As habilidades interpessoais também são conhecidas como habilidades sociais. O processo de usar habilidades sociais é chamado de socialização.
Todos aprendemos habilidades de socialização em idade precoce. Antes que pudéssemos conversar, estávamos aprendendo habilidades de socialização com as pessoas a nossa volta.
No local de trabalho, habilidades sociais são conhecidas como habilidades interpessoais. Tanto as habilidades sociais quanto as interpessoais se referem à mesma coisa – interação com os outros.
No local de trabalho, você trabalhará com muitas pessoas todos os dias. Habilidades interpessoais fortes permitirão que você se comunique e trabalhe com todos os tipos de pessoas, incluindo líderes, colegas de trabalho e clientes.
As habilidades interpessoais fazem mais do que dar a você a capacidade de interagir com outras pessoas. Elas também ajudam você a desenvolver relacionamentos fortes com as pessoas com quem você trabalha, ajudando-o a ter sucesso no local de trabalho.
Habilidades Interpessoais
Pesquisas mostram que ter pouca habilidade interpessoal é a principal razão pela qual as pessoas não se dão bem no trabalho, não são promovidas ou, pior ainda, perdem o emprego.
Existem certos conjuntos de habilidades que são cruciais para que os profissionais possam desenvolver relacionamentos fortes e criar um ambiente de trabalho positivo. Alguns deles, são:
Gerenciar relacionamentos
Você utiliza muito do seu tempo com as pessoas no seu local de trabalho. Por esta e outras razões, é fundamental ter bons relacionamentos com seus colegas e lideranças.
Um bom relacionamento ajudará você a reduzir muito do estresse profissional, proporcionando uma convivência tranquila com os outros e melhorando o seu desempenho.
Se você tem um colega de trabalho ou líder difícil, seja sempre educado com essa pessoa. Caso precise confrontá-la, certifique-se de fazê-lo com cuidado.
Dependendo da abordagem, um colega difícil hoje pode se tornar um grande amigo amanhã.
Compreender os sentimentos dos outros
A capacidade de entender e se relacionar com os sentimentos dos outros é chamada de empatia. Ter empatia ajudará você a desenvolver fortes relacionamentos com outras pessoas.
Quando você demonstra empatia, as pessoas sabem que você as entende e respeita o que elas sentem. Isso as deixa à vontade e confiantes para falarem sobre algo importante.
Coloque-se no lugar delas e pense em como você gostaria de ser tratado se estivesse na mesma situação. O que você gostaria que alguém lhe dissesse? O que você esperaria que alguém fizesse por você?
Cooperar com os outros
Mesmo que cada colaborador tenha suas próprias tarefas e metas, toda a equipe tem o mesmo objetivo, que é ajudar a empresa a ter sucesso. Sem cooperação, o local de trabalho pode ser um lugar desagradável, de características individualistas.
Se você exerce a função de liderança, antes de iniciar um projeto, certifique-se de que cada pessoa entenda o que se espera dela. Permita que compartilhem suas ideias ou pensamentos e que podem contar com o apoio de todos da equipe.
Ser positivo
Ter atitudes positivas de modo geral certamente irá refletir em muitos aspectos do seu trabalho como por exemplo, ajudar você a lidar com a pressão e o estresse, além de ser mais flexível.
Sempre compartilhar uma atitude positiva fará você crescer em sua posição e, finalmente, avançar em sua carreira.
Você pode exercitar suas habilidades com as seguintes sugestões:
- Evite pensamentos negativos e reclamações;
- Passe tempo com pessoas que têm uma atitude positiva;
- Seja grato pelo seu trabalho;
- Dê a si mesmo a chance de recarregar suas energias;
- Recompense a si mesmo por fazer um bom trabalho.
Exercitar autoconhecimento
Em termos gerais, a autoconsciência significa que uma pessoa é capaz de reconhecer o que está sentindo e por que está se sentindo assim.
A autoconsciência se enquadra no âmbito da inteligência emocional, que é composta de quatro elementos principais:
- Autoconsciência;
- Emoções;
- Empatia;
- Construção de relacionamento.
Estar ciente de seus próprios sentimentos e emoções pode ajudá-lo a ter consciência das mensagens que você transmite aos outros, seja através de suas palavras ou formas não verbais de comunicação.
A falta de autoconsciência dos colaboradores pode ser prejudicial para o sucesso e a produtividade de uma organização.
Comunicação não verbal
Você está consciente sobre as mensagens não verbais que está enviando ao longo do dia de trabalho? A comunicação não verbal é frequentemente negligenciada pelas pessoas de modo geral.
No entanto, a forma não verbal de comunicação pode tornar os relacionamentos mais fortes ou prejudicá-los, dependendo de como eles são usados e do contexto da situação.
Algumas formas de comunicação não verbal incluem:
- Contato visual;
- Expressões faciais;
- Linguagem corporal;
- Gestos;
- Contato físico como apertar as mãos, tocar um braço, empurrar, etc.
Ser respeitoso com os outros
Quando você demonstra respeito pelos outros no ambiente de trabalho, as pessoas também demonstrarão respeito por você. Seja educado e use boas maneiras. Lembre-se sempre de dizer por favor e obrigado.
