Por traz de uma grande empresa existe o trabalho de uma grande equipe. Cada colega de equipe desempenha um papel específico e significativo.
O trabalho em equipe nas organizações demonstrou aumentar a eficiência, melhorar a comunicação, agilizar a geração de ideias, distribuir a carga de trabalho e estabelecer uma cultura na qual cada colaborador sente que realmente pertence aquele grupo.
Alguém disse uma vez: o trabalho em equipe é o combustível que permite que pessoas comuns obtenham resultados incomuns.
Em sua forma mais simples, o trabalho em equipe é uma atividade na qual os membros de uma organização se reúnem para trabalhar em direção a um objetivo ou conjunto de metas em comum.
No ambiente de trabalho de hoje, as atividades em equipe podem acontecer pessoalmente ou (cada vez mais) online. Vale a pena notar que as equipes de hoje são muito diferentes do que eram no passado.
As equipes de hoje são mais diversificadas e dinâmicas, contendo conjuntos de habilidades únicas que trazem novos desafios e oportunidades.
Como resultado, cada projeto que exige trabalho em equipe também pode servir como uma oportunidade para crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.
Ser alfabetizado digitalmente – ou possuir a capacidade de usar as tecnologias de informação e comunicação – tornou-se cada vez mais importante nos ambientes de equipe, já que a tecnologia domina o local de trabalho.
Benefícios do Trabalho em Equipe
Não há arma maior no arsenal de uma empresa do que uma grande equipe. As equipes eficazes têm a capacidade de aumentar a eficiência assumindo tarefas mais complexas, melhorar a comunicação facilitando a discussão aberta e a cooperação entre os membros da equipe.
Além disso, é possível maximizar a produção aproveitando os pontos fortes de cada membro, oferecer oportunidades de crescimento e atuar como um mecanismo de apoio pessoal.
Sem surpresa, o trabalho em equipe também mostrou aumentar a inovação e a criatividade, permitindo que os membros tragam perspectivas únicas e distintas para a mesa.
Quando alavancados, o trabalho em equipe efetivo impulsiona o crescimento da empresa, aumentando o desempenho e o sucesso, aproveitando os atributos únicos de cada indivíduo.
Boas Práticas de Trabalho em Equipe
Nem todas as equipes são criadas iguais. Um líder de equipe autoritário ou confronto de personalidade entre colegas de equipe pode sufocar o progresso e interromper a produtividade.
Fazer parte de uma ótima equipe de trabalho é um sentimento reconfortante e tranquilizador. Você conhece esse sentimento? É muito bom, não é mesmo? Você se sente motivado e cheio de boas razões para sair da cama de manhã para o trabalho.
Mas, infelizmente, o fato é que muitas forças de trabalho sofrem com a falta de comunicação, a falta de confiança e o baixo engajamento – o que reduz as chances de trabalho em equipe.
Pode ser difícil e desafiador a construção de uma equipe de trabalho bem sucedida, porque as pessoas trazem tudo sobre quem são para a equipe.
Isso inclui opiniões, conhecimentos, valores, experiências de trabalho e de equipe anteriores, formação, educação, objetivos de vida e habilidades diversas.
Mas a boa convivência e a colaboração podem ser ensinados e desenvolvidos. Você se você aplicar as práticas a seguir, se tornará aquele membro que toda equipe gostaria de ter.
Seja Educado
Ser educado significa estar ciente e respeitar os sentimentos de outras pessoas. Podemos nem sempre notar polidez, mas geralmente notamos grosseria ou comportamento inadequado.
A educação pode e vai melhorar o seu relacionamento com os outros, ajudar a construir respeito, aumentar a sua auto-estima e confiança, e melhorar suas habilidades de comunicação.
Isso parece ser óbvio e de senso comum, mas muitas vezes os modos sociais são negligenciados ou esquecidos.
É muito fácil reconhecer quando as pessoas são rudes ou não têm consideração, mas geralmente é mais difícil reconhecer essas características em nós mesmos.
Pense cuidadosamente sobre as impressões que você deixa sobre os outros e como você pode facilmente evitar ser considerado mal educado. Demonstrar boa etiqueta social pode melhorar seu relacionamento de modo geral.
Respeite o Espaço dos Outros
Se fôssemos pedir a um grupo de pessoas que colocasse uma corda em volta de si para representar seu espaço pessoal, sua bolha, os resultados certamente seriam muito diferentes.
