A implementação de um programa de mentoria tem muitos benefícios. Mentores e mentorados podem se beneficiar de coisas como maior satisfação no trabalho e moral melhorada.
Todos os envolvidos podem aprimorar suas capacidades de trabalho e liderança, além de recrutamento e retenção.
Mesmo que sua organização possua um programa de mentoria, você ainda poderá se beneficiar de uma forma denominada mentoria reversa. Com um relacionamento típico, o colaborador com maior antiguidade e experiência com a organização geralmente é o mentor, apoiando um mentorado que é relativamente novo na organização ou departamento.
Com a mentoria reversa, acontece o oposto. Nesse cenário, um colaborador mais jovem será o mentor e o mentorado será alguém que seja comparativamente mais experiente, mas que talvez não tenha as mesmas habilidades que o trabalhador mais jovem.
Algumas habilidades que são de segunda natureza em relação às novas contratações, como a facilidade de aprender novos softwares e outras tecnologias, podem ser menos intuitivas para trabalhadores mais experientes.
Benefícios dos Programas de Mentoria Reversa
Conheça alguns dos benefícios da implementação dessa nova versão de mentoria:
- Capacita os colaboradores mais novos, inspirando-lhes confiança;
- Os jovens mentores podem adquirir importantes habilidades de liderança.
- Permite que colaboradores experientes se mantenham atualizados por mais tempo com as novas tecnologias, sem a necessidade de um treinamento formal, como mídias sociais, aplicativos, plataformas de crowdsourcing ou outro novo software.
- Pode fornecer informações. Esse tempo pode ser usado para treinar colaboradores mais experientes sobre o que a geração mais jovem valoriza e precisa do empregador;
- Ambos os lados podem aprender mais sobre o ponto de vista da outra pessoa, que pode ser de uma geração diferente;
- O relacionamento de orientação pode ser facilmente personalizado para se concentrar nas necessidades de cada participante;
- Ambos os lados podem ganhar autoconfiança;
- Os relacionamentos de tutoria podem promover uma melhor comunicação e colaboração nas interações diárias.
Potenciais Desvantagens da Mentoria Reversa
Mesmo com todos os benefícios acima, a orientação reversa pode trazer algumas desvantagens. Uma das maiores é que ela deve ser implementada com consciência para garantir que ninguém sinta que está sendo informado de que não está fazendo seu trabalho adequadamente.
Insultar os colaboradores que estão na organização há muito tempo é um risco real, se não for bem administrado, ou se o mentor mais jovem não lidar com a situação adequadamente.
Esse tipo de programa também pode ser difícil de implementar em algumas organizações, porque não há muita diversidade em termos de conjuntos de habilidades dos colaboradores ou porque a cultura não o suporta.
Para mitigar os riscos, pode ser mais fácil implementar um programa de mentoria reversa como um componente de um programa regular de orientação, em vez de implementá-lo de forma única.
A mentoria reversa pode ser simplesmente um aspecto do relacionamento geral da mentoria, permitindo que ela seja mais aceita, em vez de ser unilateral. Isso favorece que os dois grupos compartilhem seus conhecimentos e contribuam para o relacionamento de orientação.
5 Razões Para Implementar na sua Empresa
Ultimamente, a mentoria reversa está se tornando uma palavra popular nos círculos de negócios, mas isso é adequado para sua empresa?
Quando pensamos em mentoria, tendemos a pensar em colaboradores experientes, orientando os colaboradores mais jovens sobre os meandros dos negócios.
A mentoria reversa vira o script. Ela foi desenvolvido para capacitar os trabalhadores mais jovens a compartilhar seus conhecimentos e ideias com colaboradores seniores.
A ideia que impulsiona essa prática crescente é que a combinação de trabalhadores de diferentes gerações, por exemplo, baby boomers com a geração do milênio sempre conectada, facilita o intercâmbio de conhecimentos e percepções. Isso beneficia as empresas e ajuda a promover um ambiente de crescimento e aprendizado.
Os colaboradores seniores aprendem novas habilidades e saem de suas zonas de conforto, enquanto os trabalhadores mais jovens aprendem conceitos básicos importantes de negócios que nenhum curso é capaz de ensinar.
Pode ser difícil para um trabalhador que está em uma empresa há mais de 20 anos seguir o conselho de colegas mais jovens e menos experientes. Porém, os colaboradores mais jovens têm muito a oferecer, especialmente quando se trata de tecnologia, inovação e colaboração.
Veja por que a incorporação da mentoria reversa em sua estratégia de desenvolvimento de colaboradores pode ajudá-lo a criar um programa bem-sucedido de orientação.
