Aumentando A Motivação Dos Colaboradores

A motivação é, sem dúvida, uma força motriz do sucesso, tanto nos negócios quanto na vida, mas nem sempre é fácil ou natural. Saber motivar seus colaboradores exige uma compreensão de onde vem a motivação e como ela funciona.

Existem várias razões pelas quais a motivação dos colaboradores é importante. Sem um ambiente de trabalho motivado, as empresas poderiam ser colocadas em uma posição muito arriscada.

Colaboradores motivados podem levar ao aumento da produtividade e permitir que uma organização atinja níveis mais altos de produção.

Imagine ter um colaborador que não esteja motivado no trabalho. Ele poderá realizar suas tarefas de forma mais lenta e descomprometida. Isso é um desperdício de tempo e recursos.

Note que isso é baseado em um colaborador. Tente imaginar a maioria deles fazendo a mesma coisa. Esta não é uma perspectiva aceitável em nenhuma organização.

Mas é possível evitar ou reverter esse quadro, desenvolvendo algumas habilidades. Veja como.

Motivação E Inteligência Emocional – IE

A motivação é um dos cinco domínios da inteligência emocional, que é fundamental para a liderança e gestão de pessoas. Você pode desenvolver esse domínio. A inteligência emocional pode ser aprendida.

Aqui está uma análise dos cinco domínios da inteligência emocional e como eles se relacionam com o papel de um líder:

Habilidades sociais

  • Capacidade de influenciar os outros;
  • Ótimo em gerenciamento de conflitos;
  • Especialista em redes / equipes de construção.

Motivação

  • Capacidade de permanecer otimista;
  • Sabe como e quando motivar na realização das tarefas;
  • Sabe como e quando motivar utilizando recompensas.

Autoconsciência

  • Capacidade de avaliar as próprias forças e fraquezas;
  • Autoconfiança;
  • Compreensão de como você afeta sua equipe.

Empatia

  • Capacidade de compreender os sentimentos dos outros;
  • Ótimo em construir e reter talentos;
  • Pode antecipar, identificar e atender às necessidades do cliente.

Autorregulação

  • Capacidade de estar confortável com mudanças;
  • Não permite que as próprias emoções afetem os outros;
  • Considerado confiável pela equipe.

Uma grande parte de motivar as pessoas é entender o que as impulsiona e que as pessoas são motivadas por suas emoções. Então, entrar em contato com as emoções de seus colaboradores e as suas próprias emoções, irá ajudá-lo a motivá-los de forma mais eficaz.

Por que A Motivação Dos Colaboradores É Importante

A motivação é fundamental para o sucesso dos colaboradores, podendo impulsionar seu engajamento, produtividade e inovação.

O interessante é que, enquanto a motivação pode aumentar os outros fatores de sucesso, esses fatores também podem impulsionar a motivação. Funciona em um ciclo.

Colaboradores motivados são valiosos para as organizações porque eles se dedicam mais em seu trabalho, indo além do esperado.

Para motivar efetivamente, os líderes precisam entender como a motivação funciona e de onde ela vem. Entenda melhor os tipos de motivação e como elas funcionam.

Motivação Externa vs. Motivação Interna

Uma maneira simples de entender a motivação externa é como algo que você recebe por ter completado uma tarefa, como o seu pagamento, por exemplo.

A motivação interna pode ser pensada como as habilidades pessoais utilizadas para realizar a tarefa, como conhecimento, criatividade ou comprometimento.

A motivação interna também vem com recompensas. A diferença entre os dois tipos, é como a recompensa se relaciona com a tarefa.

Importância da motivação interna

A motivação interna tem um impacto mais forte no envolvimento e no desempenho dos colaboradores. O engajamento de colaboradores é três vezes mais afetado por motivadores internos do que externos.

Quando os colaboradores estão simplesmente trabalhando por um salário, eles não ficarão tão motivados para atingir seu maior potencial.

Não apenas a motivação externa é menos eficaz, como também pode realmente ter um impacto negativo. A motivação interna que os colaboradores têm para executar seu trabalho diminui quando recebem recompensas externas, portanto este elemento deve ser utilizado com sabedoria e cautela.

A motivação interna é como seus colaboradores evoluem, tanto profissional quanto pessoalmente. Ser motivado no trabalho está diretamente relacionado ao desenvolvimento pessoal.

Práticas Motivacionais

Desenvolver uma cultura motivacional no ambiente de trabalho é fundamental. Para tanto, você precisa entender melhor sua equipe e o que os impulsiona.

É neste ponto que sua inteligência emocional entra em ação. Veja como impulsionar sua equipe de maneira efetiva.

Incentive a ousadia e abraçar as falhas

Se você nunca tentar, nunca saberá. Faça disso um mantra de equipe e apoie os colaboradores na tentativa de novas abordagens e projetos experimentais.

Dar a eles essa liberdade também ajuda você a construir confiança. Busque a oportunidade de aprendizado em cada falha e lembre sua equipe que as falhas são uma parte natural do processo.

