Como Usar A Empatia Para Melhorar Seu Local De Trabalho

O que é empatia? Simplificando, é a capacidade de entender os sentimentos e emoções de outras pessoas. A empatia no local de trabalho é uma aplicação da empatia geral. Algumas pessoas são naturalmente boas nisso e não conseguem imaginar outra maneira de ser e agir.

Já outros não estão tão envolvidos nos sentimentos das pessoas. Não é um problema de moralidade, então não se preocupe se você não perceber naturalmente as emoções daqueles ao seu redor.

Mas a empatia também é ensinada, como evidenciado pelo fato de que os estudantes universitários hoje são 40% menos empáticos do que os estudantes universitários há 30 anos. Então, obviamente, algo mudou na sociedade.

Empatia no local de trabalho

Um estudo em 2018 sobre empatia no trabalho descobriu que 96% dos colaboradores pesquisados ​​acreditavam que era importante que seus empregadores demonstrassem empatia. Por outro lado, 92 por cento acham que a empatia continua subvalorizada.

E oito dos dez colaboradores, profissionais de RH e CEOs concordaram que um ambiente de trabalho empático tem um impacto positivo no desempenho dos negócios, motivando e aumentando a produtividade.

Assim, usar a empatia no local de trabalho pode tornar a vida melhor para todos.

Aqui estão quatro maneiras de desenvolver empatia em si mesmo, aplicando em todos os segmentos de sua vida:

Fique em silêncio, por dentro e por fora

Se seu cérebro está constantemente em funcionamento. Assim, é difícil parar, ver e sentir o que está acontecendo ao seu redor no local de trabalho.

Muitas vezes, quando a pressão é grande e você fica estressado, pode esquecer seus próprios sentimentos, sem falar dos sentimentos dos outros.

Então, todos os dias, pare e respire, ou dê um passeio no almoço, apenas para limpar a sua mente. Um pouco de calma ajuda você a descobrir o que você está realmente pensando e sentindo.

Ouça prestando atenção

Ouvir não é apenas entender as palavras que estão sendo ditas, mas sim tentar entender o que elas significam.

Prestar atenção também é fundamental para desenvolver sua capacidade de ter empatia com outras pessoas. A linguagem corporal muitas vezes pode dizer mais sobre o que as pessoas pensam e sentem do que suas palavras.

Para criar empatia no local de trabalho, você precisa prestar atenção em seus colegas, superiores e subordinados para ajudá-lo a entender seus sentimentos.

A comunicação direta também é importante e falar pessoalmente com seus colegas, em vez de se comunicar quase que exclusivamente por e-mail, ou outros serviços de mensagens, pode ajudá-lo a criar empatia.

Pergunte a si mesmo o que você está sentindo

Você precisa entender seus sentimentos se quiser entender os sentimentos dos outros. Utilize um inventário emocional várias vezes ao dia para analisar como você está se sentindo.

Quando você pára e pensa: “Como estou me sentindo logo depois de ter conseguido uma nova tarefa importante?” E a resposta é “eufórico e oprimido”, você pode aplicar isso a outras pessoas ao seu redor.

Um colega acabou de receber o novo projeto que ocupará todos os momentos nos próximos seis meses. Ele deve estar se sentindo sobrecarregado com todo o trabalho, e ele pode estar se sentindo animado se achar que isso vai ajudá-lo em uma promoção.

Se você tiver dificuldade em avaliar seus próprios sentimentos, usar esse inventário emocional pode ajudar a aumentar sua habilidade nessa área.

À medida que você se torna mais hábil em entender seus próprios sentimentos, ficará melhor em compreender os sentimentos das pessoas ao seu redor.

Nem todo mundo experimenta os mesmos sentimentos que você, portanto, aja com cuidado.

Evite fazer suposições

Dê a seus colegas de trabalho o benefício da dúvida antes de julgar seu comportamento.

Digamos que um novo colega esteja com problemas para aderir a uma determinada política. Você pode assumir que ele está sendo negligente ou indiferente, mas as chances são de que ele esteja simplesmente se ajustando a um novo modo de pensar. Adotar e romper com os rituais no local de trabalho leva tempo e você deve respeitar isso.

Não assuma automaticamente o pior das pessoas. Talvez esse colega de trabalho esteja passando por momentos difíceis.

Estresse no local de trabalho vem em todas as formas e tamanhos. Praticar a paciência com seus colegas é fundamental para demonstrar empatia e compreensão.

O que a empatia não é

Não entenda mal, a empatia não significa aceitar um desempenho ruim e atitudes ruins simplesmente porque alguém não está bem.

Se você é um líder, ainda é sua responsabilidade realizar o trabalho. Você tem o direito – e o dever, de buscar o melhor desempenho delas e de tomar medidas para garantir que elas estejam de acordo com seus padrões.

Talvez o colaborador que sofreu uma perda precise de um conjunto diferente de tarefas para o dia. Se isso não for possível, talvez ele não precise estar no trabalho.

Mas isso não significa que ele possa vir trabalhar e ser rude com os outros ou não realizar seu trabalho. É aí que você deve fazer o seu trabalho e decidir o que é melhor para a organização. A capacidade de empatia pode ajudá-lo a decidir o curso correto da ação.

Mais importante, empatia não é simpatia. A empatia pede que você entenda o que a outra pessoa está sentindo. É a diferença entre ajudar alguém a sair de um buraco versus entrar no buraco com a pessoa, como no caso da simpatia.

Uma outra questão a considerar é que os colaboradores com empatia têm o potencial de ser aproveitados por seus colegas de trabalho em termos de tempo e expectativas.

Em seu esforço para tornar-se mais disponível, alguns dos seus colegas podem tentar despejar mais e mais dos seus problemas em você.

Embora os colaboradores empáticos não sejam necessariamente fracos por qualquer meio, estabelecer limites é crucial para um ambiente de trabalho mais compassivo.

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