Pilares de Um Grande Gestor

Os gestores são representantes diretos da empresa que influenciam sua equipe e tomam decisões diárias em nome da organização.

Dia a dia atribulado, milhares de e-mails, ligações, compromissos.

Aquele cliente especial que precisa de atenção, o projeto que precisa ser acompanhado, essas e outras atividades que acabam tomando nosso tempo e quando percebemos o final do dia chegou e não sobrou tempo para pensar e trabalhar em assuntos importantes, mas que podem esperar até amanhã. Será mesmo que podem?

Infelizmente essa tem sido a realidade de muitas empresas, os assuntos diários ocupando espaço daquilo que realmente faz a empresa crescer e prosperar.

Independentemente do tamanho de seu negócio, um planejamento assertivo associado a um bom método de controle e acompanhamento e uma gestão eficaz de pessoas pode fazer a diferença no resultado de sua empresa.

O grande gestor opera apoiando-se em pilares que representam uma administração responsável e de sucesso. Alguns desses pilares são:

Comunicação

Uma boa comunicação é uma ferramenta essencial para alcançar produtividade e manter fortes relações de trabalho em todos os níveis de uma organização.

Os gestores que investem tempo e energia no fornecimento de linhas claras de comunicação, rapidamente criarão confiança entre os colaboradores, e irão perceber o aumento da produtividade.

A má comunicação no local de trabalho levará inevitavelmente a colaboradores desmotivados que podem começar a questionar sua própria confiança em suas habilidades e, inevitavelmente, na organização.

Os gestores precisam entregar metas claras e alcançáveis para as equipes e indivíduos, delineando exatamente o que é necessário em qualquer projeto, e garantindo que todos os colaboradores estejam cientes dos objetivos do projeto, do departamento e da organização como um todo.

Embora a comunicação face a face seja, de longe, a melhor maneira de criar confiança com os colaboradores, nem sempre é uma opção.

Assegure-se de que as linhas de comunicação sejam mantidas abertas o tempo todo. Pesquise ativamente e encoraje relatórios de progresso e atualizações de projetos.

A comunicação é um processo de mão dupla e nenhuma empresa ou indivíduo sobreviverá por muito tempo se não ouvir e incentivar o diálogo com a outra parte.

Ouvir mostra respeito e permite que você aprenda sobre quaisquer questões pendentes que você possa precisar abordar.

Liderança

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

Habilidades de liderança são aquelas que auxiliam na supervisionar de processos, orientação de iniciativas e direcionamento de colaboradores para o alcance de metas.

A liderança é um componente essencial para tomar decisões conscientes sobre a missão e os objetivos de sua organização e alocar recursos adequadamente para alcançar essas diretivas.

A liderança valiosa inclui a capacidade de delegar, inspirar e comunicar de forma eficaz. Outros traços de liderança incluem honestidade, confiança, comprometimento e criatividade.

Delegue com Sabedoria

Praticar a arte da delegação tem sido um recurso usado com mais frequência pelos gerentes, porque eles sabem que não podem fazer tudo.

Quando o trabalho é delegado adequadamente, os gestores podem atingir as metas da organização de maneira eficiente e eficaz. Posteriormente, os colaboradores se beneficiam de poder brilhar à medida que crescem e se desenvolvem profissionalmente a partir da experiência.

Um grande gestor sabe que uma organização eficaz inclui uma equipe bem treinada que pode intervir de maneira plenamente satisfatória, mesmo na sua ausência.

A delegação de tarefas demonstra a confiança que o gestor tem em seus em seus colaboradores para assumir outras responsabilidades.

Trabalho em Equipe

Um bom gestor busca liderar enquanto compõe a equipe, ajudando no processo de resolução de problemas e se fazendo sempre presente. Um líder é capaz de motivar os colaboradores e estimular o trabalho em equipe.

Por meio de incentivos e desenvolvimento de autoestima, o líder deve alinhar os objetivos de seus colaboradores. É fundamental entender quais são as captações da equipe e sincronizá-las às metas da organização. O esforço praticado cria uma atmosfera positiva, de cordialidade e bem-estar.

