A qualidade de vida no trabalho não pode ser medida com base em uma única variável, pois é um assunto complexo envolvendo vários fatores.
É necessário verificar o nível de satisfação das pessoas com as funções desempenhadas, com o local de trabalho, remuneração, relacionamento com a equipe, entre outros.
É claro que nem sempre é possível ficar completamente satisfeito com todos esses aspectos. Mas é fundamental que as pessoas se sintam reconhecidas, motivadas e respeitadas dentro da empresa.
É comum pensar na qualidade de vida no trabalho como algo que deve ser fornecido apenas pela empresa. No entanto, os colaboradores também têm grande responsabilidade em seu bem-estar dentro das organizações.
A importância de ter qualidade de vida no trabalho
A maioria das pessoas dedica a maior parte do seu dia ao trabalho, seja dentro de uma organização ou em seu próprio negócio.
Permanecer em um trabalho que é considerado ruim, com condições inadequadas, que não faz com que a pessoa se sinta bem-vinda e apreciada, pode prejudicar a saúde física e até mesmo provocar problemas psicológicos.
No entanto, aqueles que pensam que o foco na qualidade de vida só serve para beneficiar os colaboradores estão errados.
Os trabalhadores que se sentem bem em seu local de trabalho e têm um bom relacionamento com os outros estão mais motivados para trabalhar, são mais dedicados e acabam trazendo melhores resultados para a empresa.
Se você acredita no que faz e sente que pode evoluir em sua carreira, contribuir para o crescimento do negócio e melhorar sua vida pessoal com os frutos de seu trabalho, é provável que você trabalhe mais para atingir as metas da empresa, diariamente.
Conheça algumas dicas que poderão ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida no trabalho com base em pequenas atitudes.
Trabalhe com algo que você gosta
Sabemos que nem todos podem ter o trabalho de seus sonhos, mas fazer algo que amamos é essencial para nos sentirmos bem no trabalho.
É muito mais fácil ser dedicado e ter a energia para realizar as atividades quando elas nos dão prazer ou alegria em contribuir para o resultado final.
Portanto, o primeiro passo é buscar uma atividade com a qual você se identifique. Se este não for o seu caso, talvez seja hora de procurar outras oportunidades.
Faça uma lista das habilidades que você pode usar em uma empresa. Então pense no que te faria feliz todos os dias.
Por fim, compare essas listas para encontrar pontos em comum e comece a traçar novos caminhos para sua carreira. Pode ser mudar de empresa, uma mudança de posição, ou até mesmo criar seu próprio negócio.
Fale com outras pessoas no seu segmento
Se você está começando sua carreira agora ou está pensando em mudar de área, tente conversar com pessoas que já trabalham no segmento para ter uma ideia do que elas fazem, como se sentem e como é o dia a dia delas.
Às vezes idealizamos certas atividades que, quando conhecemos a fundo, não são exatamente o que imaginamos.
Mesmo se a sua ideia não mudar, é importante ter um diálogo com colegas de trabalho na área para trocar informações, ver se eles têm a mesma percepção que você, o que eles fazem de forma diferente que você pode aplicar ao seu trabalho ou quais outras empresas estão oferecendo melhores condições.
Não procrastine
Sabemos que esta é uma dica difícil de seguir, mas certamente vale a pena colocar a procrastinação de lado. Deixar as tarefas para depois serve apenas para acumular trabalho, aumentar a ansiedade e alterar toda a programação.
Por mais tentador que seja deixar as tarefas mais chatas para depois, tente fazer tudo o mais rápido possível, aumentando sua eficiência e evitando problemas.
Pense nisso desta forma: procrastinar não lhe dá nenhuma vantagem, pois no final, você terá que fazer tudo de qualquer maneira e em muito menos tempo.
Só faça o que você é capaz de fazer
Por mais que você queira fazer o melhor possível, não pode fazer tudo, assumir todo o trabalho que aparece e ficar sobrecarregado.
Você precisa aprender a dizer não quando percebe que não poderá realizar uma determinada tarefa ou quando isso for prejudicar seu desempenho.
É melhor ser sincero no começo e respeitar seus limites do que assumir responsabilidades e não conseguir entregar o resultado esperado.
