Muitas pessoas tiveram grandes ideias ou visões. Mas o grande dilema é realmente: o que fazer com isso? Na função de gerenciamento de RH, como obter mais ideias e visões de todos os colaboradores? E como transformar isso em realidade?
Muitas vezes pensamos em inovação como responsabilidade de uma equipe de produto ou de uma unidade de negócios. Inovação surge da mente de indivíduos criativos que trabalham em um ambiente que gera e estimula a inovação.
Os líderes de RH precisam entender a importância crítica da inovação hoje e como contribuir para a inovação da sua organização, atraindo e mantendo as pessoas mais inovadoras, aprimorando constantemente suas habilidades e criando uma cultura de inovação.
Isso permitirá que sua organização se diferencie. Estas são uma parte do papel do RH.
O Que É Inovação?
Antes de entender como ajudar as organizações a serem inovadoras, é preciso entender o significado da inovação. Então, o que é inovação?
Para muitos de nós, inovação significa a introdução de novas tecnologias e invenções – como a internet, o celular, etc. É verdade que a inovação levou ao desenvolvimento desses novos produtos, mas a inovação é muito mais do que isso.
A inovação vai além da tecnologia e requer colaboração de muitas áreas que se unem para alcançar o sucesso. Inovação é um processo colaborativo, onde pessoas em muitos campos contribuem para a implementação de novas ideias.
Inovar é descobrir uma maneira de fazer algo, melhor do que já foi feito antes.
O Impacto Do RH Na Inovação
Os líderes de RH devem assumir um papel mais vital e estratégico dentro de suas empresas. Eles devem se esforçar para construir e fortalecer o conjunto exclusivo de capacidades organizacionais que dão à organização uma vantagem competitiva.
Em essência, isso significa desenvolver uma mistura específica de recursos, processos e valores, dificultando a concorrência fazer o mesmo que sua organização faz.
Pesquisas globais de RH mostraram que os líderes de recursos humanos consideram a criatividade e a inovação seu desafio de negócios número um, mas apenas 50% desses executivos indicaram que estão fazendo algo a respeito.
Da mesma forma, enquanto a maioria disse que o RH desempenha um papel significativo na promoção da inovação em suas organizações, 71% disseram não usar nenhuma ferramenta de triagem projetada para atrair candidatos criativos e inovadores.
Além disso, 53% não vinculam os sistemas de gerenciamento de desempenho à inovação e 53% nem sequer possuem um sistema de sugestões formalizado.
Existem 3 ações que os profissionais de RH podem fazer para promover a inovação:
- Contratar para a inovação
- Criar uma cultura de inovação
- Treinar e recompensar pela inovação
Contratar para Inovação
Contratar para a inovação exige que identifiquemos pessoas que possam pensar fora da caixa. Não suponha que todos sejam igualmente inovadores, mas sim recrutar pessoas para suas capacidades de inovação.
Eles são curiosos? Eles estão trancados em um ponto de vista ou dispostos a considerar os outros? Eles estão abertos a novas ideias, novos conceitos?
Essas perguntas têm muito a ver com a forma como as pessoas são recrutadas e como suas habilidades são aprimoradas para receber a inovação.
Você deve ter pessoas com vontade de estar sempre aprendendo, que estejam sempre abertas e que pensam sobre as coisas de uma maneira diferente.
Um exemplo de cultura que impulsiona a inovação é a Apple. O que torna a Apple tão única e competitiva é que, além de seus excelentes produtos, eles também parecem ter uma ótima cultura, e é essa cultura que impulsiona sua inovação e, portanto, seus produtos superiores.
É interessante que, apesar de a Apple existir desde os anos 1970, não desenvolveu a rigidez que é tão aparente em muitas empresas estabelecidas há muito tempo, mas eles mudaram seu CEO ao longo dos anos e cresceram consideravelmente.
Eles conseguiram, de alguma forma, manter um ambiente de trabalho informal e resistiram a qualquer pressão real por políticas e procedimentos ou códigos de vestimenta ou horários.
Eles continuam a criar um desejo comum, energia e entusiasmo para desenvolver grandes produtos e superar sua concorrência.
Hoje, a Apple tem cerca de 35.000 colaboradores permanentes, mas continua a manter uma cultura de inovação através de suas práticas de RH.
Eles contratam, recompensam e reconhecem os colaboradores por um desejo comum, energia e entusiasmo para criar ótimos produtos. Eles os incentivam a não terem medo de falhar. Não há punição para isso.
Criar uma cultura para inovação
A capacidade de ajudar a criar, proteger e construir a cultura organizacional é um papel fundamental para o RH desempenhar, já que é um grande motivador para a inovação.
No entanto, a gerência precisa apoiar, planejar e nutrir uma cultura de inovação para que ela seja bem-sucedida.
A maioria das empresas falha porque não pensam em como desenvolver a cultura para serem mais inovadoras, nem implementam um processo de inovação para mover ideias do conceito para a realidade.
Além disso, não tentam descobrir como outras organizações inovadoras fazem. Não basta simplesmente ver a inovação como uma vantagem competitiva sem fazer investimentos para aprender e desenvolver a infraestrutura para inovação.
Treine e recompense por inovação
O sistema de recompensas certo fornece uma força poderosa para reforçar o compromisso, direcionar o crescimento profissional dos colaboradores e moldar a cultura corporativa para ser mais inovadora.
Os departamentos de RH devem analisar os mecanismos de recompensa e perguntar se estão fazendo as coisas certas para desenvolver os colaboradores e a cultura da organização.
Isso deve incluir: estratégias de remuneração, ferramentas de gerenciamento de desempenho e outros programas de reconhecimento e recompensa.
Muitas organizações possuem programas que reconhecem um colaborador que é pontual ou que está na organização há muito tempo.
No entanto, poucas organizações recompensam os colaboradores por contribuições excepcionais. Revisões de desempenho também são uma preocupação nesta área.
Poucas organizações estão medindo os elementos certos quando se trata de promover o desenvolvimento de colaboradores inovadores. Os líderes de RH devem analisar com atenção como estão tentando desenvolver esses recursos críticos.
Por exemplo, o sucesso contínuo da BMW é seu foco estratégico no desenvolvimento de inovações voltadas ao cliente, juntamente com uma abordagem de gerenciamento de inovação que é única dentro da indústria automotiva.
Uma de suas chaves é um foco constante na cultura da inovação, tornando os processos inovadores profissionais um componente estratégico e cultural fundamental em todas as áreas da empresa.
Esse foco na cultura é um princípio orientador da BMW. Eles acreditam que, se uma empresa sabe o que ela representa e quais são seus pontos fortes, ela pode desenvolver e implementar com mais facilidade uma estratégia clara.
Eles acreditam que, para ser inovador, é necessário desistir da ideia de que uma empresa pode fazer tudo igualmente bem.
Pelo contrário, parece mais provável que uma empresa que tente fazer tudo igualmente bem não possa utilizar plenamente seus pontos fortes.