Faça do estabelecimento de metas uma atividade em equipe

Os colaboradores querem ver como o papel deles contribui para as metas da equipe e da empresa, mas leve isso para o próximo nível, envolvendo-os na definição dessas metas.

Traga-os para fazer brainstorming e planejar grandes iniciativas, e veja como o trabalho deles se encaixa.

Proporcione oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Desenvolver pessoal e profissionalmente é uma grande parte da motivação interna, então encoraje ambos.

Organize palestras mensais e / ou workshops conduzidos por diferentes colaboradores em sua área de especialidade ou interesse pessoal para incentivar uma cultura de aprendizado.

Reconheça os sucessos, grandes ou pequenos

O reconhecimento por um trabalho bem feito pode aumentar significativamente a motivação. Faça questão de reconhecer os sucessos e de criar um espaço para os colaboradores darem elogios uns aos outros.

Promova a amizade entre os colaboradores

Um senso de espírito de equipe pode ajudar muito a aumentar a motivação. Programe atividades de formação de equipes com objetivos profissionais e também de lazer.

Como Motivar Para Tarefas Específicas

Você pode fornecer um ambiente motivacional e uma cultura para sua equipe, mas mesmo os colaboradores motivados, ocasionalmente precisam de um impulso para determinadas tarefas.

Às vezes, eles só precisam de ajuda para conectar sua motivação interna à tarefa na frente deles. Existem diferentes razões pelas quais um colaborador pode estar desmotivado e como você o motiva depende de onde vem a falta de motivação.

Visão de túnel

Os colaboradores às vezes não têm motivação porque seu foco é muito estreito ou precisam de uma mudança de perspectiva.

Converse com eles sobre como a tarefa em questão contribui para os objetivos maiores da equipe e da empresa. Planeje os próximos passos com os colaboradores para que eles visualizem algo depois que a tarefa em que estão envolvidos estiver concluída.

Desvio de função

Um colaborador pode ficar desmotivado para concluir a tarefa porque ela não se encaixa em sua função definida.

Mostre como a tarefa pode ser uma experiência de aprendizado e uma oportunidade de crescer. Ajude a ver isso como uma chance de ampliar seus conhecimentos.

Tente atribuir esses tipos de tarefas com base nos interesses dos colaboradores, visando crescimento e desenvolvimento.

Monotonia

Por outro lado, se a tarefa é algo repetitiva ou mesmo entediante, talvez eles precisem ser lembrados de sua importância.

Como você faz isso depende do propósito da tarefa. Mostre ao colaborador o quanto ela contribui de maneira positiva no resultado final do processo.

Quando E Como Implementar Motivadores Externos

Quando você enfrenta uma falta de motivação em sua equipe, o primeiro passo deve ser tentar aumentar a motivação interna.

Se eles estão naturalmente motivados no dia a dia, cientes de que a tarefa lhes pertence e possuem condições de realizá-la, isso deve ser suficiente para encorajá-los a lidar com as pequenas tarefas que consideram entediantes ou monótonas.

Mas às vezes, apesar de seus melhores esforços, os colaboradores podem simplesmente não estar internamente motivados para concluir certas tarefas.

Embora a motivação externa, através de recompensas, possa comprometer a motivação interna, nas tarefas corriqueiras essa estratégia pode ser bastante motivadora, sendo suficiente para dar o pontapé inicial.

Uma recompensa para uma tarefa que seu colaborador está desmotivado pode realmente mostrar o quanto você tem empatia com ele. É uma maneira de mostrar que você aprecia seus esforços.

O ideal é que as tarefas repetitivas e monótonas não recaiam sobre um mesmo colaborador, se isso puder ser evitado. Tarefas recorrentes podem ser atribuídas em forma de rodízio.

Isto gera uma empatia mais ampla, proporcionando aos outros entenderem os motivos de determinado colaborador se sentir desmotivado realizando aquela atividade, pois já estiveram no seu lugar.

Tarefas ocasionais, por outro lado, podem ser atribuídas analisando a carga de trabalho do colaborador, levando também em consideração a quem a última ocasional foi destinada.

Eles podem ser designados voluntariamente com incentivos externos. Isso não apenas motiva os colaboradores no sentido de que eles estão recebendo uma recompensa, mas também porque a escolha foi deles em recebê-la.

Como sugestão, leve a motivação externa para o próximo nível, dando aos seus colaboradores algo mais pessoal do que recompensas financeiras.

Descubra o que vai de encontro a seus interesses pessoais, como um cartão presente para um restaurante favorito, entradas para cinema, uma garrafa de vinho, enfim, algo que mostre o quanto você os conhece e se importa com eles.

Motivar seus colaboradores pode parecer difícil, mas não precisa ser. Desenvolver sua inteligência emocional o ajudará a se conectar e a entender o que realmente os impulsiona.

Colocar sua equipe em contato com suas metas aumentará a motivação de todos.

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