Respeito E Confiança Como Bases Da Liderança Bem-Sucedida

Alguns líderes ainda pensam que o respeito deve acontecer de forma automática em função de seu título ou posição de autoridade, mas isso é um pensamento totalmente fora da realidade atual.

Na verdade, é muito mais provável que você não seja respeitado se pensar dessa forma, pois o respeito é algo que você deve conquistar, mostrando para o outro que você o merece.

O respeito difere do medo.

No momento em que você aprende que o outro é digno de respeito, e assim o trata, esta pessoa lhe reconhecerá automaticamente como alguém merecedor de seu respeito também.

Respeito é ganho com o tempo e exige uma boa quantidade de trabalho e esforço, desenvolvendo atitudes como:

  • Encontrar maneiras de seus colaboradores crescerem;
  • Aprender a apreciá-los;
  • Aprender a lidar com conflitos;
  • Ser consistente;
  • Ser sincero;
  • Aprender o respeito a si mesmo;
  • Treinar sua autoconsciência;
  • Comunicar-se com frequência;
  • Ser autêntico;
  • Ser vulnerável.

Estar atento a todas essas coisas para conquistar respeito, liderar uma equipe e acompanhar sua própria carga de trabalho pode facilmente tornar-se algo estressante.

Mas ficar sobrecarregado não é desculpa para ser um mau líder. Muitos líderes ainda pensam que liderar pelo medo os fará serem respeitados. Isso funcionou no passado.

De modo geral, com a mentalidade atual das organizações, se você pensar dessa forma estará cometendo um grande erro e o resultado será justamente o contrário do que você deseja.

  • O medo impede a livre expressão;
  • O medo inibe;
  • O medo reprime a criatividade;
  • O medo encobre falhas;
  • O medo controla, ao invés de incluir.

Os líderes da atualidade devem ser transparentes, justos, compreensivos, empáticos e conscientes de que seus colaboradores não são simples máquinas de produção, mas acima de tudo, pessoas.

Líderes constroem inteligência emocional, colocando-se no mesmo nível que os outros membros de sua equipe, formando uma unidade.

Por que Seus Colaboradores Não O Respeitam

Para conquistar o respeito de seus colaboradores você precisa estar constantemente certificando-se de que eles são atendidos em suas necessidades e que possuem os recursos exigidos para fazer um bom trabalho.

Se você está com dificuldades para liderar sua equipe, talvez esteja na hora de rever seus conceitos e atitudes.

Utilize o guia abaixo para ajudá-lo a entender melhor por quê seus colaboradores não o respeitam da forma como você gostaria.

Você não deixa sua equipe crescer

Como dizia Steve Jobs: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e depois dizer a elas o que fazer. Contratamos pessoas inteligentes para que possam nos dizer o que fazer.”

Você não pode microgerenciar a sua equipe ou limitar sua criatividade. Você precisa deixar os colaboradores usarem todos os seus pontos fortes no trabalho, caso contrário, estará limitando o sucesso da sua empresa e o crescimento da sua equipe.

Isso pode ser incrivelmente frustrante para os colaboradores e eles facilmente perdem o respeito por você, se você os limitar constantemente.

Você não aprecia seus colaboradores

Uma das maneiras mais fáceis de obter respeito é demonstrando consideração e apreço pelo trabalho que seus colaboradores realizam. Uma das maneiras mais rápidas de perder o respeito deles é não lhes mostrar qualquer apreciação e quase nunca elogiá-los.

Crie uma cultura de reconhecimento de forma que, mesmo você não estando por perto, seus colaboradores ainda recebam os elogios que merecem.

Você não lida bem com conflitos

Respeito não vem somente dos momentos de tranquilidade. Às vezes, o conflito vai surgir e você será respeitado, ou não, pela forma como abordar e resolver a situação.

Você não precisa ser rude, mas deverá enfrentar a questão de forma rápida e direta.

Sua equipe perderá o respeito por você rapidamente se você evita resolver conflitos de modo geral ou se posiciona em certos casos, mas em outros não, mostrando claramente uma atitude de favorecimento.

Você não é consistente

  • Suas ações não estão de acordo com suas palavras?
  • Você sempre falha os prazos?
  • Você está sempre atrasado para reuniões ou geralmente ausente?

Com certeza a tarefa de liderar não é fácil e envolve uma série de atividades. Mas se você disser que vai fazer algo, comprometa-se em fazê-lo.

Caso realmente não seja possível cumprir a sua palavra, demonstre consideração com a sua equipe e explique os reais motivos.

Você mentiu

Esta é literalmente a maneira mais rápida de perder o respeito de seus colaboradores. Mesmo que não tenha sido intencional, se você for pego em uma mentira, vai ter muita dificuldade em recuperar esse respeito.

Você não considera as questões pessoais

Você deve demonstrar interesse na vida pessoal de seus colaboradores.

