Como Aproveitar Ao Máximo Sua Jornada De Trabalho

Você costuma achar seu dia de trabalho é um espiral fora de controle? Você começa a cada dia com um plano para fazer tanto, mas logo se vê distraído, concentrando-se em tarefas de baixa prioridade e, simplesmente, procrastinando.

Então, como você pode recuperar o controle do seu tempo? Listas de tamanho único sobre como ser mais produtivo não funcionam. Conheça algumas técnicas de produtividade que podem ser adaptadas à sua personalidade e estilo de trabalho.

Três princípios básicos de produtividade

Use esses princípios para ajudá-lo no seu dia de trabalho.

Todos os trabalhadores e dias úteis são únicos. Com menos empresas e colaboradores aderindo a uma tradicional jornada de trabalho, as diferenças em nossos dias estão se tornando mais acentuadas.

Apesar disso, três ideias gerais se aplicam a todas as nossas dicas de produtividade:

  • Confie nos pequenos incrementos

Você não pode esperar mudar anos de hábitos de trabalho da noite para o dia. Pequenas mudanças na maneira como você trabalha podem gradualmente resultar em grandes mudanças na produtividade.

Tente uma dica para começar e continue adicionando mais à medida que encontrar as estratégias que funcionam melhor para você.

  • Seja responsável

Seja em verificações semanais com um colega de trabalho ou em estabelecer seus próprios prazos e anunciá-los a outras pessoas, ter que responder a outra pessoa geralmente pode forçá-lo a concluir o trabalho.

  • Perdoe a si mesmo

Você é humano: aceite que, às vezes, vai escorregar, se distrair e ter um dia ruim. É mais importante seguir em frente do que insistir nos seus erros.

Para o multitarefa

Se você está tentando fazer três coisas ao mesmo tempo, geralmente está conseguindo muito pouco.

Tente ligar para seu colega de trabalho enquanto digita um e-mail e verifica sua página no Facebook. Você pode sentir como se estivesse sendo produtivo, mas provavelmente não está realizando nenhuma dessas tarefas com eficiência.

Todos temos uma quantidade limitada de largura de banda cognitiva, que é o número de pensamentos e memórias que podemos guardar em nossas mentes a qualquer momento.

Seu cérebro pode se iludir ao pensar que possui mais capacidade do que realmente tem, mas está trabalhando muito intensamente para lidar com vários pensamentos ao mesmo tempo, quando você está alternando entre as tarefas.

Sua capacidade de fazer as coisas depende de quão bem você pode se concentrar em uma tarefa por vez, seja por cinco minutos ou uma hora.

De acordo com a neurociência, a multitarefa não é humanamente possível.

Mais erros e menos criatividade

Quando você tenta realizar várias coisas, você tende a cometer mais erros. Quando você alterna entre as tarefas, as redes neurais do seu cérebro devem voltar atrás para descobrir de onde pararam e depois reconfigurar.

Essa atividade extra faz com que você diminua a velocidade e os erros se tornam mais prováveis.

Tentar multitarefa também impede a criatividade. O pensamento verdadeiramente inovador surge quando permitimos que nossos cérebros sigam um caminho lógico de pensamentos e ideias associados, e isso é mais provável quando podemos nos concentrar em um único caminho mental por um período prolongado.

O cérebro é como um músculo: fica mais forte com o uso. Como no exercício físico, quanto mais fortalecermos nossas conexões mentais, concentrando-nos em uma tarefa, com exclusão de todas as outras, melhor poderemos realizar.

Então, da melhor maneira possível, configure um ambiente de trabalho que incentive a execução de uma tarefa por vez.

Provavelmente não é realista pensar que podemos investir horas de cada vez para uma única tarefa, mas mesmo comprometendo-se a realizar uma única atividade por cinco minutos, isso pode gerar benefícios de produtividade.

Aqui estão algumas pequenas alterações que você pode fazer:

Remova a tentação

Resista ativamente ao desejo de verificar as mídias sociais não relacionadas enquanto estiver trabalhando em uma tarefa. Alguns trabalhadores podem precisar ir ao ponto de instalar programas antidistração, que bloqueiam o acesso às partes mais viciantes da Internet por períodos especificados.

Trabalhe em apenas uma tela

Guarde o celular e desligue o segundo monitor.

Mova-se

Se você estiver perdendo o foco como por exemplo, lendo a mesma frase várias vezes ou se sua mente se afastar continuamente do tópico, levante-se e ande brevemente.

Uma breve caminhada pelo seu local de trabalho pode melhorar o humor, reduzir a fome e ajudá-lo a se concentrar novamente.

Trabalhe em intervalos

Ajuste um cronômetro por cinco ou 10 minutos e comprometa-se a focar em sua tarefa por esse período de tempo. Depois, permita-se um minuto de distração, desde que você volte a sua tarefa por mais cinco ou 10 minutos.

Defina marcos

Definir marcos pode ajudá-lo a atingir objetivos pessoais e profissionais. Temos uma tendência natural de atirar nas estrelas e estabelecer metas desafiadoras.

Não há problema em ser ousado ao definir metas para melhorar o desempenho no trabalho. O problema é que grandes projetos podem se tornar esmagadores. Ao dividir esses grandes projetos pessoais e profissionais em seções menores, você permanecerá motivado a cada vitória que conseguir.

Definir métricas de sucesso individuais para analisar sua meta também é muito útil quando se trata de manter os níveis de moral e energia elevados.

Acompanhe o seu progresso, permita-se desfrutar do seu sucesso, por menor que seja e compartilhe-o.

Combine as tarefas mais urgentes e essenciais, levando em consideração quanto tempo levará para concluir cada uma e defina sua programação para o dia seguinte.

Ao fazer sua lista de tarefas, seja razoável. Certifique-se de poder fazer tudo o que se propõe a realizar. É muito melhor estabelecer metas realistas e superar, do que o contrário.

Fazer um plano detalhado com antecedência também é muito útil para identificar quais tarefas você pode adiar, liberando tempo para tarefas mais urgentes e valiosas, e quais você pode delegar sem afetar o resultado.

Nunca esqueça que, para poder priorizar tarefas, você deve aprender a dizer não.

Nosso horário de trabalho é limitado e, por mais que você goste de fazer todos felizes, fazendo o que eles pedem, você não pode ajustar tudo em um período limitado.

Quando as distrações assumem o controle

A tendência a se distrair é natural, portanto, perdoe a si mesmo. Surgiu em nossos primeiros dias como seres humanos, quando precisávamos responder instantaneamente a leões, tigres e outros predadores que nos ameaçavam.

Todas as informações sensoriais eram profundamente interessantes, e nossa resposta às vezes era uma questão de vida ou morte. Nosso cérebro não abandonou esse mecanismo antigo de sobrevivência. Ainda ansiamos por esse toque informativo.

Felizmente, quanto mais trabalhamos para focar em uma tarefa de cada vez e ignorar as distrações, mais exercitamos o córtex pré-frontal, a parte mais evoluída de nosso cérebro. Então fica mais fácil se concentrar.

Rolar para cima