Em um mundo ideal, todos teríamos líderes fantásticos que nos ajudariam a ter sucesso, que nos fariam sentir valorizados e que seriam pessoas excelentes.
Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Mas, se a pessoa para quem você trabalha é um microgerenciador, tem problemas de controle da raiva, mostra favoritismo em relação a uma pessoa, é um agressor do local de trabalho, ou simplesmente não é muito competente, você ainda tem que aproveitar ao máximo a situação e fazer o seu trabalho.
Nada é mais destrutivo no local de trabalho do que lideranças difíceis. Todo trabalhador tem uma série de líderes ao longo de sua carreira profissional. Com sorte, a maioria de seus chefes são competentes, gentis e dignos de sua confiança e respeito.
O ideal é ter como líder alguém que seleciona um estilo de gerenciamento adequado para cada situação no local de trabalho e que entende as diferenças entre os vários estilos de gerenciamento.
Infelizmente, com muita frequência, os trabalhadores têm lideranças difíceis que afetam seu desejo de se envolver e contribuir mais para o trabalho. Não é de surpreender que eles deixem o emprego com mais frequência.
A boa convivência com as lideranças é fundamental para a retenção de colaboradores.
Saiba mais sobre como relacionar-se com lideranças difíceis. Veja como você pode lidar melhor com essa situação.
Relacionamentos Difíceis Com As Lideranças
Para ajudar, reunimos algumas sugestões. Tente uma ou mais dessas dicas se você encontrar algum ponto em comum com seu líder.
Comece entendendo que seu líder pode não saber que ele é um líder difícil. Assim como na liderança situacional, a definição de ruim depende das necessidades do colaborador, das habilidades da liderança e das circunstâncias.
Um líder que não participa pode não perceber que sua falha em fornecer qualquer direção ou feedback o torna um mau chefe.
Ele pode pensar que ele está capacitando sua equipe. Um líder que fornece muita orientação e microgerenciamento pode se sentir inseguro sobre seu próprio trabalho.
Ele pode não perceber que seu excesso de orientação é um insulto a um membro da equipe competente, seguro e autodirigido.
Ou talvez o líder não tenha treinamento e esteja tão sobrecarregado com os requisitos de seu trabalho que ele não pode fornecer suporte para você.
Talvez ele tenha sido promovido muito rapidamente, ou suas responsabilidades se expandiram além de seu alcance.
Nestes tempos de redução, as responsabilidades são muitas vezes compartilhadas com menos pessoas, o que pode afetar sua capacidade de fazer bem o trabalho.
Outra possibilidade é que seu líder pode não abraçar os mesmos valores que você. As gerações mais jovens de trabalhadores esperam poder tomar medidas para priorizar o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.
Um horário flexível pode tornar o trabalho o emprego dos sonhos. Mas nem todos os líderes compartilham esses pontos de vista.
Alguns, por exemplo, acham que os trabalhadores remotos prejudicam e interferem no desenvolvimento de uma cultura de trabalho em equipe.
Se seus valores estão fora de sincronia com os de seu líder e você não acredita que esse desequilíbrio vai mudar, talvez seja hora de rever sua permanência na empresa.
Mas, até lá, essas ações são recomendadas para você preservar seu relacionamento:
Fale com ele
Diga a ele o que você precisa dele em termos de direção, feedback e apoio. Seja educado e concentre-se nas suas necessidades.
Você precisa dizer exatamente o que você precisa dele. Dizer a ele é um mau líder é contraproducente e não o ajudará a atingir seus objetivos.
Procure um mentor entre outros líderes ou colegas mais qualificados, com o total conhecimento e cooperação de sua liderança atual, para ampliar sua oportunidade de experiência.
Se você realizou essas ações e elas não funcionaram, vá até o superior de seu líder e peça ajuda. Ou você pode ir primeiro à sua equipe de Recursos Humanos para obter conselhos.
Entenda que o seu líder atual talvez nunca aceite de forma positiva suas atitudes, então assegure-se de que você tenha feito o que pode para resolver seus problemas diretamente com ele, em primeiro lugar.
Talvez você nunca fique sabendo o que o superior do seu líder ou a equipe de RH fizeram para ajudar a resolver o comportamento inadequado da sua liderança. Mas, permita algum tempo para que as ações tenham o impacto desejado.
Se nada mudar, apesar dos seus melhores esforços, e você acha que o problema é que eles não acreditam em você, reúna colegas de trabalho que também experimentam o comportamento. Procure o superior da sua liderança para ajudá-lo a ver o o impacto negativo que as atitudes inadequadas estão causando.
Se você acredita que o problema é que seu chefe não pode – ou não vai – mudar, tente uma transferência para outro departamento.
Esta solicitação pressupõe que você goste do seu empregador e do seu trabalho e ainda não quer considerar a possibilidade de desistir e procurar outro emprego como sua melhor opção.
Não deixe que isso afete seu trabalho
Não importa o quão ruim seja o comportamento do seu líder. Evite que isso afete o seu trabalho. Você quer ficar bem com outros líderes da empresa e manter seu emprego!
Não tente equilibrar a situação negligenciando seu trabalho ou tirando licença no trabalho por motivos de saúde. Isso só aumentará sua carga de trabalho ou de seus colegas, além de dar motivos para seu líder reclamar de você, com razão.
Fique um passo à frente
Um grande começo para evitar o microgerenciamento em seu caminho é antecipar as tarefas que seu líder espera e executá-las com bastante antecedência.
Por exemplo: “Eu já deixei um rascunho da agenda em sua mesa para sua análise”. Será o suficiente para minimizar a necessidade de lembretes.
Ele perceberá que você tem suas responsabilidades em dia e que não precisa observar cada movimento seu.
Defina limites
Trabalhar com alguém que parece não ter limites significa que você é quem tem que defini-los.
Um dos desafios das pessoas desagradáveis é que elas têm um comportamento igualmente desagradável e é importante aprender como se distanciar desse comportamento.
Sendo educado, mas firme, é muito provável que seu líder passe a ter mais respeito por você.
Não suponha que as lideranças sabem tudo
Só porque alguém está em uma posição de autoridade, não significa que saiba de tudo. Não assuma que ter um determinado cargo significa também ter todo o conhecimento.
Agir como o líder
Ao lidar com um líder incompetente, às vezes é melhor tomar algumas decisões de liderança por conta própria.
Se você conhece bem a sua área, não há razão para não seguir em frente criando e seguindo uma direção que você sabe que alcançará bons resultados para sua empresa.
Pessoas que fazem isso são naturalmente seguidas por seus pares como um líder informal. Os gestores, embora talvez não sejam sua liderança direta, irão notar sua iniciativa.
Como você não quer fazer algo que enfraqueça a imagem do seu líder imediato, mantenha-o informado.