Para que o trabalho em equipe possa trazer bons resultados, é preciso ter uma visão ampliada do negócio exercido. O papel de um líder é traçar estratégias de maneira efetiva.

Harmonização do ambiente de trabalho, habilidade de ouvir e falar, reconhecimento e feedbacks são grandes estratégias para promover maiores resultados. Essas são as principais características de uma liderança que realmente inspira o trabalho em equipe.

Reconhecimento

As pessoas gostam de receber feedbacks, participar de reuniões produtivas, receber estímulos para cursos de desenvolvimento e melhoria de salário.

Receber elogios individualmente ou junto aos colegas, ser chamado para representar a liderança em eventos e reuniões importantes, participar de projetos complexos e relevantes para a empresa e ter uma remuneração de mercado, são fatores de reconhecimento que todo colaborador sonha em receber.

E tenha em mente que as pessoas são motivadas por mais do que dinheiro. As pessoas anseiam por feedback positivo, reconhecimento por esforço extra, reconhecimento de líderes e colegas, o brilho que vem com o conhecimento de que uma conquista foi vista, apreciada e celebrada.

A recompensa financeira é ótima, não resta dúvida, mas não é o equivalente ao reconhecimento. Não vamos nos enganar. É uma solução de curto prazo. O reconhecimento é uma ferramenta fundamental nos programas de retenção de colaboradores.

Entusiasmo

O que faz alguns líderes serem bem sucedidos e outros não?

Um ponto importante é o entusiasmo, a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que os cerca, mudando a nossa realidade e a realidade de todos os que estão ao nosso redor.

O entusiasmo pode ser visto no vigor ou veemência, no falar ou no escrever, na exaltação criadora. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.

Entusiasmo é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos. Entusiasmado é o líder que acredita em si, acredita nos outros e acima de tudo na capacitação do ser humano.

Se formos esperar ter as condições ideais primeiro para depois sentirmos entusiasmo, jamais sentiremos isso por coisa alguma, pois sempre teremos razões contrárias a isso.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Todos conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem e acabam apenas vendo a vida passar.

Então, seja um líder entusiasta e contagie seus colaboradores.

Conhecimento

Demonstrar falta de conhecimento e insegurança, é como colocar estricninca no seu suco! Se você foi colocado diante de um desafio, assumindo uma área que desconhece os processos, se aproxime da equipe.

Percebemos muitos gestores tendo o comportamento, tour of duty, que contribui diretamente para a resistência e falta de cooperação. Promova a colaboração, seja um bom ouvinte, esteja aberto a mudanças, seja ético, não questionando os processos anteriores.

Aja com cuidado, um vocabulário impreciso, como uso de termos “eu acho” ou “talvez”, transmite incertezas. Seja estratégico, se aproximando de pontos focais na equipe e buscando esclarecimento sobre as principais demandas, desta forma poderá contribuir mais rapidamente.

Além da experiência do quotidiano, há estudos que comprovam uma forte relação entre a gestão do conhecimento e a competitividade  consequentemente, os resultados econômicos.

Um grande gestor sempre estará em busca de maior conhecimento, pois tem consciência de que isto gera um impacto positivo na motivação da sua equipe, se tornar referência, sem dúvida, é um grande diferencial de um gestor que esta a frente de equipes de alto desempenho.

Duas coisas:

  • Conhecimento nunca é demais.
  • Conhecimento é o verdadeiro poder.

Desenvolva Novos Líderes

Os gestores devem sempre ter uma estratégia de saída. Se você receber uma promoção ou uma nova posição, precisará ter um plano para sua partida, incluindo uma sugestão sólida para que alguém preencha sua função. E isso significa que você precisa estar preparando seus colaboradores para a liderança agora.

É claro que prepara-los para serem líderes é muito mais do que simplesmente preparar alguém para substituir você. É importante instigar habilidades de liderança em seus colaboradores para o bem de suas carreiras.

Quando eles estiverem equipados com habilidades de gerenciamento, eles poderão tomar decisões informadas, orientar seus colegas (e, eventualmente, seus subordinados diretos) e se qualificar para as oportunidades que surgirem.

