Planeje O Aprendizado E Desenvolvimento Do Seu Colaborador

Investir em desenvolvimento tornou-se uma prática popular nos últimos anos à medida que mais organizações aplicam parte do orçamento na participação de seus colaboradores em conferências, compra de livros, cursos online e muito mais.

Essa é uma ótima prática que ajuda a desenvolver os trabalhadores e mostra que a organização se preocupa com seu futuro.

Mas você não está maximizando o valor desse investimento se o aprendizado for restrito a um único colaborador. Ao remodelar esses fundos de desenvolvimento pessoal em uma oportunidade de aprendizado em equipe, você aumenta ainda mais o valor do dinheiro aplicado.

À medida que você amplia seu plano de aprendizado e desenvolvimento, os colaboradores devem entender:

  • Como esse desenvolvimento beneficia a equipe de modo geral;
  • Quais os benefícios específicos que esse aprendizado pode trazer.

Nem todas as empresas oferecem oportunidades de desenvolvimento, portanto, a ocasião deve ser vista como um bônus importante, que poderá acrescentar novos conhecimentos e experiências à vida profissional dos colaboradores.

Compartilhando Aprendizado

Uma das oportunidades de desenvolvimento mais populares são as conferências anuais do setor ou as feiras.

Normalmente, as organizações podem enviar apenas alguns indivíduos selecionados para esses eventos, mas há muitas maneiras de compartilhar o que aprenderam, quando retornam. Conheça algumas:

Organize um almoço e aprenda

Permita que os colaboradores tenham um tempo para organizarem o que aprenderam. Depois de dez ou quinze dias,  promova um almoço e peça-lhes que compartilhem suas descobertas e aprendizado. Incentive todos os membros da equipe a participar.

Coletar e distribuir contatos

Poucas situações criam melhores oportunidades de networking do que conferências e feiras, onde os colaboradores interagem com os líderes do setor e colegas de profissão.

Antes do evento, reúna a equipe e apresente o programa que será desenvolvido no evento, solicitando aos membros que indiquem quais as áreas de seu interesse. O colaborador que irá participar deverá coletar o máximo possível de contatos relativos a essas áreas.

Considere criar um banco de dados ou documento compartilhado com uma lista de contatos que todos na equipe possam acessar.

Materiais diversos

Peça ao participante para fazer anotações, pegar folhetos ou adquirir apresentações de slides. Todo e qualquer material deve ser compartilhado com os outros membros da equipe.

Isso também faz com que os participantes se sintam com mais responsabilidade, pois espera-se que eles voltem com informações valiosas.

Escolha dos temas

Conferências ou seminários geralmente postam temas e agendamentos com antecedência. Por exemplo, se houver um tópico de mídia social que interesse muito um membro da equipe de marketing, o colaborador que participará do evento poderá assistir, fazer anotações e fornecer informações valiosas ao colaborador que não compareceu.

Definir metas

Defina algumas metas aos participantes para manter o controle e ajudá-los a aproveitar ao máximo o evento. Você está investindo no aprendizado e desenvolvimento de seus colaboradores, mas também quer ver os resultados desse investimento.

Estes são apenas alguns exemplos de como um plano de aprendizado e desenvolvimento de colaboradores pode beneficiar toda a equipe, não apenas o indivíduo. As mesmas práticas podem ser aplicadas a livros, palestras, cursos presenciais e online e muito mais.

Importância do Desenvolvimento dos Colaboradores

O desenvolvimento de colaboradores é uma iniciativa conjunta do empregado, bem como do empregador, para melhorar ou ampliar o conhecimento e as habilidades existentes de um indivíduo.

Os colaboradores são os ativos mais valiosos para uma organização e, como tal, é de extrema importância que se mantenham a par dos mais recentes desenvolvimentos no setor, de modo a sobreviver à concorrência acirrada.

As organizações devem empenhar todos os seus esforços para incentivar os colaboradores a participarem de atividades de desenvolvimento.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é fundamental por várias razões, entre elas:

Ajuda a atrair e reter bons colaboradores

Retenção de colaboradores, bem como o processo de contratação é um grande desafio para muitos empregadores. Esse desafio pode ser bastante reduzido com um sólido programa de desenvolvimento.

