Quão felizes e engajados são seus colaboradores? Se você não tem ideia, provavelmente é hora de considerar se as pesquisas de engajamento fazem sentido para sua organização.
E que melhor maneira existe para avaliar o que pensam seus colaboradores do que perguntando de forma direta e anônima? Se você não avaliar o engajamento, não poderá melhorá-lo. É simples assim.
Vantagens das Pesquisas de Engajamento
Criar uma cultura de colaboradores engajados é importante para qualquer líder. Afinal de contas, colaboradores envolvidos são mais produtivos, mais felizes e menos propensos a procurar um novo emprego.
Considere os seguintes benefícios das pesquisas de engajamento:
Descobrir o sentimento do colaborador
Quando você pesquisa toda a sua equipe, consegue identificar rapidamente, em média, como seus colaboradores estão se sentindo em relação a seus cargos, incluindo as áreas em que gostam de atuar e as áreas que não gostam.
Por exemplo, sua pesquisa pode revelar que todos os seus colaboradores apreciam o fato de você pagar o almoço da sexta-feira. Também pode revelar que sua equipe gostaria de trabalhar em casa algumas vezes ou remotamente.
E a partir desse feedback, você pode decidir pagar o almoço mais de uma vez por semana, ao mesmo tempo em que permite que os membros da equipe trabalhem de casa por pelo menos dois dias por mês. De forma rápida você estaria melhorando o sentimento dos colaboradores.
Dar voz aos colaboradores para criar confiança
Uma coisa é dizer aos seus trabalhadores que você se preocupa com o que eles estão fazendo, simplesmente prestando atenção aos problemas deles. Outra coisa é solicitar proativamente feedback deles e realizar alterações correspondentes.
Você dá voz aos seus colaboradores quando realiza regularmente pesquisas de engajamento e se preocupa com os resultados que elas revelam.
Por sua vez, seus colaboradores percebem que você realmente se interessa pelos seus pensamentos e ideias. A confiança é estabelecida e se desenvolve com o tempo.
Quando eles confiam em você, é mais provável que eles o sigam, porque acreditam no caminho que você está seguindo.
Os resultados impulsionam o crescimento ou as mudanças
Digamos que todos os seus colaboradores indiquem que não têm as ferramentas e tecnologias certas para serem bem-sucedidos em seus trabalhos.
Com essa informação, os líderes conduziriam pesquisas imediatamente para descobrir qual plataforma de colaboração é mais adequada para sua organização e as tecnologias necessárias. Quando feitos corretamente, esse tipo de investimento tornará o trabalho de cada membro da equipe mais fácil.
Por outro lado, talvez a pesquisa revele que a política rígida de horário da sua empresa é vista de maneira tremendamente desfavorável por praticamente todos os seus colaboradores.
Além de prejudicar sua força de trabalho, você pode ter certeza que essa política é responsável por alguns ótimos trabalhadores acabarem procurando um empregador mais flexível. A partir dessa informação, os líderes poderiam considerar mudar essa política imediatamente.
Com os resultados das pesquisas de engajamento dos colaboradores, os líderes podem fazer investimentos que levam ao crescimento, além de promover mudanças estratégicas, o que poderia criar uma cultura mais forte e atraente, caracterizada por trabalhadores mais engajados.
Coletar dados sem desperdiçar tempo
Utilizando as mais recentes plataformas de envolvimento de colaboradores e emitindo pesquisas para toda a sua equipe ao mesmo tempo, você otimiza o processo de coleta de feedback.
Isso, por sua vez, economiza muito tempo, já que os dados da pesquisa são coletados de uma só vez, bem como os resultados gerados automaticamente.
Rastrear dados ao longo do tempo
Digamos que sua primeira pesquisa de engajamento com colaboradores indique o fato de que eles sentem que estão sobrecarregados de trabalho, que não há camaradagem entre colegas ou que seus líderes não prestam o auxílio necessário.
Embora você possa ter receio de fazer uma pesquisa de acompanhamento mais tarde devido ao resultado negativo do feedback que recebeu na primeira vez, seria prudente manter o curso.
Grandes líderes desenvolvem planos viáveis para corrigir o que está errado de imediato. Eles podem, então, mapear seu progresso, ou a falta dele, em pesquisas de acompanhamento.
Se os dados mostram que eles estão na direção certa, o objetivo foi alcançado. Caso contrário, é hora de tentar algo diferente.
Relacionamento líderes vs. colaborador
Os resultados da pesquisa mostrarão o quanto seus colaboradores estão se dando bem com suas lideranças. São dados extremamente importantes, particularmente quando se considera o fato de que grande parte dos trabalhadores deixam seus empregos porque não gostam de seus líderes.
Se, por exemplo, sua pesquisa de engajamento revelar que 18 de 20 colaboradores em um único departamento não gostam de seu líder, é hora de conversar imediatamente com essa liderança.
As pesquisas com colaboradores fornecem aos líderes os dados necessários para tomar decisões com base em informações, não importa o quanto sejam difíceis.
Os Perigos de Incentivar a Participação nas Pesquisas
Incentivar a participação dos colaboradores na sua pesquisa de engajamento parece uma ótima ideia. Você não pode forçá-los a participar, mas oferecer um prêmio com certeza irá aumentar a motivação.
Apesar de parecer uma boa estratégia, essa prática não é recomendável.
É compreensível que as organizações façam isso e suas intenções são boas. Elas querem ouvir o maior número possível de colaboradores, de modo que o feedback seja representativo e todos os trabalhadores recebam uma voz. Quanto mais participantes, mais precisamente os dados refletirão a realidade da organização.
Mas existem alguns problemas causados pelo incentivo. Essa prática pode desviar do foco. O principal objetivo da pesquisa é simplesmente avaliar o envolvimento dos colaboradores.
Em vez de premiar a participação nas pesquisas, recompense os esforços significativos para melhorar e manter o envolvimento ao longo do ano.
Os incentivos superestimam a pesquisa, que não é igual ao envolvimento dos colaboradores. Ela fornece uma visão geral do local de trabalho que permite que a organização faça alterações para melhorar esse envolvimento.
A pesquisa não é o objetivo final, e colocar muita ênfase nela motiva os colaboradores a responder a pesquisa e esquecer o engajamento propriamente dito.
Isso pode distorcer a realidade. Alguns colaboradores tentarão encontrar maneiras de aumentar suas chances de ganhar o prêmio ou falsificar o nível de participação da equipe.
Pode causar debate ou frustração. Imagine um departamento que perde um prêmio porque um colaborador optou em não participar da pesquisa? Os esforços para fazer mudanças positivas baseados no feedback dos colaboradores será agora prejudicado pela frustração da equipe.
Como você aumenta os números de participação ao longo do tempo?
A pesquisa deve ser voluntária. Os colaboradores devem ser encorajados a participar não para ganhar alguma recompensa de curto prazo, mas para ajudar a levar a organização para um lugar melhor, tanto para si quanto para seus colegas de trabalho.
Mostre aos colaboradores como seus comentários são utilizados para que eles se sintam ouvidos e mais inspirados a participar.
Comunique-se sobre o engajamento durante todo o ano. Se os colaboradores só ouvirem falar de engajamento no momento da pesquisa, não irão dar a devida importância.
Quando o engajamento faz parte da cultura da organização, a participação é uma expectativa. Não deve ser sobre ganhar um prêmio, mas melhorar o local de trabalho para todos os envolvidos.