim, o comportamento pode ser influenciado por vários graus de recompensas e punições. Tal sistema de restrição influenciaria o comportamento das pessoas mais interessadas nos valores específicos atribuídos a diferentes resultados comportamentais.
Avaliação do Eu e dos Outros
Variáveis organizacionais podem afetar o comportamento através da avaliação de si e dos outros. Neste processo de avaliação, as variáveis fisiológicas e psicológicas serão associadas. Tal avaliação afetará o comportamento humano.
Agindo Como Estímulo
Fatores organizacionais podem influenciar o comportamento humano atuando como estímulo. Como estímulos, influenciam o nível de excitação do indivíduo, que é uma variável motivacional que direciona o comportamento humano. O nível de excitação afetará diretamente o nível de ativação e, portanto, o desempenho.
Ajudando o Indivíduo a Formar uma Percepção
Fatores organizacionais influenciam o comportamento, ajudando o indivíduo a formar uma percepção da organização. A percepção influencia o comportamento.
O que é considerado clima organizacional favorável para uns, pode não ter a mesma representação para outros.
Assim, um bom clima organizacional e de consenso é fundamental para uma maior satisfação do empregado, melhores relações humanas e maior produtividade.
Se a satisfação dos funcionários e o desempenho no trabalho devem ser melhorados, a gerência deve modificar esses fatores para que os funcionários vejam o clima como favorável a eles. Várias pesquisas também confirmam a relação positiva entre o clima organizacional e o desempenho dos funcionários.
Dimensões do Clima Organizacional
As dimensões ou componentes importantes que representam coletivamente o clima de uma organização são discutidos abaixo:
Orientação Dominante
A orientação dominante da organização é um importante determinante do clima e é a principal preocupação de seus membros.
Se a orientação dominante é aderir às regras e regulamentos estabelecidos, o clima é caracterizado pelo controle. Se a orientação é produzir excelência, o clima será caracterizado pela realização.
Relacionamentos Interpessoais
As relações interpessoais nas organizações refletem-se no modo como os grupos informais são formados e operados. Os grupos informais também podem beneficiar a organização, mas em alguns casos podem deslocar os objetivos da organização.
Gestão de Conflitos
Na organização, sempre pode haver conflitos entre grupos. O clima organizacional dependerá da eficiência com que esses conflitos são gerenciados.
Se eles são geridos de forma eficaz, haverá uma atmosfera de cooperação na organização. Se não forem administrados adequadamente, haverá uma atmosfera de desconfiança e falta de cooperação.
Autonomia Individual
Se os funcionários receberem liberdade suficiente para trabalhar e exercer autoridade, isso resultará em eficiência nas operações. A autonomia aliviará o fardo dos executivos de nível superior.
Sistema de Controle Organizacional
O sistema de controle da organização pode ser rígido ou flexível. O controle rígido levará a uma atmosfera impessoal ou burocrática na organização. Haverá um escopo mínimo para auto-regulação.
Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional serve de base às relações interpessoais entre superiores e subordinados. Ela esclarece quem é responsável a quem e quem deve dirigir quem.
Se houver centralização de autoridade, a participação na tomada de decisões pelos subordinados será muito menor. Por outro lado, se houver descentralização de autoridade, haverá uma atmosfera de tomada de decisão participativa.
Orientação de Tarefas ou Gestão Orientada por Relações
O estilo dominante dos gerentes também afetará o clima organizacional. A abordagem orientada por tarefas significa que o estilo de liderança será autocrático. Os funcionários terão que mostrar resultados ou enfrentar a punição. O moral dos funcionários será baixo no longo prazo.
Se os gerentes forem orientados para as relações, o clima será considerado e solidário. Haverá espírito de equipe na organização, pois as necessidades e aspirações dos trabalhadores terão a devida importância.
Recompensas e Punições
O sistema de recompensas e punições também é um componente importante do clima organizacional. Se o sistema de recompensas estiver diretamente relacionado ao desempenho e produtividade, haverá uma atmosfera de competição entre os funcionários.
Todo mundo vai gostar de trabalhar duro e ganhar mais prêmios na forma de promoções e aumento de salário. Se houver tendenciosidade na distribuição de recompensas, os funcionários meritórios serão desencorajados.
Comunicação
O sistema de comunicação da organização também afetará o clima organizacional. O fluxo de informação, sua direção, sua dispersão e seu tipo são todos determinantes importantes.
Sistema de comunicação adequado significa que os subordinados estão em condições de expressar suas ideias, sugestões e reações, caso contrário, eles se sentirão frustrados.
Assunção de riscos
A forma como os membros respondem aos riscos e cuja ajuda é solicitada em situações envolvendo riscos é importante em qualquer organização.
Se os indivíduos se sentirem à vontade para experimentar novas ideias sem medo, não hesitarão em assumir riscos. Tal ambiente será propício para ideias inovadoras.
As dimensões ou componentes acima não são mutuamente exclusivos, eles geralmente se sobrepõem uns aos outros. O modo como essas diferentes dimensões operam uma organização indica o que é o clima organizacional daquela administração específica.
Desenvolvendo um Clima Organizacional Sólido
Desenvolver um clima organizacional sólido é uma proposta de longo prazo. O clima organizacional depende do sistema de comportamento organizacional.
O clima organizacional deve representar os objetivos e filosofias daqueles que se unem para criar a organização. O tipo de clima que uma organização busca depende do tipo de pessoas que possui, do tipo de tecnologia, do nível de educação e da expectativa de ações das pessoas.
As técnicas a seguir são geralmente úteis para melhorar o clima da organização:
Sistema de Comunicação Eficaz
Deve haver uma comunicação bidirecional na organização para que os funcionários saibam o que está acontecendo e reajam a ela. O gerente pode modificar sua decisão com base no feedback recebido.
Preocupação Com as Pessoas
A gerência deve estar interessada no desenvolvimento de recursos humanos. Deve funcionar para o bem-estar dos funcionários e uma melhoria em suas condições de trabalho. Para desenvolver um clima organizacional sólido, a gerência deve mostrar preocupação com as pessoas.
Tomada de Decisão Participativa
A gerência deve envolver os funcionários no processo de tomada de decisão, particularmente aquelas relacionadas com o estabelecimento de metas que irão afetá-los. Tomada de decisão participativa fará com que os funcionários sejam mais comprometidos com a organização e mais cooperativos também.
Mudança nas Políticas, Procedimentos e Regras
O clima organizacional também pode ser alterado, fazendo mudanças nas políticas, procedimentos e regras. É um processo demorado, mas as mudanças também serão duradouras se os trabalhadores virem as mudanças nas políticas, procedimentos e regras como favoráveis a eles.
Alterações Tecnológicas
Geralmente, os trabalhadores e empregados resistem a quaisquer mudanças inovadoras. Mas quando as mudanças tecnológicas melhorarem as condições de trabalho dos funcionários, a mudança será facilmente aceita.
Melhor clima estará lá se a administração adotar mudanças inovadoras em consulta com os funcionários.