Por que planejar nossas vidas é importante? Há muitas opiniões diferentes sobre as chaves para o sucesso e como levar uma vida significativa, feliz e gratificante.
Trabalhar duro, ter disciplina e fazer sacrifícios são apenas alguns exemplos. No entanto, um dos fatores essenciais necessários para ter sucesso em qualquer projeto pessoal é o planejamento.
Se você perguntar a um grande grupo de pessoas o que gostaria de alcançar em suas vidas, as respostas irão variar consideravelmente. Algumas das respostas mais comuns que você pode esperar são:
- Eu quero ganhar mais dinheiro;
- Eu quero ser feliz;
- Eu quero ser saudável;
- Eu quero perder peso;
- Eu quero viajar e ver o mundo;
- Eu quero ter relacionamentos significativos e felizes;
- Eu quero parar de me preocupar;
- Eu quero ser respeitado;
- Eu quero parar de procrastinar.
Todos esses são objetivos que valem a pena perseguir. No entanto, se você perguntar ao mesmo grupo de pessoas se elas desenvolveram um plano específico para atingir seus objetivos, é mais do que provável que apenas uma pequena minoria responda “sim”.
Em outras palavras, enquanto todos nós temos desejos e sonhos, poucos cria um plano específico, detalhando como proceder para alcançá-los.
Planejar sua vida é uma das formas mais eficazes de obter o que você deseja. Ninguém planeja falhar. As pessoas simplesmente não planejam. Dito de outra forma, deixar de planejar é semelhante a um planejamento para falhar.
Pense nisso: se você vai viajar, você planeja sua viagem. Se você está se casando, você planeja seu casamento. Se você fizer uma festa, você planeja o evento.
Você não sonharia em fazer nenhum dos itens acima sem alguma forma de planejamento prévio. Viver uma vida de sucesso cheia de significado, felicidade e satisfação não é diferente.
No entanto, a maioria das pessoas deixa de planejar suas vidas e depois fica desapontada e desanimada quando não consegue o que deseja.
Planejar sua vida é equivalente a ter um roteiro que ajuda você a alcançar o destino desejado. A menos que você já tenha ido ao lugar várias vezes e já saiba como chegar lá, você precisará de um bom mapa.
Não seria aconselhável entrar em seu carro e dirigir sem rumo, na esperança de chegar ao seu destino. Apesar disso, muitas pessoas não planejam suas vidas e acabam perdidas ou presas no mesmo lugar.
Quando você investe seu tempo para planejar sua vida, você está tomando as medidas necessárias para não apenas identificar e alcançar seu objetivo desejado, mas também para fazê-lo da maneira mais eficiente.
Exemplos práticos de planejamento
Em vez de confiar no puro acaso, um plano de vida detalha o caminho exato a seguir. Ele ajuda você a chegar onde quer no menor tempo possível.
O planejamento pode ser aplicado a aspectos pequenos e grandes de sua vida. Pode ser que você queira acordar mais cedo, parar de fumar, morar na Europa, estar mais perto do cônjuge e dos filhos, ser uma pessoa mais legal, começar seu próprio negócio, perder peso ou conseguir uma promoção ou trabalho melhor.
Felizmente, investir um pouco de tempo para planejar nossas vidas é algo que todos nós podemos fazer. O tempo e o esforço gastos serão recompensados, pois nos pouparão muita decepção e frustrações. Veja como planejar:
Ser mais saudável
- Ter certos alimentos disponíveis em sua casa ou local de trabalho torna muito difícil manter uma dieta saudável.
Se possível, elimine os que possuem excesso de açúcar, gordura, óleo ou sal. A melhor estratégia é não tê-los por perto. Limpe sua despensa e geladeira!
- Encontre algumas receitas saudáveis e compre os ingredientes.
Existem milhares online. Faça uma ou duas para começar, as fáceis que não levam uma hora para preparar e, de preferência, compre os ingredientes no dia.
- Estoque lanches saudáveis.
Quando você estiver com fome de um lanche, o que você vai comer? Tenha coisas saudáveis para mastigar em casa ou no trabalho. Frutas frescas, legumes picados, nozes cruas, frutas secas são algumas alternativas.
- Distraia-se.
É importante sair para tomar um pouco de ar fresco e sol. Movimente-se, encontre um amigo e dê um passeio.
- Torne a água e o chá a sua bebida padrão.
Muitas pessoas bebem refrigerantes ou bebidas açucaradas durante todo o dia. Isso não é aconselhável para uma vida saudável ou prazerosa. A água pode se tornar sua bebida favorita e o chá, sem açúcar, pode ser muito saudável.
Ter relacionamentos significativos
- Seja feliz consigo mesmo.
Você pode ter ouvido isso antes, e há uma razão para isso – continua sendo o melhor lugar para começar. Seus relacionamentos externos irão fracassar se você não tiver amor incondicional e compaixão por si mesmo.
- Aprenda a ouvir e entender.
Ao longo da sua vida você provavelmente já lidou com esse problema. Seus pais nunca escutaram. Seu cônjuge nunca escuta. Seu chefe simplesmente não entende ou ouve. Podemos nos conectar com as pessoas simplesmente ouvindo-as sem interrupções e fazendo o melhor para entender a visão delas.
- Não leve tudo para o lado pessoal.
Todos nós temos dias ruins em que surtamos, desabafamos ou gritamos com os que nos rodeiam. Às vezes as pessoas só precisam desabafar.
- Seja positivo.
Você prefere passar um tempo com alguém que é deprimido ou alguém que é otimista? Emoções positivas nos ajudam a ampliar e construir relacionamentos.
- Seja você mesmo.
Se você não consegue confiar em si mesmo, porque os outros deveriam confiar em você?
Parar de fumar
- Defina uma data de saída e seja estratégico.
É recomendável que você defina intencionalmente uma data para deixar de fumar. Grandes mudanças na vida se beneficiam de um bom planejamento.
Dê uma olhada no seu calendário e seja estratégico sobre quando seria um bom momento. Considere parar em um dia sem muitas tentações, como uma festa de fim de ano, ou estressores como um prazo de trabalho iminente.
- Identifique gatilhos
Assim como usar um contador de passos para acompanhar sua atividade, se você está tentando entrar em forma ou perder peso, descobrir o que faz você fumar deve fazer parte do seu planejamento.
Alguns gatilhos comuns são tomar uma xícara de café, dirigir, sair para beber ou estresse. Existem ferramentas online para identificar seus gatilhos, registrando a situação em torno de cada cigarro que você fuma.
- Domine seus gatilhos
Agora que você identificou seus gatilhos, pode planejar como evitá-los ou superá-los. Você sempre fuma no seu caminho para o trabalho?
Tente manter sementes de girassol com você para mastigar em vez disso. Pense sobre o que você pode fazer em vez de fumar para cada um dos seus gatilhos.
Ou faça um plano para o que você fará em vez de seus gatilhos, como beber chá em vez de café por alguns dias.
- Informe-se
Fumar é mais do que apenas um hábito não saudável. É um vício físico. Aprenda os efeitos da nicotina em seu cérebro e tome uma decisão informada sobre parar de fumar, aumentando suas chances de ter sucesso.
- Escolha uma ajuda para deixar de fumar
Depois de saber mais sobre como funciona o vício e sobre diferentes formas de parar de fumar, converse com seu médico, profissional de saúde ou farmacêutico sobre algum método que seja ideal para você.
Parar de fumar com medicações pode tornar mais fácil enfrentar a questão dos desejos e a abstinência. Mesmo se você já tentou medicação antes, considere tentar um diferente desta vez.