Pense em um grande líder. Pode ser qualquer líder – um líder político histórico, um executivo que você admira, um personagem fictício ou qualquer outra pessoa que o inspire.
O que os torna admirados?
Com certeza eles possuem algumas das qualidades que se destacam para você. Eles estão confiantes e calmos sob pressão. Eles sabem o que fazer em situações difíceis e lideram pelo exemplo. Eles se comunicam claramente.
Alguém com essas qualidades possui presença executiva e esse é o tipo de pessoa que as empresas buscam para as linhas de frente. Se você quer ser essa pessoa, precisa desenvolver sua própria presença executiva.
Ao contrário da crença popular, você não precisa ser um líder nato para ser um grande líder. Você só precisa trabalhar nisso.
Descubra como desenvolver sua presença executiva para que você possa se tornar o grande líder que todos querem seguir.
O que é presença executiva?
Embora a presença executiva seja altamente intuitiva e difícil de definir, ela se resume a sua capacidade de projetar autoconfiança madura, uma sensação de que você pode assumir o controle de situações difíceis e imprevisíveis.
É sua capacidade de inspirar confiança – inspirando confiança em seus subordinados de que você é o líder que eles querem seguir, inspirando confiança entre os colegas de que você é capaz e confiável e, mais importante, inspirando confiança entre os líderes seniores que você tem o potencial de grande realizações.
Não há uma definição única de presença executiva. Mas existem algumas semelhanças entre as definições. Presença executiva exige:
- Habilidades de liderança para levar as pessoas a agir;
- Confiança o suficiente para inspirar os outros;
- Disposição para agir e enfrentar problemas difíceis de frente; e
- Habilidades de comunicação, para que você possa envolver os colaboradores e estimulá-los a agir.
Grande parte da presença executiva se resume ao último ponto: habilidades de comunicação.
Claro, isso não significa que você está constantemente dizendo às pessoas o quanto você é bom. Na maior parte do tempo, você comunicará sua presença executiva por meio de como você age, como aborda os problemas e como trata as pessoas e a administração de seus negócios.
Existem algumas técnicas e estratégias que você poderá colocar em prática para desenvolver cada vez mais sua presença executiva. Conheça algumas:
Utilize sua autoridade
Isso é difícil, especialmente se você não for um executivo há muito tempo. Em muitos casos, você precisa começar a agir como um executivo antes de se sentir confortável como um.
Você não tem, nem pode saber de tudo. Então, se solicitarem a você algo que não saiba fazer, delegue tarefas ou peça ajuda.
Não é fácil começar a agir de acordo com sua autoridade. Mas você deve. As pessoas confiam em você para tomar essas decisões. Use essa confiança e o poder que vem com isso para se tornar um líder melhor.
Esteja atento
Os executivos estão começando a perceber o valor da atenção plena. Líderes conscientes são mais eficazes em sua liderança, e podem aprimorar e fazer melhor uso de suas habilidades e qualidades.
Os benefícios da atenção vão além das paredes da sua empresa. Se você puder integrar a atenção plena ao resto de sua vida, verá benefícios em tudo que faz. E isso ajuda a desenvolver a presença executiva também.
Estar atento a como você está se sentindo, o que você está pensando e o que você está prestes a dizer é valioso, pois ajuda você a aproveitar ao máximo cada situação.
Construa bons hábitos diários
Você pode fazer muitas pequenas coisas para criar presença executiva. Se você puder transformá-los em hábitos diários, você progredirá muito mais rápido.
Construir novos hábitos exige dedicação, por isso é uma boa ideia começar com um de cada vez. Depois de fazer de algo uma parte da sua rotina diária, você pode começar a adicionar mais.
Aqui estão alguns hábitos que você pode considerar construir:
- Vestir-se para a posição e reputação que você quer;
- Envolva-se numa conversa interna positiva antes de começar o dia. A conversa interna positiva tem fortes conexões com a criatividade e a originalidade, duas coisas que você precisa para uma presença forte;
- Praticando postura e posicionamento fortes;
- Passar uma hora trabalhando antes de verificar seu telefone pela manhã;
- Parando um momento para pensar antes de falar;
- Identificando três tarefas principais todos os dias.
Estes e muitos outros hábitos ajudarão você a construir uma personalidade executiva mais forte. Escolha um que seja útil e comece a trabalhar nele.
Comunique-se poderosamente
Pense no líder que você identificou quando leu a introdução deste artigo. Como eles falam e escrevem? Eles dizem “Eu só acho que”, “Eu não sou especialista, mas” ou “Eu me pergunto se devemos”?
A comunicação é uma grande parte da presença executiva. Se você se proteger muito e usar outras práticas de comunicação fracas, as pessoas verão você menos seguro de si mesmo. E isso prejudica a sua persona.
Comece a ser intencional sobre como você se comunica. Livre-se de expressões como “penso” e “talvez devêssemos”.
Certifique-se de que as suas instruções e pedidos são tão claros quanto possível. Normalmente, isso significa usar menos palavras. Seja educado e diga “por favor”, “obrigado”, “senhor”, “senhorita” e “senhora”.
E não tenha medo do silêncio. Preencher pontos silenciosos em diálogos com conversas sem sentido faz você parecer menos confiante.
Construa uma rede forte
Líderes com forte presença executiva têm redes de pessoas que confiam neles. Ter uma rede valiosa é excelente para qualquer executivo.
Como você constrói essa rede? Quando alguém da sua empresa precisar de ajuda, ofereça seu tempo e esforço. Participe de eventos de networking e conferências com o objetivo de encontrar alguém que possa se beneficiar de seus conhecimentos e ofereça-os.
Mantenha contato com as pessoas com as quais você se conecta. É fácil ajudar alguém e ficar ocupado demais para acompanhar o andamento da situação. Mas quando você demonstra que se importa, desenvolve a personalidade confiável que deseja.
Construindo sua presença executiva
Presença executiva não é algo com o qual você nasce. É um conjunto de habilidades e qualidades que precisam ser cultivadas.
Com prática intencional e bons hábitos, você pode desenvolver uma forte presença. E isso ajuda você a liderar com confiança.
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é começar com uma atitude positiva. Se você acha que nunca será um líder com uma forte presença executiva, está iniciando o processo errado. Lembre-se de que todo desafio é uma oportunidade para melhorar.