Há um elemento em nosso trabalho que sabota nosso desempenho. Quando você menos espera, percebe que não está mais avançando em suas tarefas.
E você sabe qual é a coisa mais irritante sobre esse elemento? Que, na maioria das vezes, o elemento é você mesmo! Você com o e-mail, com os whatsapps, você no Facebook, no Twitter, no Instagram… Quantas vezes você viu seu celular esta manhã sem ter a necessidade de fazê-lo? Conheça os maiores sabotadores de produtividade e desempenho e como fazer para evitá-los. Verificar e-mails é a primeira coisa que geralmente fazemos, quando chegamos no trabalho. Mas se não é nossa principal tarefa, nada mais é do que um obstáculo à nossa produtividade. Defina algumas horas para responder aos e-mails. Se você não estiver esperando por e-mails urgentes, respondê-los em determinados horários específicos permitirá que você se concentre mais o resto do tempo. Você também pode marcar o e-mail para receber apenas os urgentes. Todos pensamos que podemos fazer tudo, mas quando fazemos mais de uma tarefa ao mesmo tempo, o resultado não é o mesmo que se concentrar em apenas uma. A multitarefa nos faz trabalhar com a tensão, perdendo o foco nas tarefas mais importantes. Portanto, é muito difícil executar multitarefa sem diminuir o desempenho. Priorize! Concentre-se sempre na tarefa mais importante. O resultado será muito melhor e você não perderá mais tempo tentando concluir dez coisas ao mesmo tempo. Trabalhar cercado por seus colegas ou em um coworking é ótimo porque promove a colaboração, estimula a criatividade e consolida a equipe. Mas há momentos em que precisamos evitar o barulho, as conversas dos outros e focar em nossa tarefa. Use fones de ouvido, sem abusar dessa técnica a ponto de interromper totalmente a comunicação com seus colegas. Os fones nos permitem permanecer cercados por pessoas, mas em nosso mundo. A música aumenta a concentração e a produtividade. Além disso, serve como um sinal de alerta, pois nossos parceiros saberão que não devem nos incomodar porque estamos concentrados. Se você não se concentra com música, pode colocar sons de fundo, ruído branco, de acordo com seu gosto ou necessidade. Você pode escolher o som da chuva, folhas, pássaros ou combiná-los e deixar-se levar. Estudos mostram que os trabalhadores gastam 41% de seu tempo em tarefas discricionárias que oferecem pouca satisfação. Livre-se do trabalho que não agrega valor. Através da autoavaliação, identifica as tarefas que são mais convenientes para descartar ou se possível, delegar. Nosso celular recebe o primeiro prêmio em fatores de distração. Os telefones celulares nos permitem estar mais conectados do que nunca, fazendo com que nosso desempenho caia. Verificar nossas redes sociais ou nossos e-mails libera dopamina, o que dá muito prazer ao nosso cérebro, mas é um prazer muito pequeno, então nosso cérebro pede que façamos isso com mais frequência. Notificações de silêncio. Se você não conseguir silenciar seu telefone porque precisa dele para o trabalho, poderá desativar as notificações para os aplicativos, que são o grande buffet de dopamina do seu cérebro. Barriga cheia, coração feliz e produtividade de alto desempenho. Nosso cérebro precisa de energia para pensar, criar e resolver. Então, uma boa nutrição é essencial para executar bem o nosso trabalho. Sempre tenha frutas e lanches saudáveis à mão. Portanto, seu cérebro terá energia e você não perderá tempo fantasiando sobre a comida que o espera na hora do almoço ou quando chegar em casa. Outra das principais distrações no trabalho. Existem chamadas e chamadas. As irrelevantes desviam nossa atenção e consomem nosso tempo. Defina sua programação. Seus amigos e familiares devem ter clareza sobre o seu horário de trabalho e respeitá-lo, especialmente se você trabalha em casa. Intervalos ilimitados para fumar não é uma boa ideia. Desconectando-se frequentemente para fumar, você reduz as horas produtivas e as horas da sua vida. Defina um número de intervalos para fumar. Embora a solução ideal seja parar de fumar. Se você não se organizar, perderá incontável tempo decidindo qual é a próxima coisa que fará e como. Organize-se de forma eficaz. Invista um pouco de tempo todos os dias organizando suas coisas e você ganhará muito tempo mais tarde. Planeje, agrupe tarefas semelhantes no mesmo contexto e prepare um plano de ação diário. Se você não tiver certeza sobre seus objetivos, não poderá definir o trabalho a ser realizado nem planejá-lo adequadamente. Além disso, as prioridades mudam constantemente e geram conflitos. Defina claramente seus objetivos a curto, médio e longo prazo e faça-o periodicamente. Separe o importante do urgente. Se você trabalha com outras pessoas, terá necessariamente de participar de reuniões. Também com clientes, parceiros ou fornecedores. As reuniões em si não são ladrões do tempo, apenas quando são mal realizadas. Para que suas reuniões não se tornem ladrões de tempo, você deve levar em consideração dois aspectos: As reuniões devem ter uma estrutura, com um horário de início e um horário de término. Os assuntos a serem discutidos devem ser claros e cada pessoa deve saber o que deve levar preparado para a discussão. No final, todos devem sair da reunião com suas tarefas claras. Não adianta falar sobre um tópico por duas horas se responsabilidades e tarefas não forem compartilhadas posteriormente. Ao participar de uma reunião, todos os participantes devem ter clareza sobre o que vão falar. Todo o resto está fora da reunião. Se surgirem questões de trabalho que não estejam relacionadas ao tema da reunião ou que não envolvam todos os participantes, elas deverão ser discutidas em outro momento. Obviamente, questões pessoais e conversas banais devem ser totalmente descartadas. Você sabe que adiar regularmente tarefas de que não gosta, não fará com que elas desapareçam. Ao contrário, estará fazendo com que se tornem emergências mais tarde. Além disso, ter essas tarefas pendentes afeta seu humor, fazendo você se sentir culpado e gerando estresse. Seja firme com suas obrigações e cumpra as tarefas que fazem parte das sua atividades, mesmo que não sejam as mais agradáveis. É semelhante à procrastinação, mas menos óbvio. Em geral, tomar decisões é complicado. Implica desistir de certas coisas e sempre há o medo de estar errado. Por esse motivo, muitas vezes é tentador adiar o momento para decidir. O problema é que as dúvidas continuarão pairando sobre sua cabeça. Por outro lado, as decisões geralmente estão associadas à execução de uma ação específica. Atrasar esta ação pode ter consequências negativas com as quais você terá que lidar. Lembre-se, uma decisão ruim é melhor do que nenhuma decisão. Se estiver errado, você pode corrigir ou executar ações para limitar o dano. Quanto mais você adiar a decisão, menos tempo terá para as correções.E-mails
Multitarefa
Ruído
Tarefas desnecessárias
Smartphones
Fome
Chamadas pessoais
Fumar
Desorganização pessoal
Objetivos confusos
Reuniões
Procrastinar
Adiar a tomada de decisão