O apoio da gestão é crucial para o sucesso de qualquer programa de bem-estar no local de trabalho. Como líderes, os gestores têm a oportunidade de construir ambientes de trabalho de apoio que promovam a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Pesquisas mostram a ligação entre os comportamentos de saúde dos colaboradores, os custos elevados e os resultados finais, comprovando que investir no bem-estar da força de trabalho é uma decisão bastante inteligente.
Várias empresas estão procurando reduzir os custos de assistência médica e, ao mesmo tempo, estimular colaboradores felizes e produtivos.
Elas oferecem atualmente programas de bem-estar para ajudar a facilitar comportamentos saudáveis no local de trabalho.
Embora este seja um bom começo, é importante perceber que simplesmente implementar um programa de bem-estar não é suficiente.
Os colaboradores precisam do apoio das lideranças para criar uma cultura próspera de e mudança de comportamento sustentável.
Em muitos casos, os profissionais de RH gastam muito esforço para convencer os altos executivos a apoiar essa cultura.
Na realidade, são as lideranças de nível médio que detêm a chave para mudar a cultura do local de trabalho. Eles têm a oportunidade de liderar seus colaboradores pelo exemplo.
É muito mais provável que os colaboradores se envolvam em atividades de bem-estar se perceberem que sua liderança está fazendo isso. Na verdade, a parte central do papel de um líder é estimular mudanças construtivas e manter um ambiente favorável.
Eles são vistos como responsáveis pelas mudanças ambientais porque:
- Os líderes são os instigadores e organizadores da mudança. Eles são responsáveis pelo acompanhamento e pelo controle de qualidade;
- Eles alocam recursos como tempo, espaço e dinheiro;
- Eles trabalham para criar condições favoráveis ao sucesso e também são responsáveis de forma mais direta, pelo fracasso do grupo ou organização.
Os gestores têm a oportunidade e os recursos para servir como modelos saudáveis para os colaboradores. Ao dar a eles permissão para manter sua saúde e bem-estar como prioridade máxima, estarão muito mais propensos a adotar comportamentos saudáveis no local de trabalho, como manter-se ativo, fazer melhores escolhas nutricionais e participar de atividades de alívio do estresse.
Como Os Gestores Podem Moldar O Bem-estar Dos Colaboradores?
Os gestores podem utilizar facilmente suas habilidades de liderança para incentivar e possibilitar comportamentos saudáveis em todo a organização.
O melhor de promover hábitos saudáveis é que não precisa ser difícil ou complicado. Existem muitas maneiras simples de criar uma cultura de bem-estar e facilitar escolhas saudáveis.
Aqui estão alguns exemplos de algumas maneiras simples que os gestores podem adotar, ajudando a moldar o bem-estar dos colaboradores:
Pratique o autocuidado
O estresse é um dos maiores fatores de saúde dos colaboradores. Apoiar uma força de trabalho saudável significa que as lideranças devem reformular as atividades, evitando o excesso de horas extras ou enviando e-mails aos colaboradores após o horário de trabalho.
Os gestores que praticam o autocuidado mostram aos colaboradores que eles também devem priorizar seu bem-estar.
Fique ativo
Forneça aos colaboradores a oportunidade de permanecerem ativos durante todo o dia. Crie um clube de caminhada e participe dele.
Use as escadas em vez do elevador e elogie os colaboradores por fazerem o mesmo. Permita que eles saibam que estão autorizados – e incentivados – a se levantarem de suas mesas a cada hora para se esticarem e se movimentarem.
Mostre gratidão
Ser grato e expressar gratidão é uma das coisas mais fáceis que os gestores podem fazer para aumentar o bem-estar dos colaboradores.
Ao simplesmente agradecer a eles por um trabalho bem feito, a positividade e o moral no local de trabalho irão prosperar.
Os colaboradores que são apreciados se sentem mais felizes em realizar suas ativideades. Maior moral pode levar a menos estresse e mais produtividade.
Crie o hábito de descobrir coisas pelas quais ser grato, mesmo que não seja o melhor dia de trabalho. Os colaboradores irão perceber que você valoriza tanto as grandes, quanto as pequenas conquistas e começarão a fazer o mesmo.
Proporcione informação
A educação desempenha um papel fundamental no bem-estar dos colaboradores. Muitos não sabem exatamente como comer de forma saudável, entrar em forma e cuidar de sua saúde mental.
