Existe um problema realmente grande na força de trabalho atualmente. Quase ninguém é apaixonado pelo que faz.
Conforme pesquisas, a maioria dos colaboradores não têm paixão por seu trabalho e, portanto, não contribuem com todo o seu potencial.
Pior ainda, as pesquisas mostraram que isso ocorre em todos os níveis das organizações. Todos nós sabemos o valor da liderança. Como o engajamento começa no topo, é possível deduzir que grande parte das culturas empresariais está com sérios problemas.
Como podemos esperar que os colaboradores doem todo o seu esforço e vão além quando a maioria da equipe de liderança não é apaixonada?
Já dizia Aristóteles: Prazer no trabalho coloca perfeição no trabalho.
Mas O Que É Um Colaborador Apaixonado?
Os colaboradores apaixonados pelo seu trabalho estão comprometidos em atingir continuamente níveis mais altos de desempenho.
No atual ambiente de negócios em rápida mutação, as empresas precisam disso, porque esses colaboradores podem impulsionar melhorias de desempenho extremas e sustentadas, mais do que o impacto único de desempenho que se segue a um bônus ou à implementação de uma iniciativa de engajamento.
Esses colaboradores têm resiliência pessoal e orientação para aprendizado e aprimoramento que ajudam as organizações a desenvolver a força necessária para resistir e se consolidar com os contínuos desafios e interrupções do mercado.
Muitas empresas cometem o erro de tentar incentivar o trabalho com um bônus ou privilégio rápido, mas neste caso, você só obtém resultados a curto prazo.
O segredo para o sucesso a longo prazo e consistente para os negócios é ter colaboradores apaixonados movendo-se consistentemente em direção a grandes objetivos e com uma grande visão.
Quando você está tentando alcançar novas alturas para sua equipe, é necessário que todos sejam capazes de lidar bem com o estresse e tenham uma mentalidade de crescimento em que você está sempre aprendendo e crescendo.
- A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. – Steve Jobs
Por que A Paixão É Mais Importante Que O Envolvimento?
Ela é mais duradoura. O engajamento de colaboradores é geralmente considerado como felicidade. Felicidade com o seu ambiente de trabalho, seus colegas e seu líder.
Os colaboradores que estão insatisfeitos tornam-se um pouco mais felizes. Você pode reduzir sua taxa de rotatividade e ter um ambiente de trabalho mais divertido.
A paixão é muito mais profunda que isso.
Quando um colaborador é apaixonado pelo que faz, ele sempre procura maneiras melhores de superar a si mesmo, seu papel e os negócios em geral.
Há um foco muito maior no crescimento e desenvolvimento. Em vez das interrupções que costumam ocorrer com o engajamento, você obtém um crescimento constante e consistente.
Por que Os Colaboradores Não São Apaixonados?
O problema é que as empresas não estão criando o tipo de ambiente onde os trabalhadores apaixonados podem prosperar.
Mesmo que você tenha uma missão poderosa e seus colaboradores queiram crescer, muitas empresas estão atrapalhando essa criatividade, mesmo que não percebam isso.
Infelizmente, além de muitas organizações não reconhecerem o valor da paixão do colaborador, elas a vêem com desconfiança.
Muitos ambientes de trabalho são realmente hostis a essa paixão. Os tipos de processos e políticas projetados para minimizar a tomada de riscos e as variações dos procedimentos padrão efetivamente desestimulam a paixão.
Colaboradores apaixonados em busca de novos desafios e oportunidades de aprendizagem são vistos como imprevisíveis e, portanto, arriscados. As empresas estão perdendo uma grande oportunidade por terem uma prevenção exagerada ao risco.
Esses erros estão enraizados no medo, mas as organizações precisam confiar mais em seus colaboradores se esperam alcançar grandes realizações.
A maioria deles quer se apaixonar pelo que faz. Eles querem dominar seu trabalho, mas por diversos motivos, acabam se desmotivando e perdem essa paixão.
Desenvolvendo A Paixão No Trabalho
Então, a questão se torna, como você forma colaboradores mais apaixonados? Como podemos cultivar nosso talento e nos tornarmos mais apaixonados pelo que fazemos?
Existem alguns atributos que podem ajudar a desenvolver essa paixão.
Conectando
Pessoas que são apaixonados pelo que fazem sempre procuram se conectar com os outros para ajudá-los a melhorar e resolver problemas.
Ajude seus colaboradores a se conectarem com outras pessoas em sua empresa e também com pessoas fora de seu local de trabalho.
Questing
Pessoas com o atributo questing sempre estarão buscando maneiras inovadoras de melhorar o que fazem. Eles estão constantemente testando e experimentando novas ideias.
Permita que os colaboradores trabalhem em projetos paralelos, ou, melhor ainda, permita que escolham em quais projetos querem trabalhar.
