Existem muitos conselhos sobre como ser um colaborador melhor, mas muitas vezes esquecemos que é igualmente importante que os indivíduos se concentrem no próprio crescimento também.
Seja qual for a sua atividade, dedique-se às tarefas designadas e participe de qualquer treinamento que lhe seja oferecido. Sempre trate seus colegas de trabalho, clientes e lideranças com respeito profissional. Ser um bom colaborador demonstra que você é dedicado ao seu trabalho e o quanto você é elegível para uma promoção ou aumento. Preparamos algumas dicas para você, que são aplicáveis independentemente do seu título ou posição. Há distrações por toda parte. Elas podem ser pequenas, como notificações por telefone e e-mails, ou grandes, como novos projetos e reuniões de última hora. Às vezes, é apenas um colega de trabalho falador. Comece determinando quais distrações são as maiores responsáveis pela perda de foco. Isso pode ser tão simples quanto manter um bloco de notas à mão e marcar cada vez que você é interrompido e perde o foco. Depois de fazer isso por alguns dias, analise exatamente o que o atrapalhou. Você começará a ver um padrão emergir e, quando estiver ciente, poderá mudar seus hábitos. Assim como as distrações, sua própria carga de trabalho pode causar perda de foco. Muitas vezes nos deparamos com uma montanha de trabalho que precisa ser concluída, e tudo é importante. É fácil ficar impressionado com isso e sentir que está se afogando em tanto trabalho. O truque para diminuir o peso da sua carga de trabalho é aprender a priorizar. Você pode fazer isso realizando um balanço de todo o trabalho necessário utilizando-se de uma planilha ou usar simplesmente papel e caneta. Categorize os projetos por prazo e depois os classifique. Você pode classificá-los por dificuldade, tempo necessário para realizar ou qualquer outro fator que o ajude a ter controle de suas atividades. Embora possa ser uma tarefa assustadora à primeira vista, se você criar um hábito diário ou semanal, ela simplesmente se tornará rotina. Você aprenderá a se concentrar no que é mais importante e, por sua vez, garante que você não deixe de lado as prioridades. O respeito percorre um longo caminho no local de trabalho. Você precisa se respeitar e respeitar os outros. A melhor maneira de praticar o respeito é ser tolerante. É fácil recorrer a um julgamento e não refletir sobre os acontecimentos, mas certamente não é produtivo e nem cria um ambiente de trabalho feliz. O conflito pode começar com um único julgamento e causa tensão desnecessária em uma equipe. Respeite que as pessoas tenham opiniões diferentes e torne uma prática iniciar uma conversa em vez de uma discussão. A melhor maneira de ser um ótimo colaborador é interessar-se pelo seu desenvolvimento pessoal. Quando você inicia um trabalho ou recebe uma promoção, está com fome de aprender o máximo possível. À medida que você permanece em uma posição por mais tempo, você se sente confortável com a consistência do dia a dia, e esse desejo de aprender tendem a diminuir. O aprendizado não apenas o ajudará a avançar em sua carreira, como também tornará seus dias mais interessantes, além de mantê-lo atualizado sobre as tendências em constante mudança no local de trabalho e os avanços da tecnologia. Provavelmente, é melhor não contarmos as horas que passamos olhando para uma tela todos os dias. No trabalho, nosso principal método de comunicação tende a ser virtual, seja por email ou por um aplicativo. Quando foi a última vez que você foi até um colega de trabalho para fazer uma pergunta? Geralmente, é mais fácil enviá-las por e-mail, para que você possa continuar realizando várias tarefas ou não interromper seu fluxo de trabalho com a distração de falar. No entanto, existem muitos benefícios em conversar com alguém pessoalmente. Isso pode reduzir a quantidade de tempo que gastamos na tomada de decisões e incentiva a colaboração. Além disso, o ato de conversar com alguém pode reduzir o estresse, dando a você uma rápida pausa para focar mais no seu trabalho. É fácil simplesmente aparecer no trabalho e seguir os mesmos passos todos os dias. É fácil fazer o mínimo, mas isso não é satisfatório. Comprometa-se a investir totalmente em seu trabalho. Você se sentirá mais conectado e, por sua vez, será mais produtivo e bem-sucedido. É um desafio manter-se 100% comprometido, mas vale a pena o esforço. Assim que você começar um novo trabalho, faça parte aprender as regras o mais rápido possível. Muitos colaboradores entram em uma rotina confortável quando se tornam proficientes. Para se destacar como um bom colaborador, sempre cumpra os prazos das tarefas e demonstre uma forte ética de trabalho e nunca dê desculpas por que você não fez uma tarefa que lhe foi atribuída. Isso mostrará ao seu líder que você é capaz de se dedicar e servir como colaborador modelo. Tome a iniciativa de concluir as tarefas por conta própria, para que seu trabalho não precise ser microgerenciado. Se houver uma maneira de você fazer mais do que cumprir o requisito mínimo em uma tarefa, faça e vá além. Se você não sabe executar uma determinada, pergunte a sua liderança ou colegas de trabalho. Muitos empregadores oferecem treinamento periódico no local ou cursos de treinamento on-line. Em alguns casos, pode-se esperar que você viaje para uma conferência para treinamento na empresa. Aproveite essas oportunidades valiosas, pois elas permitirão que você adquira novas habilidades e se torne um colaborador melhor. A captação de novos conjuntos de habilidades e a educação relacionada ao trabalho mostram que você valoriza seu próprio desempenho. Além disso, se a empresa passar por uma crise orçamentária e ocorrerem demissões, colaboradores altamente treinados terão mais chances de permanecerem do que aqueles que só sabem fazer uma coisa. As críticas construtivas de um líder, cliente ou colega de trabalho podem dar boas ideias sobre o que as pessoas esperam de você. As críticas também podem mostrar áreas em que seu desempenho pode melhorar. Isto é uma coisa boa! Veja as críticas como uma oportunidade de melhorar. Por exemplo, digamos que alguém percebeu que você cometeu erros gramaticais em um documento. Em vez de ficar na defensiva ou culpar alguém, aproveite isso como uma oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita. Embora as expectativas gerais devam ter sido definidas claramente no anúncio de emprego e na entrevista, você pode descobrir que a natureza do seu trabalho muda com o passar dos meses e anos. Ou, ocasionalmente, você pode ser solicitado a executar tarefas no local de trabalho para as quais não foi treinado. Para esclarecer qualquer confusão, pergunte ao seu líder exatamente o que ele espera de você. Por exemplo, se você trabalha em uma agência de publicidade e lhe foi atribuído um tipo de cliente com quem nunca trabalhou antes, descubra com sua liderança o que você pode fazer para ter sucesso na nova tarefa. Você pode dizer algo como: “Eu nunca representei uma empresa de automóveis antes. Você tem algum conselho sobre quais tipos de estratégias de anúncios funcionam melhor?” Por fim, trata-se de investir em si mesmo e sempre se esforçando para dar o melhor de si. Se você quer se destacar como líder, assumir mais responsabilidades ou subir na carreira, tudo se resume a ser o melhor colaborador que você pode ser. Todas as dicas acima, combinadas com o compromisso, farão de você o melhor colaborador possível.Mantenha o foco
Aprenda a priorizar
Seja respeitoso
Saiba mais
Fale mais, digite menos
Esteja comprometido
Modele uma ética de trabalho forte
Tenha iniciativa
Aprenda novas habilidades e aproveite as oportunidades de treinamento
Aceite as críticas com delicadeza
Pergunte ao seu líder quais são suas expectativas quando você estiver em dúvida