Uma maneira de respeitar a si e aos outros é respeitando o espaço, os pertences e principalmente a vida dos outros. Todos têm uma bolha de espaço que mantêm entre si e as outras pessoas.
Se você invade o espaço de alguém, pode fazê-lo sentir-se desconfortável. É importante lembrar que nem todo mundo quer ser tocado ou abraçado ou gosta de dividir suas coisas.
Imagine que você levantou atrasado e não teve tempo de tomar o seu café, nem arrumar seu lanche. Você simplesmente deu de mão numa maçã e saiu porta a fora. Ficou aguardando ansiosamente a hora do lanche, mas descobre que aquele seu colega brincalhão foi na geladeira, pegou sua maçã e comeu.
Como você iria se sentir? Mesmo sendo de brincadeira, com certeza você se sentiria invadido, com raiva e com mais fome ainda. Se ele soubesse que você não havia tomado café, talvez não tivesse feito a brincadeira. Então, assim como ele, você não sabe os pormenores da vida dos outros.
Para muitas pessoas, o escritório é como uma segunda casa. Quando você gasta 40 horas por semana ou mais em um espaço compartilhado com colegas de trabalho, é fácil ficar confortável. Infelizmente, esse conforto também pode vir com falta de limites.
Todo mundo tem seus próprios limites quando se trata de espaço pessoal, mas mesmo que você se sinta como uma grande família feliz com seus colegas de trabalho, respeitar o espaço pessoal é necessário para promover uma atmosfera segura, confortável e produtiva para todos.
Celular no Silencioso
O aparelho garante conexão com amigos, trabalho e o mundo, mas é importante ter cuidado para não exagerar.
No trabalho, num evento, no almoço com amigos e até no carro, enquanto espera o semáforo abrir. O smartphone está lá, com diversos aplicativos e serviços à disposição.
Quando a tela ilumina é praticamente impossível não checar para ver a atualização. Mas não se engane! Mesmo que seu uso seja tolerado e até incentivado em vários ambientes e momentos da vida, ele ainda precisa ser usado com moderação.
O celular deve permanecer no modo silencioso no ambiente de trabalho.
Em caso de urgência, se existe a necessidade de atender uma chamada ou visualizar uma mensagem, o correto é avisar a todos, principalmente no caso de alguma reunião, que o celular está ligado devido a uma emergência.
Higiene
Higiene pessoal adequada significa cuidar de todos os aspectos do seu corpo, de mantê-lo limpo para a melhor aparência. Práticas de higiene pessoal incluem tomar banho, lavar as mãos, manter o cabelo limpo e escovar os dentes.
Seus mundos pessoal, social e profissional são totalmente afetados por seus hábitos de higiene.
Se você não escovar os dentes, é mais provável que eles fiquem descoloridos, obtenham cáries e possivelmente caiam.
Uma boa higiene inclui também lavar o cabelo e escová-lo regularmente para evitar a caspa e outras doenças do couro cabeludo. É embaraçoso quando você olha para sua roupa escura e vê flocos brancos de pele que todos já devem ter notado.
Manter bons hábitos de higiene também proporcionam a melhora na autoestima. Quando você está limpo e bem cuidado, se sente muito melhor consigo mesmo e as pessoas reagirão mais positivamente a você, o que também ajudará a aumentar sua autoestima.
Sua higiene pessoal pode fazer a diferença entre receber uma promoção ou não.
Se vista de forma adequada
Esta é uma daquelas áreas onde há muito espaço para confusão. Seu guarda-roupa de trabalho dependerá da região, clima, empresa onde você está trabalhando, etc. Um designer gráfico provavelmente terá diretrizes muito diferentes do que um banqueiro de investimentos.
Embora as temperaturas estejam quentes lá fora, você pode se sentir tentado a se vestir no escritório e revelar mais pele do que deveria. Mas resista à tentação.
Quando se trata de sua carreira, a imagem que você está projetando no trabalho reflete onde você quer e onde efetivamente você vai chegar na empresa. Temperaturas altas por exemplo, não são desculpas para se vestir de modo inadequado.
Principalmente se você foi contratado recentemente, uma dica é conversar com o RH e as pessoas, pedir informações a colaboradores mais antigos e acima de tudo usar o bom senso.
