Dicas Para Você Falar Bem … E Ouvir Melhor

Há dois lados em toda conversa e ambos são essenciais para dominar a arte da comunicação. Então, como estão suas habilidades de conversação?

  • Você é um falador consistente ou costuma divagar?
  • Você é um ouvinte atento ou costuma interromper?

Aproveite todas as oportunidades para praticar suas habilidades de comunicação, para que, quando ocorram ocasiões importantes, você tenha o dom, o estilo, a nitidez, a clareza e conheça as emoções que afetam outras pessoas.

Antes de chegarmos aos fundamentos da comunicação eficaz, há algumas bases a serem estabelecidas. A preparação é a chave para uma boa comunicação.

Você precisa fazer um esforço deliberado e consistente para continuar colocando em sua mente informações valiosas de suas experiências de vida. Você não pode falar daquilo que não conhece. Você não pode relacionar o que não tem. Você não pode divulgar o que não sabe.

Portanto, o elemento-chave para uma boa comunicação é buscar uma forma consistente de reunir informações, conhecimentos, experiências e, em seguida, lembrar-se disso, armazená-los e disponibilizá-los para que você possa utilizar nos momentos apropriados.

Afie sua curiosidade e seu interesse na vida e nas pessoas. Esses sempre serão os grandes assuntos: vida e pessoas.

Onde quer que você vá pelo mundo, as pessoas são iguais. Elas querem a mesma coisa. Elas gostariam de estar empregadas. Elas gostariam de ter algo para fazer.

Elas gostariam de viver melhor. Elas desejam oferecer valores significantes para sua família e planejar o futuro, não apenas para a próxima geração, mas também para a geração depois da próxima.

A lista é a mesma, do polo sul ao polo norte. Não faz diferença. Todos nós temos esse tipo de ambição. Em alguns lugares, é claro, as oportunidades são muito melhores do que em outros que estão lutando apenas para a sobrevivência, e com muito menos sucesso.

Então, você deve aumentar seu interesse e manter um diário de suas impressões quando visitar outra região. A chave é apenas aumentar o seu interesse na vida e nas pessoas, região e país, nação e cerimônias, estilo e expressões, e tudo mais.

Você apenas pega todo esse sabor, o estilo, o idioma e as idiossincrasias de onde você vai. Você escolhe tudo isso como preparação para que sua conversa seja mais interessante para outra pessoa. E você pode recheá-la com a cor de suas experiências de onde você esteve, o que viu e o que ouviu.

Veja como dominar a arte da comunicação, dos dois lados:

Quando é a sua vez de falar

A comunicação eficaz é um componente crítico para o sucesso. Ao dominar a arte da comunicação, você aumentará todos os níveis de desempenho em sua vida.

Estruture seu pensamento

A fonte mais comum de mensagens confusas é o pensamento confuso. Temos uma ideia, mas ainda não a organizamos. Ou temos tanto para dizer que queremos falar tudo ao mesmo tempo.

Como resultado, estamos mal preparados quando falamos e confundimos todos. A primeira regra da conversa franca, então, é pensar antes de dizer qualquer coisa. Organize seus pensamentos.

Vá direto ao ponto

Diga exatamente o que você quer dizer.

Comunicadores eficazes não fazem rodeios. Se você quer algo, peça. Se você quiser que alguém faça algo, diga exatamente o que deseja que a pessoa faça.

Seja conciso

Não desperdice palavras. A confusão cresce em proporção direta ao número de palavras usadas. Fale de forma clara e breve, usando as palavras mais curtas e familiares.

Seja real

Cada um de nós tem uma personalidade, uma mistura de traços, padrões de pensamento e maneirismos, que podem nos ajudar a nos comunicar com clareza.

Para máxima clareza, seja natural. Você será mais convincente e se sentirá muito mais confortável.

Fale com imagens

O clichê de que “uma imagem vale mais que mil palavras” nem sempre é verdade. Por outro lado, imagens que ajudam as pessoas a visualizar conceitos podem ser um grande auxílio na comunicação de uma mensagem.

Mas conversar ou enviar mensagens é apenas metade do processo. Para ser um comunicador verdadeiramente talentoso, você também deve saber como ouvir ou receber mensagens.

Então, quando é a sua vez de ouvir …

Se você se comunicar, poderá sobreviver. Mas se você se comunicar com habilidade, poderá fazer milagres em seus relacionamentos familiares, profissionais e em suas amizades.

Ouça com atenção e cuidado

Ouvir, como falar e escrever, requer interesse e atenção genuínos. Se você não se concentrar em ouvir, não aprenderá muito e não se lembrará muito do que aprender.

A maioria de nós retém apenas 25% do que ouvimos, portanto, se você aumentar sua retenção e compreensão, também aumentará sua eficácia.

Uma placa na parede do escritório de um senador americano dizia de maneira realista: “Quando você está falando, não está aprendendo”.

Use seus olhos

Se você ouvir apenas com os ouvidos, estará perdendo grande parte da mensagem. Os bons ouvintes mantêm os olhos abertos enquanto ouvem.

Procure sentimentos. O rosto é um meio de comunicação eloquente. Aprenda a ler suas mensagens. Enquanto o orador está transmitindo uma mensagem verbal, o rosto pode estar dizendo: “Estou falando sério”, “Estou brincando”, “Me dói dizer isso” ou “Isso me dá um grande prazer”.

Observe estes sinais não verbais ao ouvir pessoas:

  • Esfregando um olho

Quando você ouvir alguém dizer “Acho que você está certo”, mas a pessoa pronuncia a frase esfregando um olho, frequentemente é um sinal de que ela está tendo problemas para aceitar algo interiormente.

  • Batendo os pés

Quando uma declaração é acompanhada de pancadas, geralmente indica falta de confiança no que está sendo dito.

  • Esfregando os dedos

Quando a pessoa esfrega o polegar e o indicador, geralmente significa que ela está dizendo menos do que sabe.

  • Olhando e piscando

Quando você vê a outra pessoa olhando para o teto e piscando rapidamente, o tópico em questão está sendo considerado.

  • Sorrisos tortos

A maioria dos sorrisos genuínos é simétrica. E a maioria das expressões faciais é passageira. Se um sorriso é visivelmente torto, você provavelmente está olhando para um sorriso falso.

Olhos que evitam o contato

O mau contato visual pode ser um sinal de baixa autoestima, mas também pode indicar que a pessoa não está sendo sincera.

Seria imprudente tomar uma decisão baseada apenas nesses sinais visíveis. Mas eles podem lhe dar dicas valiosas sobre o tipo de perguntas a serem feitas, estando mais preparado para o tipo de resposta que você irá receber.

Facilite as coisas

Os indivíduos que não são bons ouvintes encontrarão poucas pessoas que estejam dispostas a procurá-los com informações úteis. Os bons ouvintes facilitam para aqueles que querem ser ouvidos. Eles deixam claro que estão interessados no que a outra pessoa tem a dizer.

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