Tente compreender seus sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que eles estão sentindo ou as dificuldades pelas quais podem estar passando.

Dificilmente você irá conquistar o respeito de seus colaboradores, enxergando-os apenas como ferramentas de trabalho.

Como Conquistar Respeito E Admiração

Lembre-se de que o respeito é conquistado ao longo do tempo com muito trabalho e esforço. Mas aqui estão algumas dicas que você pode utilizar para se tornar aquele líder que todos gostariam de seguir.

Respeito próprio

Antes de pensar em ganhar respeito dos outros, você precisa respeitar a si mesmo.

O respeito próprio está relacionado com a autoestima e com a valorização pessoal. Uma pessoa com elevada autoestima segue os seus ideais sem prejudicar os outros nem a si mesma, aceita as suas próprias falhas e erros, mas sempre buscando melhorar.

Então, cuide-se! Exercite-se, coma bem, trabalhe com dedicação, estabeleça metas altas para si mesmo. Em vez de se preocupar com o que os outros esperam de você, defina você as expectativas para a sua vida e vá ao encontro delas.

Torne-se autoconsciente

A autoconsciência é provavelmente o item mais importante nessa lista. Ela funciona como uma crítica construtiva para nós mesmos.

Quando conseguimos nos ausentar de certas situações e olhar com mais atenção para os nossos pensamentos e atitudes, passamos a perceber o quanto muitas vezes somos preconceituosos, injustos e misturamos emoções nas decisões que deveriam ser racionais.

Os pensamentos, mesmo quando inconscientes, são os propulsores das nossas ações.  Por isso a importância de observá-los e quebrarmos os nossos próprios padrões, admitindo nossas falhas e buscando corrigi-las.

Um líder que tenha a humildade de se reconhecer, com certeza será um bom exemplo e conquistará muitos seguidores.

Comunique-se com frequência

Os colaboradores necessitam de comunicação frequente com você. A comunicação de um líder com sua equipe é, realmente, um ponto chave para uma liderança efetiva.

Afinal, não existe outro modo de influenciar as pessoas que não passe obrigatoriamente pela comunicação entre elas. Manter uma consistente política de portas abertas ajudará você a estabelecer um bom ritmo para a comunicação frequente com sua equipe.

Se os seus colaboradores sabem que você respeita e permite a livre expressão, ficarão mais propensos a ouvirem e aceitarem o que você tem a dizer.

Compartilhe conhecimento

O conhecimento é um dos recursos mais importantes que um ser humano pode ter, pois é algo que ninguém pode nos tirar.

Em se tratando da área profissional, quanto mais conhecimento você tiver, melhores oportunidades irá conseguir. E isso não é restrito apenas ao que se aprende em cursos ou livros, mas também ao que a vida e as experiências nos ensinam.

Compartilhar conhecimentos permite que todos possam adquirir novas habilidades e crescerem juntos. Criar um ambiente em que os colaboradores são encorajados a fazer perguntas e dar a sua opinião, traz inúmeros benefícios para a empresa e dão a oportunidades para que todos possam fazer a diferença.

Seja vulnerável

Existe um falso pensamento entre muitos líderes de que ser vulnerável fará você parecer fraco, mas é justamente o oposto.

Ser vulnerável não significa se tornar um escravo dos outros. As pessoas que deixam à mostra suas emoções cativam muito mais do que aquelas que ocultam seus sentimentos e não permitem que o significado mais profundo de qualquer situação ou relacionamento seja sentido.

Ser vulnerável e admitir erros vai fazer você parecer mais aberto e transparente, mostrando aos seus colaboradores que você é tão humano quanto eles. E isso vai gerar um grande respeito!

Seja autêntico

Seja sempre autêntico com sua equipe.

A maioria de nós já teve um líder ou trabalhou com alguém que se esforçou para mostrar algo que não era.

Não só foi desanimador para os seus colegas de trabalho e colaboradores, mas provavelmente foi desgastante para a própria pessoa.

Ser autêntico significa ter coragem de ser você mesmo, de dizer o que sente de forma correta sem magoar, mas se posicionando. Ser a autoridade de si mesmo.

Líderes autênticos utilizam o coração como sua principal arma. É a partir daí que eles agem e reagem. Eles não têm medo de mostrar as suas dificuldades e de se ligarem com os membros da equipa pelo coração.

As pessoas percebem quando alguém não está sendo verdadeiro e, em qualquer tipo de relacionamento, isto gera desconfiança e perda de respeito.

Seja um ouvinte melhor

Ouvir é uma habilidade que muitos líderes não têm. É necessário ser capaz de ouvir e incorporar feedback, bons e ruins.

Muitas vezes as ideias vêm de lugares inesperados e se seus colaboradores sentem que podem se aproximar de você com uma ideia e não serem ignorados ou reprimidos, você pode se surpreender com o que vai ouvir.

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