Compromisso com o domínio
Pessoas de paixão têm um compromisso com o domínio em que estão inseridos e estão profundamente comprometidos com o trabalho que realizam. Um exemplo simples disso é quando alguém falsamente acusado torna-se um advogado que luta contra condenações injustas.
Essa experiência os leva a ser mais apaixonados por seu trabalho do que alguém que não tenha passado por semelhante situação.
Se você evidenciar o propósito dos colaboradores e permitir que ouçam diretamente os clientes, isso pode aumentar seu comprometimento com o domínio.
Desenvolva uma mentalidade de crescimento
Essa é uma dica importante para os colaboradores e a organização como um todo.
Para ter essa mentalidade experimental e exploratória, você precisa remover o medo e deixar todos na empresa confortáveis com falhas e testes.
Dê autonomia aos colaboradores
É difícil para alguém se apaixonar se não tiver autonomia para crescer como pessoa. Se alguém for microgerenciar e controlar cada movimento que fizer, não terá como desenvolver paixão e sentir o entusiasmo pelo que está fazendo.
Ajude-os a aprender. Você precisa ativamente incentivá-los a aprender, dando-lhes os recursos de que precisam para assimilarem mais conhecimento e experiência.
Defina um orçamento para que eles possam comprar livros, fazer cursos ou qualquer outra atividade que os ajude a crescer. Invista em seus colaboradores.
Envie-os para conferências, se isso contribuir no aprendizado e conexão com outras pessoas.
Arranje tempo para eles aprenderem. Não defina prazos irrealistas e incentive-os a dedicar tempo para o próprio desenvolvimento. Vai beneficiar você a longo prazo.
Mitos Sobre A Paixão Pelo Trabalho
A principal coisa que você precisa entender é que todos têm o potencial de serem apaixonados pelo que fazem. Os seres humanos estão intrinsecamente motivados para dominar suas habilidades, crescer e ficar animados ao realizarem suas atividades profissionais.
Somente os trabalhadores mais jovens são apaixonados
Esta é uma crença bastante perigosa, porque pode levar as empresas a focarem na contratação de trabalhadores mais jovens, excluindo uma determinada faixa etária.
Isto pode fazer com que as empresas negligenciem trabalhadores mais velhos e esta justamente aí a paixão que estão procurando.
Não existe esta diferença. Colaboradores mais jovens podem ser naturalmente apaixonados, mas às vezes a paixão vem com a experiência.
Idade não tem nada a ver com isso. É tudo sobre criar o tipo certo de ambiente para que o entusiasmo exista.
Pequenas empresas têm colaboradores mais apaixonados
Todo mundo tem uma visão de uma empresa iniciante como sendo de ritmo acelerado, jovem, bem resolvida, em comparação a uma empresa antiga, com toneladas de burocracia, movimentando-se incrivelmente devagar.
Mas isso é apenas um mito. É uma falsa percepção.
É mais sobre os valores, políticas e cultura de uma empresa. Grandes empresas são tão boas ou ruins no desenvolvimento da paixão pelo trabalho, em seus colaboradores.
Novamente, o mais importante é como ajudar os colaboradores a aprender, desenvolver e crescer.
Colaboradores mais instruídos são mais apaixonados
Outro mito que existe é que quanto mais instrução, mais apaixonado você é. Isso simplesmente não é verdade.
Mais uma vez, todos, independentemente do grau de instrução, têm o desejo e a capacidade de desenvolver o prazer em executar suas tarefas. A parte mais importante da construção da paixão é o tipo de ambiente em que estão inseridos.
Conseguir um diploma de curso superior não tem nada a ver com o quanto você acredita em alguma coisa.
Somente os líderes e gestores são apaixonados
Este mito tem um certo fundamento. Conforme pesquisas, profissionais que estão no topo da hierarquia relataram uma paixão maior.
A razão para isso pode estar no fato de que os colaboradores da linha de frente recebem a menor quantidade de autonomia, eles são os mais microgerenciados e têm mais restrições na criatividade.
Então, embora seja verdade que, à medida que você sobe na hierarquia corporativa você tem mais chances de ser apaixonado, é mais sobre o tipo de ambiente que os colaboradores da linha de frente experimentam.
Disposto E Capazes
Aqueles que estão dispostos e são capazes de fazer bem o seu trabalho terão encontrado um propósito em seu papel. O papel dos líderes é desenvolver esse sentimento ainda mais. Isso pode ser feito de algumas formas:
- Capacitando-os para tomar decisões;
- Dando-lhes mais autoridade sobre orçamentos, táticas ou até estratégias;
- Colocá-los em uma equipe de projeto onde seus conhecimentos, habilidades e personalidade podem ser usados para influenciar os outros;
- Permitir que eles acompanhem os outros processos que pertencem à continuidade das suas atividades, como por exemplo em uma linha de montagem, ampliando seus conhecimento e criando empatia, entendendo o quanto a qualidade do seu trabalho interfere no trabalho do outro.