Fornecer o desenvolvimento do colaborador como parte do pacote de contratação dá à sua empresa uma vantagem competitiva sobre outras organizações.

O desenvolvimento também constrói e fomenta a lealdade entre os colaboradores. Trabalhadores leais são menos propensos a desistir, e é disso que se trata a retenção. Os colaboradores precisam se sentir importantes, necessários e valorizados.

Reputação quase sempre precede a personalidade e é por isso que as organizações precisam garantir que sua reputação seja protegida e aprimorada de todas as formas possíveis.

Ter uma reputação como um empregador que se preocupa em oferecer treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores é ótimo tanto para a forma como os clientes perceberão sua empresa quanto para a contratação de novos trabalhadores.

O desenvolvimento de colaboradores ajuda a atrair os melhores

Oferecer treinamento, educação continuada, participação em conferências, envolvimento em seminários ou até mesmo algo tão simples quanto um subsídio de livros, atrai colaboradores que desejam se desenvolver e melhorar a si mesmos. Esse é um ativo para contratar e manter a todo custo.

Ajuda a criar colaboradores promocionáveis

Um plano adequado e sólido de desenvolvimento e treinamento criará um grupo de trabalhadores capacitados e prontos para a promoção, identificando os pontos fortes e fracos de seus colaboradores.

É muito comum ver empresas anunciando aberturas de vagas para as principais posições, como lideranças e outros cargos de alto nível.

Isto ocorre porque elas não possuem colaboradores internos preparados para assumir tal posição, devido à falta de capacitação e treinamento.

O desenvolvimento de colaboradores preenche essa lacuna fornecendo as habilidades e competências necessárias para assumir essas posições à medida que elas surgem.

Contratar internamente também é uma alternativa estratégica e financeira, pois não há ninguém mais familiarizado com as operações de negócios do dia a dia de uma empresa e com os clientes, do que alguém que já está na organização há algum tempo, evitando os altos investimentos de tempo e recursos.

Mantém os colaboradores envolvidos

Ter os colaboradores ocupados e engajados no trabalho é algo que todo empregador quer ver, mas nem sempre isso irá acontecer.

Haverá dias em que a carga de trabalho será reduzida, dando aos colaboradores algum tempo livre, podendo levar ao tédio.

O desenvolvimento de colaboradores é uma maneira de mantê-los sob controle, através das atividades de treinamento, evitando assim que a monotonia e o desinteresse se instale.

Programas de treinamento interessantes e eventos de desenvolvimento que sejam divertidos e desafiadores, manterá os colaboradores ocupados e na expectativa de viverem novas experiências.

Isto irá percorrer um longo caminho para eliminar a sensação diária de um trabalho que leva ao temido tédio e à ociosidade.

Poupança futura

Investimento tem tudo a ver com poupar hoje para obter um melhor retorno do seu capital amanhã. O mesmo pode ser dito do desenvolvimento e treinamento de colaboradores.

Diz-se que um bom trabalhador é como dinheiro no banco. Ele será útil em determinado momento. Um colaborador bem treinado, confiante e engajado vai oferecer um trabalho melhor para a empresa no longo prazo.

Invista na sua força de trabalho e você estará produzindo equipes de alta performance que ajudarão sua empresa a crescer e se destacar no mercado.

Força você a olhar para o futuro

O desenvolvimento de colaboradores é algo contínuo e dinâmico. As habilidades relevantes hoje podem estar obsoletas amanhã.

Isso significa que você sempre deve estar atento ao futuro em todos os momentos, caso contrário, a empresa ficará estagnada.

Portanto, você precisa se fazer várias perguntas de acordo com as metas e objetivos da empresa, como:

  • Que tipo de liderança eu vou precisar?
  • O que meus clientes esperam dos meus colaboradores?
  • Quais mudanças na indústria posso esperar no futuro próximo e no longo prazo?

A análise cuidadosa dessas questões revela o fato de que os colaboradores são essenciais para quaisquer respostas ou planos que você possa apresentar sobre essas questões. Assim, sua formação e desenvolvimento estão interligados com o sucesso da empresa.

É isso que força o empregador a olhar para o futuro, porque os programas de desenvolvimento de colaboradores não acontecem sem um bom planejamento.

Deixe um comentário

Rolar para cima