Evite os Exageros
Fragrâncias foram usadas ao longo dos milênios para medicina, religião, romance e simplesmente para mascarar odores desagradáveis. No entanto, a composição das fragrâncias de hoje é bem diferente daquela dos antigos faraós ou da corte perfumada do rei Luís XV da França.
Até o século XIX, perfumes eram feitos de resinas perfumadas, essências florais, ervas, especiarias e outros ingredientes naturais. Agora, eles são uma mistura complexa de materiais naturais e produtos químicos sintéticos.
Os cientificamente comprovados produtos químicos utilizados nas fragrâncias podem causar alguns desconfortos como: Falta de ar, dores de cabeça, enxaquecas, náuseas e sintomas semelhantes aos do resfriado.
Pessoas com asma, enfisema, bronquite e alergias podem ser prejudicadas pelos produtos químicos encontrados em perfumes.
Então, assim como a falta de higiene interfere de forma negativa nas relações de trabalho, o excesso de odores também pode causar esse efeito. Voltamos mais uma vez ao bom senso.
Atenção ao Descarte
Você chega ao trabalho e tem uma pilha de documentos em um canto da mesa, papeis com recados espalhados em outro, a lixeira cheia, e ainda vai tomar café e fazer um lanche em cima do computador.
Essa rotina é comum a diversos profissionais em todo o país. Essa falta de organização é ampliada pelo tempo apertado, que deixa as pessoas relapsas com algumas ações de limpeza. Porém, é importante manter o ambiente de trabalho limpo.
A limpeza do local de trabalho se faz necessária por diversos aspectos. Melhorar a qualidade do ambiente do trabalho e preservar a saúde são alguns deles. E sem contar que um local organizado garante um aspecto bem melhor para qualquer empresa.
Para isso, é importante dedicar alguns minutos do dia para organizar a sua mesa de trabalho e facilitar o trabalho da equipe de limpeza.
Poeira e sujeira aumentam as chances de aparecerem bactérias e microrganismos que possam prejudicar a saúde. Restos de comidas são atrativos para animais e insetos, como ratos e baratas.
Não basta simplesmente levantar a tampa da lixeira e raspar o que sobrou do seu arroz, feijão, carne, salada, etc. Imagine cada um dos seus colegas fazendo o mesmo e, por alguma razão, o lixo não for recolhido?
Verifique se existe um local específico para restos orgânicos e, caso não tenha, faça a sua parte. Coloque a sua sobra em um saco plástico, bem fechado e depois coloque no lixo.
Seja organizado
Todos sabemos que ser organizado no trabalho é importante, mas é uma luta constante para muitas pessoas. Acredite ou não, manter-se organizado não é tão assustador quanto possa parecer.
Algumas correções para gerenciar seu espaço e tempo colocadas em prática, tornarão isso mais fácil do que você imagina. Por exemplo:
- Monitore suas atividades
Passe alguns dias mantendo um diário ou registro de suas atividades diárias. Isso ajudará você a ver exatamente o que você faz e talvez nem perceba, e fornecerá um vislumbre inicial das brechas organizacionais e de produtividade.
Este exercício também deve ser feito com seus objetivos gerais. Através deste registro, você pode ver quais atividades podem ser desperdiçadoras de tempo e quais atividades podem realmente contribuir para melhora de seus resultados.
- Identifique seu tempo de produtividade
Com certeza você tem noção de que horas do dia é mais produtivo. Aproveite esses momentos para maximizar sua produtividade.
- Priorize suas tarefas
Todos sabemos que algumas tarefas são mais importantes que outras, mas nem sempre as priorizamos de acordo. Portanto, desenvolva um sistema de classificação, sinalizando ou protagonizando tarefas importantes, e seja honesto e flexível.
Use lembretes, seja por meio de um calendário digital ou por meio de notas no seu computador ou mesa. Dedique mais do seu tempo e energia a itens de alta prioridade na sua lista.
Os exemplos incluem tarefas sensíveis ao tempo, como itens vencidos até o final do dia ou amanhã. E se você não tem certeza sobre a sensibilidade ou a importância de uma tarefa, é sempre bom perguntar.
- Faça primeiro as tarefas rápidas
Nem todas as tarefas precisam ser priorizadas e programadas para um futuro tempo de conclusão. Algumas tarefas demoram quase tanto tempo para planejar ou agendar quanto precisam para realizar.