1. Dá a sua empresa uma nova perspectiva
A maneira como trabalhamos mudou drasticamente ao longo dos anos, dos dias em que todos usavam sistemas baseados em papel e trabalhavam em escritórios ou cubículos fechados, aos locais de trabalho digitais e ambientes abertos de hoje.
Há muito a ser aprendido com os colaboradores mais jovens a esse respeito, principalmente entre a geração do milênio e a próxima geração Z, que cresceu com a tecnologia. Eles desenvolveram suas habilidades profissionais em ambientes de trabalho colaborativos e inclusivos, que são de natureza mais social.
Tuitagens, mensagens de texto e postagens são tão inatas para a geração Y e Geração Z quanto comer e respirar. Eles podem ajudar a preencher as lacunas que alguns de seus colaboradores mais experientes podem ter, principalmente em áreas como mídia social e presença on-line da sua empresa.
A mentoria reversa pode ajudá-lo a gerar entusiasmo em toda a empresa para otimizar processos, o que pode ser eficaz com colaboradores mais resistentes às mudanças.
Os mentores reversos geralmente se tornam embaixadores internos para melhorar a eficiência em toda a organização, por exemplo:
- Aproveitando a tecnologia para passar de um sistema desatualizado de avaliação de desempenho para uma plataforma digital;
- Conectando-se a clientes em potencial usando canais de mídia social;
- Desenvolvimento de recursos de marketing multimídia que incorporam podcasts e vídeos de depoimentos de clientes;
- Reduzindo viagens caras e desnecessárias adotando a tecnologia de videoconferência e os aplicativos móveis atuais;
- Colaborando com equipes de diversas formações e experiências.
2. Capacita líderes emergentes
Os trabalhadores mais jovens, em geral, não se vêem vinculados à lealdade a nenhuma empresa. Em vez disso, o que os motiva é a valorização do seu trabalho, o que torna a mentoria inversa um ótimo ajuste para eles.
Nada diz melhor: “Valorizamos suas habilidades e contribuição para a empresa”, do que pedir a alguém que compartilhe o que sabe, treine e inspire outras pessoas.
A mentoria reversa também ajuda a fortalecer os relacionamentos em toda a sua força de trabalho e faz com que os colaboradores se sintam mais conectados à sua empresa e seus valores.
E para os millennials e os Geradores Z, esse senso de conexão e alinhamento de valores é absolutamente essencial para sua realização.
3. Atualização constante
A aprendizagem ao longo da vida é fundamental no local de trabalho. Os colaboradores de qualquer idade devem manter suas habilidades atualizadas ou correrão o risco de se tornarem obsoletos.
A mentoria reversa oferece aos trabalhadores mais experientes a oportunidade de aprimorar e refinar suas práticas de liderança estabelecidas, com base em feedback, discussão e diálogo aberto com seus colegas menos experientes.
E, embora possam ser o mentorado em um relacionamento de mentoria reversa, eles descobrirão que há muitas oportunidades de compartilhar seus conhecimentos também.
4. Ensina aos novos colaboradores habilidades críticas de sobrevivência nos negócios
A transição da sala de aula para a sala de reuniões pode ser complicada para os trabalhadores que estão fora da escola já há algum tempo. Mas, o que os colaboradores de nível sênior podem deixar a desejar na questão tecnológica, geralmente mais do que compensado na perspicácia nos negócios e na percepção do setor.
Os trabalhadores experientes podem compartilhar sua compreensão mais profunda das normas culturais da sua empresa, informações privilegiadas sobre como os negócios funcionam, a terminologia correta a ser usada ao discutir um conceito de negócios, etc.
Esses tipos de habilidades não são ensinadas na escola, mas são cruciais para sobreviver e prosperar no mundo dos negócios.
5. Quebra os estereótipos geracionais
Este é provavelmente o maior benefício da mentoria reversa.
Com frequência, ouvimos estereótipos do tipo “a geração mais jovem não trabalha tanto” ou “a geração mais velha é teimosa e não aceita mudanças”.
Não faça suposições sobre diferentes gerações que podem ser alimentadas por estereótipos.
Por exemplo, embora seja verdade que a geração do milênio e a geração Z tenham crescido usando a tecnologia, isso não significa que alguns de seus colaboradores mais antigos não sejam igualmente adeptos à comunicação e aos processos digitais.
Quando todas as faixas etárias interagem regularmente, esses equívocos desaparecem. Cada grupo começa a entender o que motiva os outros grupos, resultando em melhor colaboração e parcerias em toda a empresa.