Os gestores podem facilmente ajudar a educar os colaboradores oferecendo aulas de saúde. Considere trazer um profissional de saúde uma vez por mês e realizar uma aula de uma hora, por exemplo. Aulas de culinária, aulas de yoga e aulas de gerenciamento de estresse são ótimas ideias.
Ofereça escolhas saudáveis
Repense os lanches açucarados e gordurosos que estão disponíveis nas máquinas de venda da empresa e na sala de descanso.
Substitua lanches com baixo teor de nutrientes nas máquinas de venda automática por alternativas saudáveis, como amêndoas, biscoitos 100% integrais ou iogurtes.
Crie uma cesta de frutas comunitária onde os colaboradores podem pegar de forma gratuita e adicionar para todos compartilharem.
Mantenha as atividades de bem-estar livre de estresse
O bem-estar do colaborador nunca deve ser complicado ou estressante. De fato, para melhores resultados, as iniciativas de bem-estar devem ser simples e divertidas.
Os colaboradores ficarão mais inclinados a se envolver quando não precisarem concluir tarefas de bem-estar complexas e demoradas.
Se as iniciativas não forem atividades simples, os gestores também se sentirão estressados para acompanhar e esse estresse será óbvio para os colaboradores, o que irá desmotivá-los.
Participe
Por fim e possivelmente o mais importante, os gestores devem participar ativamente, liderando o programa de bem-estar de sua empresa, participando de exames biométricos e fazendo a avaliação anual de saúde.
Eles também devem participar de quaisquer atividades de grupo de bem-estar ou desafios, como clubes de caminhada, meditação ou alongamento. Os colaboradores não levarão a sério um programa de bem-estar que os próprios idealizadores não participam.
Os gestores podem tornar as escolhas saudáveis, fáceis, convenientes e divertidas para os colaboradores. Usando seu papel de liderança e sendo um exemplo saudável, estarão auxiliando seus colaboradores a criar mudanças sustentáveis.
Ofereça os melhores planos de saúde que você puder
Pesquise e implemente um plano líder de saúde para demonstrar aos colaboradores que o bem-estar é uma prioridade. A oferta de pacotes de assistência médica é um programa básico que os CEOs podem transformar em realidade.
Juntamente com sua equipe de RH, entenda o que você é capaz de oferecer quando se trata de saúde e certifique-se de que os colaboradores saibam obter o máximo dele.
Tratando Os Colaboradores Como Um Todo
O gerenciamento eficaz do bem-estar de seus colaboradores é essencial para a saúde de sua equipe e ajudará a manter sua empresa saudável também.
Os empregadores estão vendo um aumento nos resultados ao combinarem os benefícios dos colaboradores e as estratégias de saúde no local de trabalho, em uma abordagem holística para atingirem o bem-estar.
Por meio do trabalho proativo, geralmente há um efeito direto na produtividade, felicidade e saúde no local de trabalho.
Prevenção, intervenção e proteção são áreas-chave a serem consideradas para maximizar o bem-estar físico e mental de seus colaboradores.
Prevenção: identifique possíveis problemas e tome medidas para impedir que eles aconteçam.
Intervenção: tome medidas imediatas para evitar problemas que afetam colaboradores e sua empresa.
Proteção: estabeleça políticas adequadas para apoiar sua equipe o mais rápido possível.
A incorporação de alguns elementos nas políticas de saúde e no treinamento dos gestores de sua empresa é um grande passo para criar uma cultura de bem-estar em sua organização. Esses incluem:
- Demandas: isso examina a carga de trabalho, padrões de trabalho e ambiente de trabalho;
- Controle: o quanto a pessoa diz sobre o modo de fazer o trabalho;
- Suporte: incluindo incentivo, patrocínio e recursos fornecidos pela organização, gerenciamento de linha e colegas;
- Relacionamentos: incluindo a promoção de trabalho positivo para evitar conflitos e lidar com comportamento inaceitável;
- Função: as pessoas entendem o papel delas na organização e a organização garante que elas não tenham papéis conflitantes;
- Mudança: como a mudança organizacional é gerenciada e comunicada no local de trabalho.
O bem-estar afeta a rotatividade, o desempenho e a saúde geral das organizações. Portanto, é necessário que os empregadores comecem a adotar estratégias eficazes para alterar essas estatísticas.