Atenção Plena No Trabalho – Fator De Melhor Desempenho

A atenção plena não é de forma alguma um conceito novo, mas é o que desfrutou de um ressurgimento em nosso mundo moderno de conectividade e distrações constantes.

Todos os dias somos bombardeados por textos, e-mails, mensagens de bate-papo, telefonemas, notificações de mídia social e anúncios, além das centenas de pensamentos que correm em nossas mentes a qualquer momento.

Pode ser difícil ajustar essas coisas e dedicar toda a atenção à situação, conversa ou tarefa em mãos, especialmente no local de trabalho, mas estar presente e atento significa ser mais focado e produtivo.

A atenção plena pode parecer uma ótima ideia, mas como você se torna mais consciente no contexto de um dia de trabalho agitado? Como você pode aplicar os princípios da atenção plena para se sentir mais vivo e presente, além de ser produtivo?

Se você deseja diminuir o estresse e aumentar a eficiência, considere praticar a atenção plena com as seguintes estratégias:

Esteja conscientemente presente

A atenção plena é, acima de tudo, estar consciente e acordado, em vez de operar inconscientemente. Quando você está conscientemente presente no trabalho, conhece dois aspectos de sua experiência momento a momento: o que está acontecendo ao seu redor e o que está acontecendo dentro de você.

Estar atento ao trabalho significa estar prestando atenção ao que você está fazendo, enquanto o faz, além de gerenciar seu estado mental e emocional.

Se você estiver escrevendo um relatório, a atenção plena exige que você preste toda sua atenção. Toda vez que sua mente vagar para outros assuntos, apenas reconheça os pensamentos e volte sua atenção para a tarefa em questão.

Esse cenário parece simples, mas muitos aspectos de sua experiência podem atrapalhar.

Realize exercícios curtos de atenção plena

Exercícios treinam seu cérebro para ser mais consciente. Você não precisa fechar os olhos. Você nem precisa estar sentado. Seja criativo ao encontrar oportunidades no seu dia para praticar exercícios de atenção plena.

Em momentos de pressão excessiva no trabalho, o processo ajuda a reequilibrar seu sistema nervoso, atenuando a resposta de luta ou fuga e envolvendo a parte sábia do seu cérebro, para que você tome decisões fundamentadas em vez de reagir automaticamente às situações.

Evite multitarefas

Ninguém pode realmente executar várias tarefas ao mesmo tempo e obter êxito. Na realidade, seu cérebro estará mudando constantemente de uma coisa para outra, muitas vezes perdendo dados no processo.

A maioria das pessoas sabe que a multitarefa é ineficaz hoje em dia. Se a multitarefa é tão ineficiente, por que as pessoas ainda a praticam? A razão foi descoberta em um estudo: essa prática provoca nas pessoas uma ideia – falsa – de produtividade.

Use lembretes

A maioria das pessoas que leu sobre o assunto ou realizou treinamento em atenção plena aprecia os benefícios da vida consciente. Infelizmente, elas continuam esquecendo de estar atentas!

O motivo pelo qual você se esquece de estar atento é que o modo padrão do seu cérebro deve estar habitualmente perdido em seus próprios pensamentos, executando uma espécie de narrativa interna.

Quando você realiza suas atividades diárias habituais, seu cérebro o leva a esse estado de baixa energia, que é desinteressado, quase sonhador.

Fazer algumas coisas automaticamente, sem pensar, é bom, mas uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard mostrou que 47% do dia de uma pessoa pode ser perdido em pensamentos.

A mesma pesquisa descobriu que sonhar acordado pode ter um impacto negativo no bem-estar. Estar no piloto automático significa que você não está totalmente presente para as oportunidades e escolhas ao seu redor.

Você não pode ser criativo, planejar algo novo ou responder adequadamente se estiver operando mecanicamente.

Ao usar algum tipo de lembrete, você pode ficar atento novamente. O lembrete o tira do modo de piloto automático. Por exemplo:

  • Defina um alarme no telefone: mesmo um alarme vibratório que não perturbe outras pessoas pode funcionar bem. Portanto, toda vez que o telefone toca, você respira fundo;
  • Toda vez que você ouvir o toque de uma mensagem de texto, faça uma pausa para ficar atento ao ambiente ao invés de reagir imediatamente verificando a mensagem.

Essas pequenas ações são oportunidades para voltar ao momento presente, para ver a si mesmo e ao seu redor novamente. Você dá um pequeno passo para trás e reflete, em vez de reagir automaticamente ao que está chegando na forma de demandas, tarefas e desafios.

Faça do estresse um amigo

A percepção que as pessoas têm em relação ao estresse afeta a sua saúde.

Pesquisadores descobriram que pessoas com altos níveis de estresse, mas que acreditam ser algo positivo para elas, têm uma das menores taxas de mortalidade, comparado às pessoas que veem o estresse como um fator totalmente negativo em suas vidas.

A atenção plena pode ajudá-lo a alcançar essa mudança na percepção. Na próxima vez em que enfrentar um desafio no trabalho, observe como a frequência cardíaca e a respiração aceleram.

Observe essas respostas e mude de atitude. Responda ao seu estresse de maneira criativa e não negativa. Seja grato que a resposta ao estresse está energizando você.

Observe que seu corpo está preparando você para o seu próximo desafio e que uma frequência cardíaca mais rápida está enviando mais oxigênio ao seu corpo.

O processo está afiando seus sentidos e impulsionando seu sistema imunológico. Ao visualizar a resposta ao estresse dessa perspectiva, você vê o seu próximo problema como um desafio positivo e reconhece seu corpo se preparando para enfrentá-lo.

Essa pequena mudança de atitude pode literalmente adicionar anos à sua vida e melhorar sua produtividade e conquistas no local de trabalho.

Cultive a humildade

As pessoas humildes têm uma confiança tranquila sobre si mesmas e não sentem a necessidade de lembrar continuamente os outros de suas realizações.

A humildade é atraente, pois ninguém gosta de estar perto daqueles que cantam continuamente seus próprios louvores, e a maioria das pessoas gosta da companhia daqueles que estão dispostos a ouvi-los, em vez de falar sobre si mesmos o tempo todo.

A humildade é frequentemente confundida com mansidão ou timidez, mas humildade não significa se ver como inferior. Ao contrário, significa estar ciente de sua dependência natural e da equidade com as pessoas a sua volta.

Como a humildade está ligada à atenção plena? A atenção plena é aceitar-se como você é e estar aberto a ouvir e aprender com os outros.

Atenção plena também é sinônimo de gratidão – você reconhece como os outros o ajudaram. E alguém que é grato pela contribuição dos outros é naturalmente humilde.

Rolar para cima