Quando as pessoas estão falando com você, ouça o que elas estão dizendo e faça contato visual para mostrar que realmente está ouvindo. Espere até que as pessoas tenham terminado de falar antes de responder.
É sabido que o respeito pode contribuir muito para promover relacionamentos positivos. Uma pesquisa listou o tratamento respeitoso como o principal fator que contribui para a satisfação no trabalho.
No entanto, nem todos os empregadores estabelecem ambientes de trabalho que incentivam o respeito. Em alguns casos, as próprias lideranças podem estar entre os maiores ofensores em termos de desrespeito aos outros.
Mostrar respeito no local de trabalho pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Demonstrando apreço pelos esforços e tempo dos colaboradores;
- Mostrando gratidão e cortesia;
- Ouvindo o que os outros têm a dizer, em vez de ouvir apenas para responder;
- Sendo respeitoso com as ideias e opiniões dos outros, mesmo quando elas diferem das suas;
- Não depreciando, insultando ou atacando os outros;
- Não levando crédito pelo trabalho dos outros. Mesmo que você construa ou melhore o trabalho de outra pessoa, certifique-se de reconhecer suas contribuições iniciais.
Ser um comunicador claro
Independentemente de onde você está, a comunicação é uma parte importante da vida, bem como um componente necessário de qualquer relacionamento pessoal ou comercial.
Ter habilidades de comunicação eficazes pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.
Para uma empresa prosperar, cumprir prazos e exceder metas, os sistemas e relações de comunicação sólidas devem estar presentes.
Quando a comunicação falha, o mesmo acontece com o negócio. Quando estresse, expectativas não satisfeitas, colapso relacional, baixo moral, clientes insatisfeitos, problemas familiares, problemas de saúde e um resultado menor tornam-se problemas crônicos no local de trabalho, a comunicação deficiente pode estar na raiz do problema.
Quando ocorre uma má comunicação, pode colocar as empresas numa desvantagem significativa e dispendiosa.
Envolver-se em escuta ativa
A escuta ativa é bastante autoexplicativa. É tudo sobre ouvir ativamente o que alguém tem a dizer, em vez de ouvir passivamente sua mensagem.
Aborde cada conversa como se você tivesse algo a aprender porque, na realidade, você provavelmente se encontrará fazendo exatamente isso.
Todo mundo tem suas próprias ideias, experiências e perspectivas sobre diferentes assuntos. Ao escutar ativamente outros pontos de vista no local de trabalho, bem como em nossas vidas pessoais, isso nos ajuda como seres humanos a aprender e crescer.
Conseguimos aumentar nossa própria compreensão, tendo uma mente aberta e considerando novas ideias.
Comportamento adequado
Comportamento adequado deve sempre existir no local de trabalho. Dependendo da cultura de sua organização individual, o que é considerado apropriado pode variar.
No entanto, existem alguns comportamentos universalmente aceitos que devem ser exercidos pelos colaboradores, incluindo:
- Ser pontual;
- Ser amistoso;
- Mostrar cortesia;
- Ser cooperativo;
- Ter uma atitude positiva;
- Vestir-se adequadamente;
- Ser responsável.
Ser receptivo ao feedback
O feedback é necessário para o crescimento pessoal e profissional. No entanto, ninguém gosta de se sentir como se estivesse sendo criticado.
É por isso que é importante reconhecer a diferença entre receber feedback e críticas. O feedback, seja positivo ou negativo por natureza, é como crítica, pois envolve uma avaliação de algum tipo por outra pessoa. No entanto, uma diferença significativa entre esses dois termos é a intenção.
O feedback, conforme definições, é a transmissão de informação avaliativa ou corretiva sobre uma ação, evento ou processo para a fonte original ou controladora.
O objetivo do feedback é fornecer informações corretivas e construtivas com base em uma avaliação das informações, ao passo que a crítica é voltada mais para o julgamento baseado nessas informações.
Se você for aberto e receptivo ao feedback, ele o ajudará a aprender e crescer a partir do que os outros, seus colegas, líderes e clientes, têm a dizer.
Contato apropriado
Habilidades interpessoais não são apenas sobre as coisas que você diz no trabalho, mas também incluem as coisas que você faz.
A maneira como você age em relação às pessoas no trabalho determinará se elas se sentirão à vontade ao seu redor. Comece ficando sempre a uma distância apropriada da pessoa com quem você está falando.
Uma boa regra é ficar a um braço de distância da pessoa. Dessa forma, outras pessoas podem facilmente ouvi-lo, mas não se sentirão como se você estivesse invadindo seu espaço pessoal.
Algumas pessoas não gostam de ser tocadas. Além de um simples tapinha nas costas ou aperto de mão, é melhor não tocar as pessoas no local de trabalho.
Manter suas mãos para si mesmo garantirá que você não ofende, nem incomoda outras pessoas.
Todas as habilidades interpessoais que foram abordadas aqui são importantes, não apenas no futuro profissional de seus colaboradores, mas também no sucesso de sua organização como um todo.