Exercícios de Formação De Equipe Aumentam O Engajamento

O conceito por trás da formação de equipes é fantástico. A ideia é levar os colaboradores para fora de suas atividades normais, misturá-los a colegas com quem eles normalmente não interagem e se divertir enquanto promovem o trabalho em equipe. Eles dão ao local de trabalho um bom incentivo ao engajamento dos colaboradores.

Infelizmente, muitas atividades de formação de equipes têm o efeito oposto. Eles podem ocorrer de maneira forçada e desorganizada, deixando os colaboradores cuidando o relógio e se perguntando o que estão fazendo ali.

O segredo é ser atencioso sobre quem está no time e o que você está tentando realizar. Você precisa dedicar algum tempo e cuidado em exercícios de formação de equipe. Quanto mais personalizar a atividade para os participantes, mais eles aproveitarão e apreciarão o esforço.

Por que As Atividades De Formação São Importantes

Pelo tempo que passamos com nossos colegas de trabalho, os benefícios de investir tempo e dinheiro em formações não podem ser subestimados.

Os benefícios mais óbvios de se fazer exercícios de formação de equipe incluem:

  • Facilita a cultura de trabalho colaborativa e motivada, uma vez que essas atividades são vistas como um movimento para unir os indivíduos;
  • Ajuda na solução ágil de problemas e na tomada de decisões, já que muitas mentes e mãos contribuem no processo;
  • Promove uma comunicação responsiva e significativa, à medida que os colaboradores passam a conhecer a personalidade, os desejos, os pontos fortes e os pontos fracos de seus colegas;
  • Ajuda a usar a criatividade e o pensamento fora da caixa ao afastar os colaboradores do trabalho habitual, renovando suas energias e atualizando-os;
  • Cria atmosfera para aumentar a produtividade, identificando e eliminando obstáculos ou melhorando as formas existentes de trabalho;
  • Aumenta o moral dos colaboradores, pois eles sentem que a empresa e os colegas estão interessados ​​em conhecê-los e desenvolvê-los, uma razão válida para a retenção de trabalhadores;
  • Jogos simples ou quebra-cabeças também podem manter todos acordados durante as reuniões, tornando-as mais produtivas;
  • Finalmente, o aprendizado e os insights dos exercícios de formação de equipes podem ser transferidos para o ambiente de trabalho real, resultando em melhores equações de trabalho e desempenho da organização.

Ideias de Atividades Para Formação de Equipes

Antes de escolher as atividades de formação, considere cuidadosamente as personalidades da sua equipe:

  • Quais são seus gostos e do que não gostam?
  • São pessoas ativas ou apreciariam um exercício mental?
  • Você quer que sua equipe melhore o alinhamento, a construção de relacionamentos, a solução de problemas ou a apreciação dos membros?

Combine essas informações com as metas que você deseja alcançar com a atividade.

Conheça algumas atividades para formação de equipe que você pode utilizar, adaptando as suas necessidades, se for o caso.

Fora trabalho!

Às vezes, a melhor maneira de melhorar o local de trabalho é se afastar dele. Uma atividade fora do local proporciona um ambiente mais relaxante e uma separação clara do trabalho.

As happy hours podem ser perfeitas. Elas podem ocorrer perto do final do dia, para que todos possam relaxar e interagir sem se preocupar em retornar ao trabalho.

Caça ao tesouro

Uma caça ao tesouro bem planejada está repleta de desafios variados, que dependerão das diferentes forças dos membros da equipe, o que é uma ótima maneira de reconhecer os talentos individuais.

A incorporação de enigmas e outros desafios incentiva sua equipe a estimular suas habilidades de solução de problemas e alinhar-se a metas comuns.

Concurso gastronômico

O que aproxima as pessoas mais do que comida? Todo mundo tem uma receita que jura ser a melhor. Promova o dia da gastronomia, preparando um local onde eles mesmos possam fazer suas receitas, culminando em um almoço onde a melhor receita será premiada.

Isso permite que os colaboradores demonstrem interesses e habilidades fora do local de trabalho e reúna todos para uma refeição.

Se você tem um número relativamente grande de colaboradores, mantenha o evento por algumas semanas, dividindo o grupo de cozinheiros em três ou quatro pessoas.

Dia do jogo

Escolha alguns jogos. Esta é uma maneira divertida de construir relacionamentos com os membros da equipe. Alguns jogos levam à resolução de problemas e criatividade, enquanto outros podem ser uma maneira de conhecer melhor seus colegas de trabalho.

Certos jogos envolvem a mente e exigem cooperação, construindo laços que podem ser transferidos para o trabalho cotidiano.

Campo minado

Escolha uma área aberta como um estacionamento ou um parque para fazer esta atividade.

Prepare uma área fechada com fita adesiva e marque um ponto inicial e um ponto final. Ao longo da rota, espalhe vários objetos aleatoriamente a uma distância específica e folhas de papel. Divida o grupo em equipes de 2 ou 4 e coloque uma venda em um dos membros.

Os outros ficam do lado de fora da área fechada e instruem verbalmente o companheiro de equipe vendado a caminhar pela rota, pegando os objetos e evitando pisar nas folhas de papel que representam as minas, ou fora da área fechada.

Este jogo altamente envolvente leva cerca de 15 a 30 minutos e é altamente eficaz para transmitir a aprendizagem em confiança, escuta ativa e comunicação.

Quebra-cabeças

Tempo: 1 a 2 horas

Número de participantes: quatro ou mais pequenos grupos

Ferramentas necessárias: Diferentes quebra-cabeças para cada grupo

Regras: faça com que todos se dividam em grupos pequenos e iguais. Dê a cada grupo um quebra-cabeça diferente com o mesmo nível de dificuldade. O objetivo é ver qual grupo pode completar seu quebra-cabeça mais rápido.

Contudo! Algumas peças serão misturadas em outros quebra-cabeças dos outros grupos. Cabe à equipe criar uma maneira de recuperar essas peças, seja negociando, trocando membros da equipe, etc. O que quer que decidam fazer, eles devem decidir como um grupo.

Objetivo: Esta atividade dependerá fortemente da resolução de problemas e habilidades de liderança. Alguns membros da equipe podem se destacar, mas é importante lembrar que toda a equipe deve chegar a um consenso antes que uma decisão seja tomada.

Sobrevivência no deserto

Esta atividade é uma abordagem clássica à colaboração para o bem comum e testa a lógica da equipe e as habilidades de resolução de problemas ao máximo.

O grupo recebe um cenário em que um avião caiu, deixando todos presos em um deserto distante. Uma lista de itens que podem ser úteis para a sobrevivência e resgate é dada aos participantes.

Com base na importância e relevância dos itens, os membros devem priorizar e classificar os itens individualmente e depois pelo método de consenso do grupo.

Esse jogo de 30 a 40 minutos ajuda a refletir sobre as diferenças entre escolhas singulares e coletivas, nas quais nossas preferências pessoais podem não corresponder às preferências do grupo.

Também mostra como a equipe se sai quando uma pessoa em particular domina a discussão ou quando os membros não colocam suas opiniões com segurança.

Deixe um comentário

Rolar para cima