8 Maneiras De Dominar A Arte Da Comunicação

Comunicar é uma arte. Existem muitas ferramentas disponíveis que você pode utilizar ao se comunicar. Você apenas precisa estar ciente delas e depois usá-las de maneira adequada. Quanto melhor você empregar essas ferramentas, melhor se comunicará.

As duas categorias principais em que essas ferramentas se enquadram são verbais e não verbais. Vejamos as diferentes maneiras de usar cada uma delas para melhorar sua capacidade de comunicação.

Comunicação verbal

É o compartilhamento de informações entre indivíduos usando a fala.

Os indivíduos que trabalham em uma organização precisam usar efetivamente a comunicação verbal que emprega palavras faladas de fácil compreensão, além de garantir que a enunciação, o estresse e o tom de voz com os quais as palavras são expressas sejam apropriados.

Suas palavras

Dizem que as pessoas o julgam pelas palavras que você usa, e isso é verdade. Escolha suas palavras com sabedoria. As palavras têm poder. Elas têm o poder de mover nações para o desenvolvimento, assim como têm o poder de destruir também. Ao falar, use suas palavras com cuidado.

Aqui estão algumas coisas a considerar em relação às suas palavras:

Evite usar palavras que façam com que a outra pessoa pense mal de você. A gíria e insultos de qualquer tipo, são alguns exemplos. Use palavras que comuniquem valores positivos.

Use palavras otimistas, palavras de força. Verifique se elas são compreensíveis. Use palavras ricas em significado, desde que possam ser entendidas pelo ouvinte.

Seu vocabulário

Um vocabulário expandido o diferencia. Ele aprimora o processo de comunicação e atrai outras pessoas.

Seu vocabulário pode revelar aos outros como você é educado e outros podem fazer julgamentos sobre você que podem afetar suas oportunidades.  Os melhores comunicadores utilizam seu vocabulário de acordo com os grupos aos quais estão se dirigindo.

Tão importante quanto o que você diz, é como diz:

  • Que tom você está usando?
  • Quando você fala, você é monótono?
  • Ou você muda o tom da sua voz, alterando-a?

Isso naturalmente ajudará as pessoas a seguir o que você está dizendo. Alterar o tom da sua voz é uma maneira muito eficaz de atrair as pessoas para a sua mensagem. Imagine se um pintor usasse apenas uma cor!

Junto com as palavras que você usa e seu tom, considere seu ritmo. Às vezes, quando você fala, pode ser necessário ir devagar e, às vezes, é preciso ir mais rápido.

A velocidade com que você fala tem significado. Um ritmo acelerado comunicará que você está animado com alguma coisa. Um ritmo lento geralmente comunica reflexão ou que você realmente quer que eles ouçam o seu ponto.

Escolher o ritmo também é como usar o volume de maneira eficaz. Os comunicadores de sucesso atrairão seu público, flutuando sua voz de muito alto para quase um sussurro.

O público nem sabe que o palestrante os leva a uma montanha-russa de comunicação. Mesmo em uma conversa individual, podemos mudar e alterar o volume, mantendo nossa comunicação mais eficaz.

Emoção

As emoções que você comunica enquanto fala são vitais. A chave aqui é mostrar emoção sem “se emocionar”. As emoções fazem de você um comunicador muito eficaz.

Por exemplo, mostrar raiva pode indicar que você está indignado sobre alguma coisa, desde que não fique com raiva com frequência.

Permitir-se chorar pode mostrar um lado seu para os outros que comunica o quanto você é uma pessoa apaixonada e, embora seja uma pessoa exigente e que deseja sucesso, também tem um lado sensível.

Permitir-se rir comunicará que você tem um lado divertido e é uma pessoa flexível. A emoção, se controlada, é um poderoso comunicador.

Enunciação

Você fala claramente para que as pessoas possam entendê-lo? A enunciação é uma chave frequentemente negligenciada para uma comunicação eficaz.

É imperativo pronunciar claramente nossas palavras para que as pessoas nos entendam. Trabalhe em enunciar suas palavras claramente. A chave é o equilíbrio, pronunciando de forma que suas palavras não fiquem juntas, mas sem exagerar, para que você não perca a naturalidade.

Em todos esses princípios, a ideia é variedade. Sempre que nos comunicamos de uma única maneira, tornamo-nos previsíveis e as pessoas param de ouvir.

Pense em você. Você gosta de ouvir pessoas que falam a uma velocidade, em um tom, com um vocabulário chato e sem emoção?

Comunicação não verbal

O que você diz afeta a maneira como você se comunica, certamente, mas tão importante quanto o que você diz, é o que você não diz. Sim, sua comunicação não verbal tem um grande impacto em quão bem você se comunica.

Você já pensou em como se comunicar de maneira não verbal? Aqui estão algumas reflexões sobre maneiras de usar a comunicação não verbal para apoiar o que você está dizendo verbalmente.

Suas mãos

Manter as mãos ao seu lado fará com que você pareça rígido e desconfortável. Em vez disso, use suas mãos para se comunicar.

Mas não gesticule demais a ponto de as pessoas se perguntarem para onde suas mãos estão indo. Uma forma de ver o que você faz de maneira não verbal é gravar a si mesmo falando. Assista o que você faz com as mãos.

Seus olhos

Os olhos podem ser uma ferramenta muito poderosa na comunicação. Você conhece o velho ditado, “os olhos são a janela para sua alma”? É verdade.

Você já falou com alguém que está constantemente olhando em volta? O que isso comunica? Falta de interesse no que você tem a dizer.

Quando você fala com alguém, olhe para a pessoa. Dê a ela sua atenção com seus olhos. Ouça com os olhos. Comunique com eles que a pessoa com quem você está falando é importante.

Seus braços

Algumas pessoas nem percebem quando estão fechadas para alguém, cruzando os braços quando a outra pessoa está falando. Estudos dizem que cruzar os braços é uma maneira infalível de se fechar a outra pessoa. Além disso, comunica medo e oposição.

Posição de fala

Quando você está se comunicando, especialmente em uma situação de apresentação, sua posição de fala, esteja em pé, sentado, ajoelhado etc., pode significar muito.

Por exemplo, um mestre do palco, frequentemente se move para a frente do palco e se ajoelha. O que ele está comunicando não verbalmente? Ele está dizendo: “Ouça com atenção. Isso é realmente importante.”

Ele está trazendo o público para um momento íntimo. Mesmo em uma sala com 1.000 pessoas, esse meio de comunicação pode fazer com que todos sintam que ele está falando de perto com cada um deles.

Sentar comunica casualidade. Muitos oradores fazem uma parte considerável de sua apresentação dessa maneira. O estilo é informativo e casual e é eficaz.

Rolar para cima