Mas desenvolver seus colaboradores em líderes não é uma mudança instantânea. Por isso é importante começar agora. Existem algumas estratégias vitais para começar a desenvolver as habilidades que beneficiarão você e seus colaboradores. São elas:

  • Rede de contatos

Leve seus futuros líderes a eventos de networking. Através desses eventos eles aprenderão a construir ligações com estranhos, iniciar conversas com confiança e compartilhar interesses e conhecimentos.

E essas são habilidades fundamentais para os líderes em qualquer nível. Por isso, é importante ensinar aos seus colaboradores como fazer uma rede eficaz de contatos, o mais rápido possível.

Você pode começar devagar, dentro de sua própria empresa, incentivando seus líderes em treinamento a participarem de festas, eventos patrocinados ou após o trabalho.

E mais importante, peça que dividam os novos conhecimentos com os colegas de trabalho que eles já conhecem, pois estarão exercitando o espírito de equipe.

  • Forneça a experiência certa

Ao distribuir projetos e tarefas, pense um pouco sobre os deveres únicos que você tem como gestor. Essas são as habilidades com as quais seus colaboradores podem não estar familiarizados, mas devem, se quiserem subir na organização.

Em seguida, encontre maneiras que proporcione ganharem experiência nessas áreas.

  • Permita que eles atuem sozinhos

Quando um colaborador precisa de ajuda com uma tarefa, ele geralmente procura seu gerente, buscando o recurso que ajudará a realizar a tarefa.

E na maioria dos casos, cumprir esse dever gerencial é perfeitamente aceitável. Mas quando você está treinando seus colaboradores para se tornar líderes, é benéfico incentivá-los para descobrir como obter o que precisam, por conta própria.

Foco

Como gestor, você tem muitas atividades. Manter o foco pode ser difícil com um fluxo constante de colaboradores, clientes, e-mails e telefonemas exigindo sua atenção.

Em meio ao barulho, entender as limitações do seu cérebro e trabalhar em torno delas pode melhorar seu foco e aumentar sua produtividade.

As distrações indicam que algo mudou. Uma distração é um alerta que diz: “oriente sua atenção aqui agora“. A reação do cérebro é automática e virtualmente impossível de ser detida.

Em última análise, o objetivo não é o foco constante, mas um curto período de tempo livre de distrações todos os dias. Vinte minutos por dia de foco profundo podem ser transformadores.

Experimente estas dicas para ajudá-lo a se tornar mais focado e produtivo:

  • Faça o trabalho criativo primeiro

Normalmente, fazemos o trabalho mais simples primeiro e nos preparamos para as tarefas mais difíceis. Isso drena sua energia e diminui seu foco. Toda decisão que tomamos cansa o cérebro.

Para se concentrar efetivamente, inverta a ordem. Verifique as tarefas que exigem criatividade ou concentração logo pela manhã e, em seguida, passe para um trabalho mais fácil, como excluir e-mails ou agendar reuniões, no final do dia.

  • Aloque seu tempo deliberadamente

Estudos mostram que estamos realmente focados por uma média de apenas seis horas por semana.

A maioria das pessoas se concentra melhor de manhã ou tarde da noite. Observe onde e quando você se concentra melhor, então aloque suas tarefas mais difíceis para esses momentos.

  • Treine sua mente como um músculo

Quando a multitarefa é a norma, seu cérebro rapidamente se adapta. Você perde a capacidade de se concentrar e a distração se torna um hábito. Nós treinamos nosso cérebro para ficar fora de foco, como uma reação de defesa.

Pratique a concentração desligando todas as distrações e dedicando sua atenção a uma única tarefa. Comece pequeno, talvez cinco minutos por dia, e trabalhe até grandes quantidades de tempo.

Se você encontrar sua mente vagando, basta voltar à tarefa em mãos. É como ficar em forma. Você tem que construir o músculo para se concentrar.

Comprometimento

Compromisso é definido como o nível de entusiasmo que alguém tem em relação as suas tarefas atribuídas em um local de trabalho.

É o sentimento de responsabilidade que uma pessoa tem em relação aos objetivos, missão e visão da organização à qual está associada. Altos níveis de satisfação em uma organização estão relacionados ao compromisso de trabalho e engajamento.

