People Analytics – A Análise De Pessoas Baseada Em Dados

A análise de pessoas – People analytics, também pode ser conhecida como análise de talentos, ou mesmo análise de Recursos Humanos, já que sua principal função sempre foi permitir que líderes e executivos tomem decisões mais bem informadas sobre sua força de trabalho.

Como o campo de recrutamento está evoluindo continuamente, o gerenciamento de talentos também deve fazê-lo, e é aí que aplicar tecnologia, dados e estatísticas a áreas como decisões de contratação, comportamento do candidato e moral / retenção dos colaboradores pode ter um efeito profundo.

Ao remover algumas das suposições sobre Recursos Humanos e gestão de pessoas, essa nova área de análise e pesquisa pode ajudar as equipes de RH a tomar decisões com base em fatos estatísticos.

O people analytics trata da análise dos problemas de pessoas de uma organização usando dados. Ela permite que você responda a perguntas críticas sobre sua organização. Por exemplo:

  • Quão alto é a sua rotatividade anual de colaboradores?
  • Quanto de sua rotatividade de colaboradores consiste em perda lamentada?
  • Você sabe quais colaboradores terão maior probabilidade de deixar sua empresa dentro de um ano?

Essas perguntas só podem ser respondidas usando dados. A maioria dos profissionais de RH pode responder facilmente à primeira pergunta. No entanto, responder a segunda pergunta é mais difícil.

Para responder a essa segunda pergunta, você precisaria combinar duas fontes de dados diferentes: o Sistema de Informações de Recursos Humanos e o Sistema de Gerenciamento de Desempenho.

Para responder à terceira pergunta, você precisaria de mais dados e também analisaria extensivamente.

Os departamentos de RH vêm coletando grandes quantidades de dados, mas infelizmente, esses dados geralmente permanecem sem uso.

Assim que as organizações começam a analisar seus problemas de pessoal usando esses dados, elas estão envolvidas no people analytics.

Quais São os Benefícios do People Analytics?

À medida que o cenário de RH continua crescendo e se desenvolvendo, é lógico que as técnicas e tecnologias utilizadas pelos profissionais continuarão a evoluir e se adaptar para atender às necessidades atuais.

Com esse processo, é possível chegar ao fundo de muitas questões orientadas para as pessoas, como insatisfação com a carreira, infelicidade com má gestão e baixo moral no local de trabalho.

Além disso, a análise de pessoas e os dados coletados podem ser usados pelo RH para agilizar processos e garantir que a força de trabalho atual seja satisfeita e trabalhando em todo o seu potencial.

Isso irá otimizar ao mesmo tempo o processo e os procedimentos usados no recrutamento e na contratação de novos colaboradores.

Como o People Analytics Ajuda o Gerenciamento de Recursos Humanos

Assim como a análise de marketing revolucionou o campo do marketing, a análise de RH está mudando o RH. Isso permite que o setor de Recursos Humanos:

  • Tome melhores decisões usando dados;
  • Teste a eficácia dessas intervenções;
  • Se mova de um parceiro operacional para um parceiro tático ou estratégico.

Hoje, a maioria dos departamentos de RH se concentra em coletar informações de colaboradores. Isso não é suficiente na economia atual baseada em dados.

Apenas manter registros é frequentemente insuficiente para agregar valor estratégico. O objetivo é transformar dados em informação e informação em insight.

Isso também se aplica ao RH, permitindo que o departamento se envolva mais na tomada de decisões em nível estratégico.

Ao utilizarem o People Analytics, as organizações geralmente começam fazendo perguntas simples. Um exemplo é: “Quais colaboradores são potencialmente envolvidos com a empresa?”

Você pode responder a essa pergunta usando estatísticas bastante simples. Isso ajuda a quantificar as relações entre as habilidades das pessoas e os resultados organizacionais.

Desta forma, a análise ajuda as empresas a rastrear o absenteísmo, a rotatividade, o desgaste, o desempenho e muito mais.

O People Analytics torna o RH ainda mais empolgante. Suas percepções são insumos para decisões estratégicas e otimizam os processos de negócios do dia a dia.

Além disso, se você souber o que faz com que seus colaboradores atuem, você pode criar um ambiente de trabalho melhor e identificar futuros líderes.

Imagine que você pode prever quais colaboradores estão mais propensos a deixar a empresa. Essas informações ajudam no gerenciamento da sucessão e beneficiam o planejamento estratégico da força de trabalho. U

Depois de fazer a pergunta certa, você precisa selecionar dados de seus diferentes sistemas. Esses dados são então combinados, limpos e analisados. Essa análise leva a insights.

Nem todos os insights são igualmente interessantes. É por isso que você deve fazer perguntas sobre coisas que podem ser alteradas.

Por exemplo, você não pode alterar o sexo de um colaborador. No entanto, você tem influência sobre seus estilos de gerenciamento e níveis de engajamento. Fazer as perguntas certas leva a insights acionáveis.

Alguns Exemplos do People Analytics

Para começar com a análise de pessoas, você precisa combinar dados de diferentes sistemas de RH. Digamos que você queira avaliar o impacto do engajamento dos colaboradores no desempenho financeiro.

Para avaliar esse relacionamento, você precisa combinar sua pesquisa de envolvimento anual com seus dados de desempenho.

Dessa forma, você pode calcular o impacto do engajamento no desempenho financeiro de diferentes lojas e departamentos.

As principais áreas de RH serão alteradas com base nos insights obtidos das análises de pessoas. Funções como recrutamento, gerenciamento de desempenho e aprendizado e desenvolvimento, sofrerão mudanças.

Você também poderá:

  • Calcular o impacto comercial do seu orçamento de aprendizado e desenvolvimento;
  • Prever quais novas contratações se tornarão as de maior desempenho em dois anos;
  • Prever quais das novas contratações deixarão sua empresa no primeiro ano.

Ter essas informações mudará seus procedimentos e decisões de contratação e seleção.

Como o People Analytics Molda o Negócio?

Você pode imaginar que a análise de RH possui um valor enorme para uma organização. Esses exemplos são apenas o começo. De fato, a análise permite que as empresas meçam o impacto das políticas de pessoas no negócio.

Ao aplicar análises estatísticas complexas, o RH pode prever o futuro da força de trabalho. Isso permite que os gestores meçam o impacto financeiro das práticas de recursos humanos.

Medir o impacto do RH no desempenho final é o ápice da análise de RH. Isso geralmente é feito calculando-se um retorno sobre o investimento (ROI). É a maneira mais poderosa para o RH aumentar sua influência estratégica.

Os exemplos acima mencionados têm impacto tanto no lado do custo quanto no lado da receita do negócio.

Conhecer o impacto das políticas de RH também ajudará o departamento a se tornar um parceiro estratégico. Isso ajuda o RH a alinhar suas táticas com as metas de negócios e a quantificar o valor agregado.

Deixe um comentário

Rolar para cima