O Que Seu Líder Espera de Você

Mesmo nesses tempos de atenção constante às métricas de desempenho, nem sempre é claro o que o líder deseja ou espera. Por quê? Talvez haja uma suposição de que essas expectativas já são claras e, na verdade, não são.

Ou talvez o colaborador esteja pressionando a si próprio para fazer melhor: “sou bom no que faço, mas talvez isso não seja suficiente”.

Existe uma responsabilidade conjunta de garantir que as expectativas sejam bem articuladas e compreendidas. Mas esse tipo de troca eficaz não acontece com a frequência ou a qualidade que desejamos.

Se você não sabe o que seu líder espera, você tem cinquenta por cento de chance de não atender às expectativas. Portanto, entender o que é esperado é fundamental para o seu sucesso.

Geralmente, uma conversa franca e honesta com sua liderança irá esclarecer todas as dúvidas. Mas, seguindo as sugestões abaixo, provavelmente você irá superar as expectativas, além de criar um relacionamento forte e de proximidade com seu líder. Portanto, seja:

Apaixonado e positivo

Tenha uma atitude de “sim, eu posso e não perco a paciência para entender e resolver problemas”. Não se deixe levar pelo pessimismo, tome a iniciativa, dê sugestões e contribua positivamente para a organização.

Colaboradores felizes e otimistas criam um ambiente de trabalho especial, gerando novas ideias e contagiando os outros com sua alegria. Faça o que fizer, tente ser o melhor, sem comparações. Seja a sua melhor versão.

Autônomo e orientado a objetivos

Seja seu próprio gestor, seja a pessoa a quem você pode delegar tarefas sem se preocupar. Tome cuidado para saber bem qual é o seu papel e quais responsabilidades você tem.

Gerencie suas tarefas e priorize bem seu trabalho, sabendo o tempo todo o que e quando você deve fazer.

Não perca de vista o futuro, tenha sempre em mente seus objetivos e os da sua equipe. Não se limite a fazer o suficiente para justificar sua posição. Manter um alto desempenho, buscando atingir objetivos que ajudem a tornar sua organização mais competitiva.

Social e comunicativo

Algo tão simples como dizer “bom dia” com um sorriso promoverá uma atitude positiva e um maior interesse no trabalho de sua parte e no de seus colegas.

A maneira como você trata seus colegas pode mudar totalmente o ambiente de trabalho. Tente interagir com todos os departamentos e ajudar no que for possível. Você também obterá cooperação.

Os colaboradores ideais se comunicam honestamente e com tato. Lembre-se que a comunicação não implica apenas falar, mas também saber ouvir.

Qualquer feedback que você receber deve ser avaliado positivamente e aplicado o máximo possível. Um colaborador pode ter todo o talento do mundo, mas se ele não souber ouvir, dificilmente obterá total sucesso

Membro de equipe

Seguindo o mesmo raciocínio, as equipes precisam de pessoas que falem e expressem seus pensamentos e ideias de forma clara, direta e com respeito ao trabalho de outras pessoas. Ou seja, comunique-se de forma construtiva.

Os melhores jogadores da equipe estão sempre dispostos a compartilhar conhecimento e experiência. Ensinar é como aprendemos melhor. A cooperação é a melhor maneira de trabalhar e agir em conjunto, além das diferentes perspectivas que possamos ter com outros membros da equipe.

Ético

Seja o modelo de uma ética de trabalho sólida e atenda aos requisitos básicos do seu trabalho. Assim que você iniciar um novo projeto, decida aprender como fazê-lo o mais rápido possível.

Muitos colaboradores  se acostumam a uma rotina confortável quando se tornam competentes em seu trabalho. Para se diferenciar e se destacar, sempre cumpra os prazos das tarefas e demonstre ética em suas ações. Nunca dê desculpas para explicar por que você não fez uma tarefa que lhe foi atribuída.

Determinado

Mostre iniciativa e vá além das tarefas conferidas a você. Isso mostrará ao seu líder que você é esforçado e vê adiante. Tome a iniciativa de concluir tarefas por conta própria, para que sua liderança não precise controlar cuidadosamente seu trabalho.

Se houver uma maneira de você fazer mais do que cumprir o requisito mínimo necessário para uma tarefa, faça. Sua dedicação aos detalhes e a busca pelo melhor ficarão evidentes.

Se você não sabe como executar uma tarefa específica, reconheça e peça ajuda a seus colegas ou a seu líder. É mais aconselhável do que fazer errado.

Disposto a aprender

Aprenda novas habilidades e aproveite as oportunidades de treinamento. Muitos empregadores oferecem treinamento periódico no local ou cursos de treinamento online.

Em alguns casos, você precisará viajar para uma conferência para participar de um treinamento fora da empresa. Aproveite essas oportunidades valiosas, pois elas permitirão que você aprenda novas habilidades e se torne um colaborador melhor.

O aprendizado de uma nova habilidade e conhecimento relacionados ao trabalho mostra que você deseja melhorar seu desempenho. Além disso, em uma situação de crise orçamentária e possíveis demissões, é mais provável que colaboradores altamente treinados permaneçam.

Seja informado

Para gerenciar bem seu trabalho, é necessário ter um profundo conhecimento do setor em que está trabalhando e ciente das tendências futuras.

Isso permitirá que você esteja mais aberto às mudanças, um recurso que qualquer liderança precisa e procura. Considere diferentes pontos de vista, diferentes maneiras de fazer o seu trabalho, sem ficar parado na mesma perspectiva.

Portanto, nunca pare de aprender: o mundo está mudando cada vez mais rápido, por isso é importante ficar de olho em novas realidades, teorias, estudos, tecnologias e tendências. Manter o conhecimento de sua área atualizado fará de você uma pessoa mais qualificada e de mente aberta.

Aprenda a desaprender

Não esqueça que cair no perfeccionismo geralmente nada mais faz do que nos atrasar em nosso trabalho. Obviamente, não há nada de errado em tentar melhorar, mas quando a perfeição é o nosso objetivo final, muitas vezes caímos na procrastinação.

Lembre-se sempre de que nem você, nem seus colegas, nem seus superiores são perfeitos e, o melhor de tudo, não precisamos ser perfeitos. Se você cometer erros, encare eles como um impulso para seguir em frente e melhorar. E não tenha medo de fazer as coisas de maneira diferente!

Fortaleça suas habilidades e trabalhe com suas fraquezas. Todos nós desfrutamos de talentos e habilidades que podem ser desenvolvidos para tirar o máximo de proveito. Faça o mesmo com suas fraquezas, trabalhe-as até que se tornem algo positivo.

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