Um gestor comprometido, resulta em desempenho de negócios superior, consequentemente em busca de maior lucratividade, produtividade, retenção de colaboradores e melhoria geral no ambiente de trabalho.

A maioria das grandes realizações são alcançadas pela perseverança, trabalho duro e dedicação. Todas essas qualidades não aparecem em apenas um dia.

Uma gestor desenvolve essas qualidades ao longo dos anos. Se um gestor espera que seus colaboradores tenham um desempenho acima do esperado, então terá que mostrar seu próprio comprometimento em relação ao seu trabalho e à organização que representa.

Estratégia

Um gestor estratégico é aquele que tem o potencial de expressar uma visão tática para a organização, ou parte dela, e para motivar e persuadir os outros a adquirir essa visão.

É o potencial para influenciar membros organizacionais a executar mudanças organizacionais. Gestores estratégicos criam estrutura organizacional, alocam recursos e expressam uma visão habilidosa.

Eles trabalham em um ambiente ambíguo sobre questões muito difíceis que influenciam e são influenciadas por ocasiões e organizações externas às suas.

Um dos grandes objetivos da gestão estratégica é desenvolver um ambiente no qual os colaboradores prevejam as necessidades da organização no contexto de seu próprio trabalho.

Os líderes estratégicos incentivam os colaboradores a seguir suas próprias ideias. É sobre inventividade, percepção e planejamento para ajudar um indivíduo a realizar seus objetivos e metas.

Inovação

No mundo em constante mudança de hoje, é crucial que as organizações sejam inovadoras para se manterem competitivas no mercado e garantir o sucesso contínuo.

Essa necessidade de inovação trouxe a necessidade de gestores capazes de influenciar e inspirar esforços criativos. Sem liderança em inovação, é difícil para as organizações modernas sobreviverem no mercado dinâmico. Veja algumas das características de um gestor com habilidades de inovação.

  • Tolerância ao risco

Inovação é sinônimo de criatividade. E a criatividade fluente envolve um grande risco. Um líder de inovação tem alta tolerância a riscos e tem a habilidade inusitada de considerar todas as eventualidades possíveis para fazer apostas bem calculadas que geralmente valem a pena.

  • Domínio e comunicação

Gestores de inovação são normalmente necessários em indústrias orientadas para a tecnologia que avançam rapidamente. Eles devem ter o domínio necessário para se comunicar efetivamente com sua equipe, transmitir uma visão unificada e compreender os riscos e vantagens inerentes a uma ideia criativa.

  • Abertura

Quando os membros da equipe apresentam uma nova ideia, esses gestores são receptivos e estão completamente abertos a explorar a ideia.

Essa abertura a novas ideias, mesmo radicais, contribui significativamente para a criação de um clima altamente inovador na organização.

  • Estabilidade emocional

Um líder inovador está ancorado e tem suas emoções sob controle. Enormes oscilações de um humor exaltado para depressão, e depois de volta para a alegria não é propício para um local de trabalho que está cheio de ideias.

Idealmente, um gestor que possui a característica da inovação está preparado para ser feliz e positivo, então faz o que for necessário para manter um ambiente estável semelhante no local de trabalho.

Feedback

Tanto o senso comum quanto as pesquisas deixam claro – o feedback e as oportunidades de usar esse feedback ajudam a melhorar, seja um indivíduo, grupo, empresa, unidade de negócios, ou organização – e essa informação pode ser usada para tomar decisões mais bem informadas. Também nos permite construir e manter a comunicação com os outros.

O feedback efetivo, tanto positivo quanto negativo, é muito útil. O feedback é uma informação valiosa que será usada para tomar decisões importantes.

As empresas de alto desempenho alcançam esse patamar, porque seus gestores buscam constantemente formas de melhorar ainda mais a sua performance.

Para essas empresas, a melhoria contínua não é apenas um slogan vistoso. É um verdadeiro foco com base no feedback de toda a organização – clientes, gestores, colaboradores, fornecedores e partes interessadas.

As empresas com melhor desempenho não são apenas boas em aceitar feedback. Elas possuem uma cultura interna de pedir, deliberadamente, o feedback.

O grande gestor sabe que um feedback efetivo traz benefícios para o doador, o receptor e a organização como um todo.

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