Você costuma ouvir as palavras “ética de trabalho” sendo usadas com frequência. Na verdade, tornou-se uma das muitas frases muitas vezes incluídas em anúncios e descrições de trabalho, como uma característica que você deve possuir para que possa se candidatar.
Depois, quando você já faz parte da empresa ou da organização, eles falam sobre como todos os colaboradores devem ter uma boa ética de trabalho para que possam contribuir na realização dos objetivos da organização.
Mas o que é ética de trabalho, realmente? É um traço pessoal que os indivíduos devem ter? Ou é um padrão de comportamento que todos devem seguir para que possam realmente ser úteis para a organização?
Definindo ética no trabalho
Existem tantas definições anexadas à frase. Se vamos usar uma definição simples para a ética do trabalho, poderíamos iniciar com a que descreve sendo um conjunto de princípios morais que um colaborador usa no desempenho de seu trabalho.
Outra definição de negócio descreve a ética do trabalho como “a crença no benefício moral e importância do trabalho e sua capacidade inerente de fortalecer o caráter”.
Basicamente, a ética do trabalho pode se referir a como você se sente em relação ao seu trabalho ou carreira, de modo a transparecer em sua atitude e comportamento.
Também se refere a como você faz o seu trabalho, ou as responsabilidades que vêm associadas a ele. O nível de respeito que você demonstra aos seus colegas e pessoas com as quais você entra em contato, e como você se comunica e interage com eles, também define sua ética de trabalho.
A partir dessa definição, podemos também supor que a ética de trabalho é igualmente usada para se referir às principais características que você deve ter, e elas incluem honestidade, integridade, humildade e responsabilidade, entre outras.
Esses traços ou características ditarão como você reagirá ou fará em determinada situação, ou quando você se deparar com uma circunstância particular. Como você responde irá revelar o tipo de ética de trabalho que você tem.
Obviamente, a ética de trabalho é importante para definir sua identidade. Torna-se parte de quem você é, e não há dúvida de que uma grande parte de como as pessoas vão ver e conhecer você virá do que elas percebem ser sua ética de trabalho.
Por que é tão importante ter uma forte ética de trabalho
Em última análise, ela mostrará a força do seu personagem e apresentará você como uma pessoa positiva em todos os aspectos.
No local de trabalho, isso será a sua vantagem. Se você for considerado favoravelmente por seus colegas e superiores, terá maiores chances de progredir em sua carreira.
Você seria visto como alguém que pode interagir e até liderar outras pessoas muito bem. Esta demonstração de liderança aumentará suas chances de subir na hierarquia da empresa.
Do ponto de vista da organização, será benéfico ter colaboradores com ética de trabalho sólida, pois suas características e personalidades contribuirão para a obtenção da visão e dos objetivos da organização.
Enquanto muitos empregadores podem valorizar traços como inovação e criatividade, todos os empregadores valorizam os trabalhadores que podem demonstrar seu compromisso em fazer o trabalho.
Se você quiser mostrar ao seu empregador que tem uma forte ética de trabalho, além de outros traços que possa ter, certifique-se de exibir essas cinco características todos os dias.
Pontualidade
Quer você seja um colaborador assalariado ou esteja trabalhando por tarefa, aparecer na hora certa é importante para demonstrar que você é um trabalhador dedicado.
Isso mostra que você valoriza o tempo de sua liderança e o tempo de seus colegas e clientes – e tem verdadeiro entusiasmo por sua posição.
A pontualidade não se restringe a quando você começa o seu dia. Isso também significa estar pronto para reuniões e eventos ligados ao seu emprego.
Confiabilidade
Quando você tem uma forte ética de trabalho, seu empregador se preocupa menos com o trabalho que você produz. Ele sabe que você é confiável, o que significa que você fará o que lhe for pedido.
Isso inclui chegar ao trabalho, concluir projetos e participar de atividades de aprimoramento, como exercícios de formação de equipe.
A pontualidade faz parte da confiabilidade – você não apenas fará o que está em sua descrição de trabalho, mas o fará no prazo e de acordo com as solicitações.
Flexibilidade
As organizações precisam de coisas diferentes de seus colaboradores em momentos diferentes, e suas prioridades para o seu trabalho podem mudar.
Quando seu líder lhe pede para dedicar mais tempo e atenção a um conjunto diferente de tarefas – ou a um novo conjunto de tarefas -, permanecer flexível e disposto faz parte de uma forte ética de trabalho.
Isso pode incluir assumir projetos adicionais em um momento de estresse para a empresa.
Atenção aos detalhes
O profissionalismo, independentemente da indústria, faz parte de uma boa ética de trabalho. A atenção aos detalhes demonstra que você se importa não apenas com o seu trabalho, mas também com sua qualidade.
Coisas simples como garantir que os e-mails que você envia sejam escritos com respeito, livres de erros de ortografia e erros de digitação, mostram que você se importa com sua imagem como colaborador e com a imagem geral da empresa. Estes elementos também indicam que você presta atenção em todos os aspectos do seu trabalho.
Atitude positiva
Fundamentalmente, uma forte ética pode ser sobre ter uma atitude positiva em relação ao seu trabalho. Como membros da equipe, aqueles com ética de trabalho positiva podem abster-se de falar mal sobre colegas ou superiores.
Eles devem enfatizar o positivo em seu ambiente de trabalho e procurar torná-lo melhor através de seu próprio compromisso pessoal com a excelência.
Disciplina
A ética de trabalho é algo que emana de dentro. Você pode dizer a um colaborador para fazer isso ou aquilo, repetidas vezes, mas se ele não tem disciplina suficiente para aderir às regras e seguir com seu desempenho, então não há como ele conseguir tornam-se o colaborador produtivos que a empresa quer.
Disciplina envolve foco, dedicação e determinação de sua parte para fazer o que deve fazer.