Além de saber como se posicionar, também é importante reconhecer o momento de pedir ajuda. Você não é obrigado a saber como fazer tudo ou lidar com tudo sozinho.
Um ambiente de trabalho saudável é aquele que permite que você conte com seus colegas e parceiros para que as tarefas sejam executadas com sucesso.
Evite fofocar
Relacionamentos criados no local de trabalho também são fatores importantes para o bem-estar de todos. Ter um relacionamento saudável e respeitoso com colegas, parceiros, clientes e líderes traz harmonia e motivação para o trabalho.
Para garantir isso, evite compartilhar intrigas e estimular um ambiente negativo. Ao falar mal de outros profissionais, você contribui para um ambiente ruim, além de não receber nada de positivo em troca.
Se você vir colegas tendo essa atitude, pode educadamente se posicionar dizendo que essa informação não agrega valor ao cargo e serve apenas para depreciar a pessoa em questão. Dessa forma, você propõe uma reflexão e não contribui para esse hábito negativo.
Separe seu trabalho da sua vida pessoal
Se você é um empreendedor, essa dica pode parecer impossível, mas é essencial saber como separar sua vida profissional de sua vida pessoal.
Ter tempo para fazer o que você gosta, como visitas com a família, sair com os amigos e viajar, por exemplo, são maneiras de descansar e cuidar da sua saúde.
Se o seu foco estiver totalmente no trabalho, com o tempo, você notará que sua qualidade de vida diminuirá, você ficará mais cansado, desmotivado e impaciente para realizar as atividades.
O equilíbrio é o segredo para acertar tudo, portanto, organize-se bem. Selecione as atividades que você considera prioritárias e reserve espaço em seu calendário para elas.
Respeite seus colegas de trabalho
Você nem sempre terá afinidade com todos com quem trabalha, mas isso não deve ser visto como um problema.
Mesmo se você não concordar com certas ações de seus colegas ou líderes, pense que eles estão nessa posição porque a empresa acredita no trabalho que eles fazem e quer que eles estejam lá.
Para garantir a sua qualidade de vida e de todos os que compartilham o seu espaço, o mínimo que deve acontecer é o respeito profissional mútuo.
Ninguém precisa ser amigo de todos, mas todos devem ser tratados educadamente.
Conheça seus prazos e horários
Sempre que você assume uma responsabilidade, trabalhe e termine a atividade dentro do tempo acordado. Dessa forma, você evita o acúmulo de tarefas, o estresse com atrasos e a desaprovação de seus colegas, clientes e superiores.
Você pode criar um calendário on-line, um planejador ou até mesmo seus próprios aplicativos para ajudá-lo a se organizar, mas não pode ser negligente com suas obrigações.
Uma empresa precisa do compromisso de todos para atingir suas metas e, quando você não contribui para isso, acaba causando perdas organizacionais e individuais.
A pressão sobre você tende a aumentar e as pessoas começam a perder a confiança no que você faz, o que pode afetar sua motivação e o trabalho como um todo.
Seja criativo
Muitas pessoas reclamam de sua rotina e da monotonia que às vezes ocorre no ambiente de trabalho. No entanto, com um pouco de criatividade, é possível mudar essa situação.
Ninguém precisa inventar novos produtos e serviços todos os dias para se destacar no mercado ou se sentir motivado com o que faz.
No entanto, ter uma visão mais ampla e deixar a imaginação fluir pode trazer excelentes insights sobre o que pode ser feito de forma diferente e mais dinâmica.
Às vezes, o que você precisa para aumentar sua qualidade de vida no trabalho é simplesmente mudar a abordagem que você usa com os colegas, realizando atividades cotidianas com uma nova perspectiva ou propondo programas de treinamento diferenciados para a empresa, por exemplo.
O importante é usar sua criatividade para se sentir estimulado e apreciar o que você faz.
Faça pausas
Não adianta trabalhar sem parar em um projeto quando você está cansado, sem dormir o suficiente ou não fazendo outras atividades que o relaxam. Fazer pausas é crucial para organizar suas ideias, aliviando a pressão e voltando a trabalhar com mais energia.
Com a mente descansada, você pode produzir com mais qualidade, gastar menos tempo em atividades e assimilar melhor tudo o que está acontecendo ao seu redor.