Lidar com tarefas rápidas imediatamente também ajuda a evitar a procrastinação.
Atenção ao Foco
Em um mundo cheio de acesso instantâneo a informações, colegas de trabalho e amigos, trabalhar oito horas efetivamente parece quase impossível.
Evitar distrações, no entanto, não é uma tarefa tão difícil. Assim como chegar à academia todos os dias, manter o foco no trabalho é uma questão de construir bons hábitos.
Uma dica é trabalhar de maneira confortável. Muitas pessoas acham que trabalhar fisicamente é extenuante, mesmo que seja feito sentado a maior parte do tempo. Portanto, não distraia-se com desconforto.
Consiga uma boa cadeira com um ótimo suporte para as costas. Verifique se sua mesa de trabalho também está bem estruturada. Dessa forma, você irá trabalhar de maneira confortável.
Outra prática que ajuda a manter o foco é evitar conversas desnecessárias e prolongadas entre colegas. Com certeza ter um bom relacionamento no local de trabalho é muito importante. Mas o excesso é prejudicial, principalmente quando envolve comentários maldosos a respeito de alguém.
Então, não se envolva em fofocas ou conversas improdutivas.
Aceite as Diferenças
Os ambientes de trabalho são compostos de vários tipos de personalidade, cada um dos quais pode complementar ou conflitar com outros. Uma das melhores maneiras de promover o trabalho em equipe e um espaço profissional coeso é incentivar os colaboradores a aceitarem uns aos outros por suas diferenças.
A maioria de nós já se deparou com alguém que possui um o estilo de vida, comunicação ou comportamento extremamente em contraste com o nosso.
Somos todos produtos de nossa própria educação e experiências individuais, por isso é completamente natural que todos nós tenhamos diferenças nas opiniões sobre uma ampla gama de questões.
O mundo seria um lugar muito chato se fôssemos todos iguais e é a incrível diversidade entre as pessoas em todo o mundo que o torna um lugar tão fascinante.
Tendo isso em mente, em primeiro lugar, aceite. A tolerância é uma virtude. É uma versão da regra de ouro que, na medida em que queremos que os outros nos tratem com decência, precisamos tratá-los decentemente também.
Seja Colaborativo
A colaboração é um processo através do qual um grupo de pessoas construtivamente explora suas ideias para buscar uma solução que amplie a própria visão limitada.
Hoje, à medida que as empresas avançam a um ritmo cada vez maior, trabalhar isoladamente coloca as empresas em desvantagem, e é por isso que as empresas buscam cada vez mais por funcionários colaborativos, aqueles que vão além do solicitado, que tenham uma visão mais ampla da empresa como um todo.
O funcionário individualista está em extinção! Esteja atento, preste atenção ao seu redor, identifique problemas, mas também ofereça soluções. Ser uma pessoa colaborativa e solícita no local de trabalho aumenta ainda mais a confiança e credibilidade dos outros em você.
Networking
É uma relação de reciprocidade onde os indivíduos se auxiliam mutuamente e a qualidade dos contatos e relacionamentos prevalece sobre a quantidade de pessoas envolvidas.
Desta forma, um contato pode indicar o outro para uma nova oportunidade de trabalho e assim dar as boas referências que auxiliam a conquistar a vaga. Além disso, pode também criar ou desenvolver um projeto onde se alie às habilidades e competências de cada um dos envolvidos.
Networking baseia-se em um grupo de conhecidos e associados que se matem ativos através de comunicação regular para benefício mútuo. É baseado na pergunta “Como posso ajudar?” ao invés de “O que eu posso conseguir?”
Usou, sujou, limpou!
Essa é a regra de ouro das pessoas que tem consciência. As nossas atitudes (ou não atitudes!) geram consequências em nossas vidas e nas vidas daqueles que convivem conosco.
Como já vimos anteriormente, um ambiente organizado e limpo não serve apenas para agradar nossos olhos. Significa que as pessoas naquele local se importam consigo mesmas e com as outras. Significa que respeitam o seu próprio trabalho e por isso respeitam o trabalho do outro.
Sabem que, mesmo tendo uma equipe de limpeza, essa equipe tem várias atividades durante um dia de trabalho, não estando à disposição de cada um individualmente.
Sendo assim, faça a sua parte e colabore, mantendo seu ambiente de trabalho saudável!